/

Político da Coreia do Sul despejou toneladas de lixo numa praia para que voluntários tivessem algo para limpar

t3mujin / Flickr

Um política na Coreia do Sul está a ser alvo de críticas após ter despejado toneladas de lixo numa praia para que equipas de voluntários a limpassem.

Lee Dong-jin, presidente do condado de Jindo, admitiu que levou o lixo porque, aparentemente, não havia nada que os seus eleitores tivessem para limpar naquela praia. “Trouxemos esferovite e outros resíduos costeiros recolhidos em áreas próximas para que os 600 participantes pudessem realizar atividades de limpeza”, disse Lee em comunicado, onde pediu desculpas pela decisão. O político acrescentou que “100%” do lixo colocado na praia foi removido por voluntários e nada chegou ao oceano.

O evento, realizado em 21 de setembro, fez parte do Dia Internacional da Limpeza Costeira, com o objetivo de consciencializar a população sobre a poluição humana nos oceanos do mundo. Grupos de voluntários mobilizaram-se nas praias, registando o lixo encontrado num cartão padronizado para criar uma imagem mais clara do estado do meio ambiente.

De acordo com o Newsweek, voluntários em quase 100 países limparam praias para o Dia Internacional de Limpeza Costeira este ano, incluindo Tailândia, Filipinas e EUA.

Jindo, a terceira maior ilha da Coreia do Sul, é significativamente menos desenvolvida do que o continente e as suas praias são importantes para o setor de turismo do condado.

Duas vezes por ano, uma maré incomum cria uma ponte de terra por apenas algumas horas entre Jindo e a vizinha Ilha Modo, atraindo centenas de milhares de visitantes para caminhar ao longo da calçada de três quilómetros criada pelas águas em recuo.

Jindo também abriga o Parque Marinho Nacional de Dadohae, o maior parque nacional do país, lar de centenas de espécies de pássaros, peixes, répteis e plantas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.