Ponte Vasco da Gama “é exemplo de corrupção em Portugal”

Ricardo Castelo / Lusa

Paulo Morais apresentou no café Piolho, no Porto, a candidatura à Presidência da República

Paulo Morais na apresentação da sua candidatura à Presidência da República

Um dos reflexos mais evidentes da corrupção em Portugal é a Ponte Vasco da Gama, de acordo com o candidato à Presidência da República Paulo Morais.

Uma ideia que defendeu durante uma palestra em Palmela intitulada “A Corrupção na Origem da Crise”, conforme declarações divulgadas pelo jornal Setúbal Na Rede.

Durante a sua intervenção, Paulo Morais frisou que a Ponte Vasco da Gama “é um exemplo de como a corrupção se torna sistémica em Portugal” e um caso que o “choca particularmente”.

O candidato presidencial referiu, de acordo com o jornal, que a Ponte Vasco da Gama custou “870 milhões de euros, dos quais os privados pagaram 200 milhões de euros, 300 milhões vieram a fundo perdido da União Europeia, outros 300 milhões de um empréstimo do Banco Europeu de Investimentos e o restante das portagens da Ponte 25 de Abril”.

“Os senhores que fizeram esta ponte conseguiram, com apenas 200 milhões de euros, ser donos, por uma geração, das portagens da Ponte Vasco da Gama e da Ponte 25 de Abril”, disse ainda Paulo Morais, conforme cita a mesma publicação.

O candidato à Presidência da República também nota que “há um relatório do Tribunal de Contas que diz que, em trabalhos a mais, indemnizações, compensações e acordos para a reposição do equilíbrio financeiro, o Estado já tinha pago ao concessionário 900 milhões de euros”.

“O Estado português, que não tinha dinheiro para fazer a ponte, afinal já tinha dinheiro para indemnizar os privados em duas vezes o preço da referida ponte”, constata assim Paulo Morais, concluindo que, “não por acaso, hoje os gestores da Lusoponte são as pessoas que, na altura, trabalhavam no Governo”.

Para Paulo Morais é evidente ainda que “foi a corrupção que nos trouxe à crise da dívida pública” e que, “a nível autárquico”, “nos trouxe à crise da dívida privada”. Daí que defenda que “O combate à corrupção deve ser o nosso maior combate”.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este homem parece honesto, esperemos que sobreviva aos assassinos no poder. Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa também atacaram os bandidos do poder na sombra e foram assassinados. Mário Soares, Francisco Balsemão e os amigos americanos vão todos para o Inferno.

    • Duvido que o diabo os queira lá, todavia deve estar à espera destes que agora desgovernam para fazer um grupo, dar-lhes umas brazitas e mandá-los fazer um inferno privado noutro lado qualquer

  2. Não é só combater a corrupção presente e futura, é preciso levantar todas estas questões de contratos ruinosos e de má fé para o Estado Português e criminalizar os seus autores desde a confiscação de todos os seus bens e de familiares, não provados que foram ganhas legalmente.
    Sem criminalizar os actos políticos de má gestão e gestão ruinosa, passados e futuros, não se resolve nenhum problema.

  3. Todos falam em “CORRUPÇÃO”, mas ninguém é condenado. Digo não se deve perder dinheiro a condenar ninguém, devem sim ir buscar o que “DIZEM SER DO ESTADO”. A Prisão apenas para não dificultar investigações e até pagarem o que o não lhes é devido.
    Ninguém falou em cortar nas REFORMAS nos dinheiros descontados, mas a “REALIDADE” foi outra como todos sabem.
    Ouvimos falar na TV, coitada só tem uma pequena REFORMA de 800€ e depois tem contas nos Bancos de mais de 1 milhão de euros… em que se fica.
    Sr Paulo Morais não é suficiente falar nesses modos, porque parece de outra maneira não havia ponte, estarei a dizer bem.
    Então tem de ser mais decidido e ter uma equipa que nos diga e rapidamente, como se passa das palavras aos ” ACTOS ” e os dinheiros voltarem aos cofres do ESTADO para pagar dividas e impulsionar a ” ECONOMIA”. No entanto desejo a si e todos que por este País façam de positivo, votos e força para atingir o fim a que se propõe.

