Políticos mexicanos fingem ser transsexuais para contornar leis de igualdade de género

(dr) Televisa

Os políticos que mudaram de género na candidatura pelo partido Fuerza Por México.

Dezoito políticos mexicanos mudaram de género na sua candidatura às eleições para que o partido cumprisse com as leis de igualdade de género.

Valeria Lorety Díaz fez recentemente história ao lançar a sua campanha para se tornar a primeira presidente municipal transsexual do conservador estado mexicano de Tlaxcala.

Agora, um partido político registou 18 candidatos do sexo masculino como mulheres para as eleições de 6 de junho, alegando que eles eram transsexuais, escreve a Vice.

O partido Fuerza Por México parece estar a tentar contornar as leis de igualdade de género do México, que exigem que os partidos políticos apresentem um número igual de candidatos masculinos e femininos.

Inicialmente, em maio, o partido tinha registado 25 homens e 17 mulheres na lista para o estado de Tlaxcala. Falhando com a lei de paridade de género, foram dadas 48 horas ao partido para substituir quatro dos seus candidatos masculinos.

Em vez disso, quatro deles mudaram de género na candidatura, tecnicamente igualando a representatividade de géneros. Além disso, outros 14 candidatos do Fuerza Por México para cargos inferiores também mudaram o seu género de masculino para feminino.

“Nós, mulheres transsexuais, que declaramos que somos mulheres durante o dia e à noite, isto afeta-nos muito”, disse Valeria Lorety Díaz, que concorre à presidência municipal do Partido Verde do México na pequena cidade de Zacatelco. “Sinceramente, dói-me tanto saber que o meu próprio estado, tão pequeno, aceita este tipo de mentira”.

“Espero que as autoridades resolvam isto em breve, que investiguem a fundo os casos destas pessoas que se fazem passar por mulheres”, acrescentou.

O Fuerza Por México está agora a ser acusado de fraude eleitoral, enquanto as identidades dos candidatos que alegadamente mudaram de género estão a ser mantidas em segredo, supostamente para proteger a privacidade de dados.

Em declarações à estação televisiva Televisa, o presidente estadual do partido, Luis Vargas, garante que as mudanças de género “não são falsas”.

Vargas parece ter sugerido que os 18 candidatos locais eram travestis nas suas vidas pessoais e isso permitiu que eles se registassem como mulheres.

“No dia a dia, na vida pública, eles não são mulheres, são?”, questionou Paola Jiménez, coordenadora da Rede Mexicana de Mulheres Trans, em Tlaxcala. “E para nós que somos mulheres transsexuais e o que vivemos, a discriminação, as agressões, o assédio nas ruas. É realmente preocupante porque vivemos a nossa identidade todos os dias e vivemos todos os dias com violência e discriminação”.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …