Restos mortais de 215 crianças encontrados em escola do Canadá

lac-bac / Flickr

Kamloops Indian Residential School, na Columbia Britânica

Os restos mortais de 215 crianças foram encontrados numa antiga escola do Canadá, construída há mais de 100 anos.

Uma vala comum com os restos mortais de 215 crianças foi encontrada num antigo colégio construído para integrar os indígenas na cidade Kamloop, no Canadá.

As crianças eram alunos da Kamloops Indian Residential School, uma escola que fazia parte do sistema de escolas residenciais indianas do Canadá, ou seja, estabelecimentos de ensino internos criadas pelo Governo e pelas autoridades religiosas nos séculos XIX e XX. Segundo a TVI24, a escola, na Columbia Britânica, fechou em 1978.



Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, já reagiu à descoberta no Twitter e disse que esta era uma “dolorosa lembrança” de um “capítulo vergonhoso da história de nosso país”.

O jornal avança que a descoberta foi anunciada por Tk’emlups te Secwepemc, chefe da First Nation, e feita com a ajuda de um radar de penetração no solo durante uma investigação realizada na escola, após anos de queixas de antigos alunos.

Tk’emlups te Secwepemc está a trabalhar com especialistas de museus e com o gabinete de Medicina Legal para estabelecer as causas e as datas das mortes.

“Até onde sabemos, estas crianças desaparecidas são mortes não documentadas. Alguns tinham apenas três anos de idade”, disse a presidente da autarquia, Rosanne Casimir.

À CNN, Harvey McLeod, que frequentou a escola durante dois anos no final dos anos 1960, contou que “as pessoas desapareciam e nós ficávamos felizes por elas, pensávamos que tinham fugido, sem saber se o o tinham feito ou o que quer que lhes tenha acontecido”. McLeod recorda esse período da sua vida como uma fase de grande sofrimento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …