Polónia 0-2 Argentina | E no fim ambas suspiraram de alívio

Georgi Licovski / EPA

A Argentina está nos oitavos-de-final do Mundial 2022 como vencedora do Grupo C e o desaire ante a Arábia Saudita na ronda inaugural faz, agora em definitivo, parte do passado.

Frente a uma Polónia que acaba também por seguir em frente como segunda classificada do grupo (no limite, com sofrimento até ao fim, à espera do resultado final do México), os argentinos tiveram de suar para chegar a uma vitória que era um imperativo.

Na primeira parte viram até Lionel Messi falhar um penálti, defendido por um inspiradíssimo Wojciech Szczęsny, e os golos que tranquilizaram a seleção “albiceleste” só surgiram no segundo tempo. Depois, foi ver a Polónia a “rezar” por boas notícias vindas do outro encontro… que acabaram por chegar.

A Argentina precisava de ganhar para continuar no Qatar 2022 e dominou por completo a primeira parte, mas não foi capaz de faturar na etapa inicial.

Os argentinos estiveram por várias vezes perto de o fazer, totalizaram 29 ações na grande área polaca nos primeiros 45 minutos, fizeram sete remates na direção do alvo e até beneficiaram de uma grande penalidade, mesmo em cima do intervalo.

Alertado pelo VAR, o árbitro considerou falta de Szczęsny sobre Messi num lance em que o argentino chegou, de cabeça, primeiro à bola do que o guarda-redes polaco, acabando atingido por este.

Só que, na transformação do castigo máximo, o astro “albiceleste” viu Szczęsny negar-lhe o golo com (mais) uma brilhante defesa. Foi o coroar de uma grande primeira parte do guardião da Polónia, o melhor em campo do primeiro tempo com um GoalPoint Rating de 7.9.

Além de travar o penálti fez ainda outras seis defesas e só uma não foi de remate desferido de dentro da sua grande área. Em grande neste Mundial, já leva duas grandes penalidades defendidas.

O golo que a Argentina tanto procurou na primeira parte, contudo, chegou logo a abrir a segunda. Com um algo feliz remate de primeira, Mac Allister abriu o ativo na sequência de uma excelente jogada aos 47 minutos.

Os polacos ainda tentaram reagir, mas a Argentina continuou por cima no jogo e voltou a marcar já depois da hora de jogo, por Álvarez, assistido pelo benfiquista Enzo Fernández.

A Polónia ficava “na corda bamba” e, a certa altura, chegou a ter o apuramento preso por… cartões amarelos. Ainda assim, quem continuou mais perto de voltar a marcar (e novo golo sofrido poderia afastar os polacos da prova…) foi a Argentina. Só que o resultado não sofreu mesmo mais alterações e, no fim, houve sorrisos (de alívio) de parte a parte.

Melhor em campo

Wojciech Szczęsny fez uma primeira parte brilhante e continuou a brilhar no segundo tempo. A Polónia (só) sofreu dois golos e se está nos oitavos-de-final deve-o, e muito, ao seu guarda-redes.

Szczęsny terminou a partida com um GoalPoint Rating de 8.0 e ao intervalo já levava sete defesas (incluindo a da grande penalidade). Nos segundos 45 minutos somou mais duas, acabando o encontro com nove defesas, oito das quais a remates desferidos já dentro da sua grande área. Foram 1,1 golos evitados (defesas – xSaves).

Destaques da Argentina

Alexis Mac Allister 8.0

Foi ele que abriu caminho ao triunfo da Argentina, ao fazer o 1-0 aos 47 minutos, mas não se ficou por aí. Numa exibição de grande nível, o médio foi, de longe, quem mais recuperações de posse teve no encontro (11) e ainda efetuou três desarmes, além de três passes para finalização.

Lionel Messi 7.1

A estrela maior da Argentina falhou uma grande penalidade, mas acabou a partida com uns impressionantes 15 passes valiosos, 13 ações com bola na grande área polaca e quatro dribles bem-sucedidos em seis tentados. Foi, também, quem mais rematou (7) e quem mais remates enquadrados (4) fez no encontro. Só não conseguiu levar a melhor no duelo com Szczęsny.

Destaques da Polónia

Piotr Zieliński 5.7

O médio do Nápoles fez dois passes para finalização, mas destacou-se sobretudo no capítulo defensivo, com cinco recuperações de posse e quatro alívios.

Robert Lewandowski 4.2

Noite verdadeiramente para esquecer para a estrela da companhia da Polónia: não fez qualquer remate, nem teve sequer qualquer ação com bola dentro da grande área da Argentina. Em 36 ações com bola que teve no jogo, perdeu-a 16 vezes.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.