    • Não posso estar mais de acordo. Quem prevarica, quem delapida o dinheiro do estado que somos todos nós tem que pagar, disso não há dúvida. No entanto neste país ninguém é responsabilizado por nada, a não ser o cidadão com os impostos. Desde as derrapagens nas obras públicas, ao dinheiro ESTRAGADO em tanta coisa inútil e aí temos o exemplo da Madeira para não falar de outros, as PPP’s, os BES, BPN’s, BPP’s, Portugal Telecom isto para não me alargar mais. E o que é que aconteceu aos que delapidaram o erário público e ROUBARAM o que não era deles mas sim dinheiro dos nossos impostos. Alguém devolveu alguma coisa? Se o fez, foi uma gota de água no oceano. Ninguém se preocupou, incluindo os governantes que, por causa do BRUTAL AUMENTO DE IMPOSTOS, começasse a faltar comida na mesa dos portugueses e muitos tivessem que viver praticamente na rua ou em casa dos pais. Os responsáveis por tudo isto continuam a viver à grande, sem um pingo de remorsos, não respondem por nada, não se lembram de nada e nada lhes é confiscado. Mas quando Passos Coelho elogiou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa e pensa reconduzi-lo no cargo.
      Depois tanta polémica sobre o modo de como o Sr. governador conduziu o caso BES, se eu estivesse no seu lugar já me tinha demitido. Foi realmente uma vergonha porque, sabendo da situação alguns meses antes, nada fez para alertar quem estava a investir. Houve até um FRAUDULENTO aumento de capital. Ao contrário, veio a público dizer que estava tudo bem tal como o fizeram o Primeiro Ministro e o Presidente da República, este último afirmando que nada disse sobre o BES.
      E é este senhor que o primeiro ministro quer reconduzir no cargo? Bem, mas para quem já elogiou publicamente Dias Loureiro pela sua visão/empreendedorismo !!!
      Como diz o ditado: ladrão esperto não é o que sabe roubar mas sim, o que não é apanhado.
      Pena é que o Dr. Paulo Morais pouco ou nada possa fazer como Presidente da República. Vamos esperar para ver.
      Bem mas já vai longa a resposta. Pronto, por aqui me fico.

  4. É pá, até que enfim um tipo atento !
    Queria ainda acrescentar que quando foi preciso efectuar vistorias aos pilares da ponte 25 Abril fui eu (nós) que paguei, já que as mesmas foram feitas pelo LNEC.
    O Ferreira do Amaral assobiou para o lado e nós é que pagámos.
    Pagámos para fazer a ponte, pagamos para lá passar e pagamos para a manter….belo negócio que o Ministro Ferreira do Amaral fez com a Lusoponte do Ferreira do Amaral.
    ABRE OS OLHOS TUGA !

  5. Que vem precisamente da direita, cavaco e todos os seus amigos que também estão envolvidos no bpn, bes, etc….Agora esqueçam-se nas eleições!

  6. SE ISTO FOR VERDADE É MAIS UMA DAS IMORALIDADES REINANTES NESTE POBRE PAÍS. Força Dr. Paulo Morais. Vamos acabar c0om tudo isto.
    Nuno Gomes – Novo Pensionista!
    Não nos incomoda em nada os clubes que serviu, ou a própria pessoa, pois não é o único, mas sim a imoralidade.
    Era bom saber quanto contribuiu para a segurança social e durante quanto tempo.
    E também saber se está inválido para trabalhar.

    Aos 34 anos de idade e com 16 anos como empregado do Benfica, Nuno Gomes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 12.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva.
    Isto é o cúmulo!!!! Se não nos indignarmos é porque não merecemos melhor. Está na hora de fazer uma petição a exigir alteração legislativa que ponha fim a estas obscenidades. E ainda falam dos deputados e outros!!!!

  7. ahahahahh…DEIXA-meeee RIRRRRRR,iiiiiiii. bem sempre é melhor que nada.Haja SANGUE NOVO, e que não venha também a CONPUSCAR_SE, tal como muitos.as em PORTUGAL ficaram COMPUSCADOS.AS durante estes 41 anos, que já vai quase a chegar aos 48 ,como o antes do 25 de ABRIL, que foram 48 de CENSURA,de CORRUPÇÃO,CENSURA etcetc…..
    Porque a experiência em PORTUGAL com eleições PARTIDÀRIAS, era ou já são,CONDUTO, já comido,e que haja alimentação nova. Claro que as eleições,VOTAÇÕES etcetc, devem continuar, pois POVO que NÃO VOTA,é POVO que já bateu a BOTA,-assim la diz o DITADO, mas o POVO já anda a ficar farto de Tantos PARTIDOS e INTEIROS .as etcetc….
    Mas já um CIDADÃO como outos.as que so passa a ACREDITAR nesta NOVA ERA,-VENDO, OLHANDO e ESPERANDO,como os SINAIS de TRÃNSITO–PARE-ESCUTE-OLHE e AVANÇE —, iiiiiii…..
    O SEGURO MORREU DE VELHO,e QUANDO A ESMOLA é GRANDE o POVO desconfia–õ.õ iii ççççççç õ.õ……
    Bem ,..ESPEREMOS , para VER……..
    Estou completamente de ACORDO com os COMENTÁRIOS,aqui descritos, GOSTEI á sempre alguém ATENTO uiuiaiai iiiçççç…..

    A.G.P.

  8. Derivado á constante luta contra a corrupção. A causa do endividamento e do empobrecimento de Portugal! E da maior parte dos Portugueses, já mostrou mais do que os outros candidatos que são uma mão cheia de nada. O meu voto é garantido.

RESPONDER

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …