/

Polónia proíbe homossexuais de adotarem crianças (mesmo solteiros)

3

A Polónia endureceu as políticas contra os homossexuais. Depois de os casais homossexuais terem sido proibidos de adotar crianças juntos, o país decidiu criar uma nova lei.

Recentemente, a Polónia aprovou uma lei que proibia a adoção por parte de casais homossexuais. A legislação, anunciada esta quinta-feira, vai ainda mais longe e prevê que as autoridades verifiquem o estatuto de coabitação das pessoas que queiram adotar sozinhas.

Isto porque, se viverem com uma pessoa do mesmo sexo, não será possível seguir com a adoção, escreve o Público.

O plano da nova lei foi anunciado horas antes de o Parlamento Europeu aprovar uma resolução que declara que toda a União Europeia é uma “zona de liberdade” para as pessoas LGBTIQ, em resposta à introdução de “zonas livres de LGBT” na Polónia, que tem vindo a ser feita desde 2019.

Bruxelas argumenta que os direitos têm de ser respeitados em toda a União Europeia, enquanto que Varsóvia defende que “a ideologia LGBT” é uma ameaça aos seus valores católicos.

Nos últimos dois anos, mais de 100 cidades e zonas da Polónia vieram a declarar-se “zonas livres de LGBT”. A União Europeia suspendeu fundos para essas cidades, que o Governo polaco disse que iria substituir.

A resolução do Parlamento Europeu foi aprovada com 492 votos a favor, 141 contra e 46 abstenções. A declaração dizia que “os direitos LGBTI são direitos humanos” e todo o território da União Europeia é “uma zona de liberdade LGBTI”.

“As pessoas LGBTIQ em toda a UE devem gozar da liberdade de viver e mostrar publicamente a sua orientação sexual e identidade de género sem receio de intolerância, discriminação ou perseguição. As autoridades europeias a todos os níveis de governação devem proteger e promover a igualdade e os direitos fundamentais de todos, incluindo as pessoas LGBTIQ”, lê-se.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Os jornalistas do ZAP merecem ser processados, por denegrirem a imagem da comunidade LGBT em todas as notícias. Isto não é Humanidade. É falta de respeito para com os outros!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.