Sérvia 2-3 Suíça | Helvéticos mais fortes marcam encontro com Portugal

Georgi Licovski / EPA

A Suíça chegou a estar a perder, mas mostrou-se mais forte do que a Sérvia e será mesmo a adversária de Portugal nos oitavos-de-final do Mundial 2022, ao terminar no segundo lugar do Grupo G.

A precisar apenas de um empate para selar o apuramento, a seleção helvética marcou primeiro, ainda permitiu a reviravolta ao adversário a meio do primeiro ponto, mas, numa primeira parte de grande espetáculo, conseguiu ir para o intervalo já com uma igualdade a duas bolas que lhe servia.

Depois, voltou a marcar a abrir o segundo tempo, chegando mesmo ao triunfo… e com mais um golo até teria roubado o primeiro lugar ao Brasil.

A primeira parte foi disputada a um ritmo alucinante. Teve nove remates enquadrados (quatro da Sérvia, cinco da Suíça) e um total e 26 ações com bola nas grandes áreas, igualmente com vantagem para os helvéticos.

E foi mesmo a Suíça, que também tinha sido a primeira a ameaçar, a primeira a marcar, com Shaqiri a rematar certeiro após assistência de Sow.

Mas a Sérvia reagiu e chegou ao empate pelo melhor em campo do primeiro tempo, Mitrovic, que com um cabeceamento fantástico fez o 1-1. O avançado do Fulham terminou o primeiro tempo com um GoalPoint Rating de 6.6 e, além do golo, criou ainda uma ocasião flagrante e ganhou três dos cinco duelos aéreos ofensivos que disputou.

Logo a seguir, Vlahovic, oportuno, fez a cambalhota no marcador e a Sérvia pensou que iria para os balneários na frente, só que em cima do intervalo ainda houve tempo para mais um tento: Embalo empatou para a Suíça, a fechar um primeiro tempo de grande espectáculo.

Na etapa complementar tudo serenou. A Suíça, à qual o empate já chegava, vincou ainda mais a sua posição rumo ao apuramento como novo golo, logo a abrir o segundo tempo, assinado por Freuler.

A Sérvia ficava, assim, a precisar de marcar por duas vezes para virar o resultado e as contas do apuramento. Os sérvios até tiveram mais tempo e posse de bola e superaram a Suíça no que toca a ações com bola na grande área adversária, mas não conseguiram desferir qualquer remate na direção do alvo nos segundos 45 minutos (fizeram cinco remates no segundo tempo, todos para fora).

E, com muito espaço para contra-atacar, a Suíça pareceu até estar mais perto do quarto golo. Um quarto tento que, com os Camarões a baterem o Brasil no outro jogo, até lhe permitiria terminar no primeiro lugar do Grupo G e sair assim da rota de Portugal nos “oitavos”.

Melhor em campo

Manuel Akanji, o central do Manchester City terminou a partida com um GoalPoint Rating de 6.8, destacando-se pelos sete alívios que efetuou e pelo domínio no jogo aéreo defensivo (três duelos ganhos em quatro). Além disso, mostrou qualidade no passe, com seis longos acertados em dez tentados.

Destaque da Sérvia

Dušan Tadić 6.7

Não foi por ele que a Sérvia acabou por ficar pelo caminho. Fez a assistência para o golo de Mitrovic, um dos cinco passes para finalização que efetuou no encontro. Teve ainda quatro conduções progressivas, três ações com bola na grande área helvética e duas ações defensivas no meio-campo adversário.

Vanja Milinković-Savić 6.6

O guarda-redes sérvio acabou por evitar uma derrota mais pesada da sua equipa, face às ocasiões de golo que a Suíça foi dispondo. Acabou o encontro com quatro defesas, três das quais a remates já dentro da sua área (dois deles de perto) e teve ainda duas saídas pelo solo eficazes.

Destaque da Suíça

Granit Xhaka 6.4

Esteve em grande no capítulo do passe, com uma eficácia de 94%, seis passes longos acertados noutros tantos tentados e sete progressivos. A defender contribuiu com oito recuperações de posse.

Silvan Widmer 5.9

Foi dele a assistência para o golo da vitória e, no capítulo defensivo, o lateral-direito dos helvéticos conseguiu nove recuperações de posse e três desarmes. Contudo, foi um dos jogadores que mais passes falhou no encontro (15).

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.