Ponte “faraónica” sobre o Mar Vermelho vai ligar o Egipto à Arábia Saudita

(dr) middleeastmonitor.com

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, com o rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, num encontro no Cairo.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, com o rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, num encontro no Cairo.

 A Arábia Saudita anunciou esta sexta-feira que chegou a um acordo com o Egipto para construir uma ponte sobre o Mar Vermelho ligando os dois países.

O anúncio foi feito pelo rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, após um encontro com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo.

“Este passo histórico para ligar os dois continentes, África e Ásia, é uma transformação qualitativa que aumentará o comércio entre os dois continentes a níveis sem precedentes”, afirmou o monarca.

Segundo a Deutsche Welle, os dois governos não adiantaram detalhes sobre o projecto, nomeadamente qual será a localização da ponte, nem revelaram as datas de início e fim da sua construção.

A ideia de uma ponte entre os dois países não é nova. O ambicioso projecto era defendido pelo ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, mas nunca saiu do papel.

Anualmente, milhares de turistas sauditas visitam o Egipto, e milhares de egípcios vão até a Arábia Saudita todos os anos na peregrinação a Meca.

Quintucket / Wikimedia

O Mar Vermelho separa dois países (Egipto, Arábia Saudita), e dois continentes (África, Ásia)

O Mar Vermelho separa dois países (Egipto, Arábia Saudita), e dois continentes (África, Ásia)

Segundo o Arab News, a faraónica ponte terá o nome de “Ponte Rei Salman”, em honra do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas.

A ponte ferroviária de Danyang-Kunshan, na China, com 164,8 km de comprimento, é considerada (de longe) a ponte mais extensa do mundo.

Mas essa posição será provavelmente suplantada pela nova ponte Rei Salman, que, para atravessar o Mar Vermelho, com os seus 1900 km de comprimento e cerca de 300km de largura, terá que ter pelo menos o dobro da extensão da ponte chinesa.

(dr) tes.com

A ponte ferroviária Danyang-Kunshan, com os seus  164,8km, é considerada a ponte mais extensa do mundo. Para já.

A ponte ferroviária Danyang-Kunshan, com os seus 164,8km, é considerada a ponte mais extensa do mundo. Para já.

Durante o encontro entre os chefes de estado dos dois países, foram assinados ainda 17 acordos de investimentos e memorandos.

Os negócios acordados entre Arábia Saudita e Egipto durante esta cimeira irão movimentar cerca de 1.500 milhões de euros.

Os acordos incluem a criação de uma universidade e a construção de complexos habitacionais no sul da península do Sinai, além do estabelecimento de uma fábrica de energia eléctrica, localizada a oeste do Cairo.

“Esta visita veio confirmar as promessas de irmandade e solidariedade ante os dois países irmãos”, disse o presidente egípcio, al-Sisi.

Esta é a primeira viagem do rei Salman ao Egipto, desde que assumiu o trono em janeiro de 2015.

Riad é um dos principais aliados do presidente al-Sisi. Desde a destituição do ex-presidente egípcio Mohammed Morsi, em 2013, a Arábia Saudita forneceu milhões de euros em ajuda económica ao Egito.

ZAP / DW

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma ponte com cerca de 300km de largura, se no comprimento nada posso discutir parece-me que no que toca à largura não cabe na cabeça de ninguém, deve aqui haver um erro enorme!.

  2. Entendido, só que não seria necessário neste caso referir aqui o comprimento do mar uma vez que uma ponte normalmente é sempre para atravessar qualquer coisa e não para acompanhar no sentido do comprimento, daí toda a confusão gerada.

  3. O comprimento da ponte não faz qualquer sentido. Não seria de esperar que a ponte fosse feita na zona mais larga do Mar Vermelho, até porque essa zona se situa a Sul da maioria dos pontos de interesse dos dois países. Pelo contrário,se a ligação for feita no Golfo de Aqaba (braço do Mar Vermelho) entre o Egipto, em Nabq, na península do Sinai, um pouco a Norte de Sharm el-Sheikh, e Ras Alsheikh Hamid, na Arábia Saudita, estas duas cidades distam apenas 16km entre si. Ou seja, a ponte seria pouco maior que a Ponte Vasco da Gama…

    • Caro João, tem razão.
      Mas a localização da ponte não foi revelada, pelo que nos pareceu fazer muito mais sentido construi-la a sul, uma vez que a norte é possível fazer a travessia terrestre de um país para o outro.
      Ou seja, teria muito mais impacto e utilidade uma ponte a sul… mas a nossa dúvida será seguramente esclarecida dentro em breve.

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …