“Polskie Babcie”, as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS).

É hora de ponta em Varsóvia, capital da Polónia. Entre a confusão do trânsito e a pressa dos transeuntes, destaca-se um pequeno grupo colorido, composto por várias mulheres de terceira idade, a acenar bandeiras do arco-íris e da União Europeia.

Chamam-se Polskie Babcie, as “Avós Polacas” em Português, e, segundo a empresa de radiodifusão alemã Deutsche Welle, querem ser mais do que o cliché da avozinha que só faz pierogi (um pastel tradicional polaco), tricô e tomar conta dos netos.

Algumas destas mulheres já protestam regularmente há seis anos. Não gostam do rumo que o país está a tomar, sobretudo devido à governação do partido ultra-conservador Lei e Justiça.

Geralmente, quando surpreendidas pelos seus protestos nas ruas de Varsóvia, são as pessoas mais jovens que costumam mostrar a sua aprovação.

Os jovens costumam aplaudir-nos. Há pouco tempo, uma rapariga veio ter comigo agradecer-me pelo que estávamos a fazer. Disse que, graças a nós, se sentia segura”, disse à DW Krystyna Piotrowska, que está quase a fazer 70 anos.

No outro extremo, entre pessoas mais próximas da sua idade, as reações não são tão positivas. “É mais comum ouvirmos palavras desagradáveis”, declarou a polaca, acrescentando que também já houve casos em que lhes tentaram arrancar a flâmula.

Porém, isso não são motivos suficientes para se deixarem intimidar. “O que me impulsiona é a raiva. Pode ter má fama, mas é necessária para se agir“, explicou ainda a manifestante que, para além de avó, já tem três bisnetos.

Segundo a Deutsche Welle, inicialmente, as “avós polacas”, que têm como lema “a força dos impotentes”, só se juntavam para protestar contra situações concretas. Agora, fazem-no todas as semanas e cada uma se concentra numa determinada causa. Anna Łabuś, de 77 anos, por exemplo, luta contra aquilo que diz ser o “aniquilamento da Constituição”.

“Não sou capaz de ficar descansada em casa, dói-me ver cada uma das violações dos nossos direitos. A União Europeia devia prestar mais atenção às verbas que estão a chegar à Polónia e impor condições, para que o nosso país volte a ser um Estado de direito”, afirmou.

A principal luta destas mulheres é para que, no futuro, os seus netos possam viver numa Polónia democrática. “Eu provavelmente não vou estar viva quando a minha neta for grande”, comenta Iwonna Kowalska, de 67 anos, presidente das Polskie Babcie. “Por isso, para mim, é importante ficar na memória dela como alguém que lutou pelos seus direitos.”

Tal como recorda a DW, esta polaca cresceu durante a ditadura comunista (1945-89). Na altura, muitos da sua idade lutaram contra o sistema para viver num país democrático e livre. “Em 1989, nós pensávamos: ‘Agora temos uma democracia e vai ficar connosco para sempre.”

“Mas agora vemos que a democracia é algo que se pode simplesmente dispersar com um sopro. Quando não se cuida dos valores fundamentais de uma sociedade, pelos quais todo a gente deveria lutar, pode acontecer que, de um momento para o outro, a democracia deixa de existir”, lamentou.

O PiS defende valores muito conservadores e voltados para a Igreja Católica. Nos últimos tempos, por exemplo, tornou o aborto praticamente impossível e proibiu os homossexuais de adotar crianças.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Democracia é a força da maioria. A Polónia é um país verdadeiramente democrático, que defende a vontade popular, contra o autoritarismo e agenda globalista da união europeia. Fazem falta mais Polónias na Europa, dito por um ateu.

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …