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Ponte “faraónica” sobre o Mar Vermelho vai ligar o Egipto à Arábia Saudita

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(dr) middleeastmonitor.com

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, com o rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, num encontro no Cairo.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, com o rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, num encontro no Cairo.

 A Arábia Saudita anunciou esta sexta-feira que chegou a um acordo com o Egipto para construir uma ponte sobre o Mar Vermelho ligando os dois países.

O anúncio foi feito pelo rei Salman Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, após um encontro com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo.

“Este passo histórico para ligar os dois continentes, África e Ásia, é uma transformação qualitativa que aumentará o comércio entre os dois continentes a níveis sem precedentes”, afirmou o monarca.

Segundo a Deutsche Welle, os dois governos não adiantaram detalhes sobre o projecto, nomeadamente qual será a localização da ponte, nem revelaram as datas de início e fim da sua construção.

A ideia de uma ponte entre os dois países não é nova. O ambicioso projecto era defendido pelo ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, mas nunca saiu do papel.

Anualmente, milhares de turistas sauditas visitam o Egipto, e milhares de egípcios vão até a Arábia Saudita todos os anos na peregrinação a Meca.

Quintucket / Wikimedia

O Mar Vermelho separa dois países (Egipto, Arábia Saudita), e dois continentes (África, Ásia)

O Mar Vermelho separa dois países (Egipto, Arábia Saudita), e dois continentes (África, Ásia)

Segundo o Arab News, a faraónica ponte terá o nome de “Ponte Rei Salman”, em honra do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas.

A ponte ferroviária de Danyang-Kunshan, na China, com 164,8 km de comprimento, é considerada (de longe) a ponte mais extensa do mundo.

Mas essa posição será provavelmente suplantada pela nova ponte Rei Salman, que, para atravessar o Mar Vermelho, com os seus 1900 km de comprimento e cerca de 300km de largura, terá que ter pelo menos o dobro da extensão da ponte chinesa.

(dr) tes.com

A ponte ferroviária Danyang-Kunshan, com os seus  164,8km, é considerada a ponte mais extensa do mundo. Para já.

A ponte ferroviária Danyang-Kunshan, com os seus 164,8km, é considerada a ponte mais extensa do mundo. Para já.

Durante o encontro entre os chefes de estado dos dois países, foram assinados ainda 17 acordos de investimentos e memorandos.

Os negócios acordados entre Arábia Saudita e Egipto durante esta cimeira irão movimentar cerca de 1.500 milhões de euros.

Os acordos incluem a criação de uma universidade e a construção de complexos habitacionais no sul da península do Sinai, além do estabelecimento de uma fábrica de energia eléctrica, localizada a oeste do Cairo.

“Esta visita veio confirmar as promessas de irmandade e solidariedade ante os dois países irmãos”, disse o presidente egípcio, al-Sisi.

Esta é a primeira viagem do rei Salman ao Egipto, desde que assumiu o trono em janeiro de 2015.

Riad é um dos principais aliados do presidente al-Sisi. Desde a destituição do ex-presidente egípcio Mohammed Morsi, em 2013, a Arábia Saudita forneceu milhões de euros em ajuda económica ao Egito.

ZAP / DW

6 Comments

  1. Uma ponte com cerca de 300km de largura, se no comprimento nada posso discutir parece-me que no que toca à largura não cabe na cabeça de ninguém, deve aqui haver um erro enorme!.

  2. Entendido, só que não seria necessário neste caso referir aqui o comprimento do mar uma vez que uma ponte normalmente é sempre para atravessar qualquer coisa e não para acompanhar no sentido do comprimento, daí toda a confusão gerada.

  3. O comprimento da ponte não faz qualquer sentido. Não seria de esperar que a ponte fosse feita na zona mais larga do Mar Vermelho, até porque essa zona se situa a Sul da maioria dos pontos de interesse dos dois países. Pelo contrário,se a ligação for feita no Golfo de Aqaba (braço do Mar Vermelho) entre o Egipto, em Nabq, na península do Sinai, um pouco a Norte de Sharm el-Sheikh, e Ras Alsheikh Hamid, na Arábia Saudita, estas duas cidades distam apenas 16km entre si. Ou seja, a ponte seria pouco maior que a Ponte Vasco da Gama…

    • Caro João, tem razão.
      Mas a localização da ponte não foi revelada, pelo que nos pareceu fazer muito mais sentido construi-la a sul, uma vez que a norte é possível fazer a travessia terrestre de um país para o outro.
      Ou seja, teria muito mais impacto e utilidade uma ponte a sul… mas a nossa dúvida será seguramente esclarecida dentro em breve.

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