Militares e polícias atacados em Bruxelas e junto ao palácio de Buckingham em Londres

Olivier Hoslet / EPA

Um atacante foi este sábado abatido em Bruxelas, na Bélgica, depois de ter atacado dois militares com uma arma branca. Mais tarde, junto ao palácio de Buckingham, em Londres, um homem com uma faca foi detido por suspeita de ofensas corporais graves e agressão. 

Um homem armado com uma faca foi abatido, esta sexta-feira à noite, depois de atacar dois militares em Bruxelas. O ataque ocorreu no bairro Emile-Jacqmain cerca das 21h00 locais (20h00 em Lisboa), onde a polícia belga montou um perímetro alargado de segurança e informou, mais tarde, que a situação estava “sob controlo”.

O atacante, um somalí de 30 anos que chegou à Bélgica em 2004 e que tinha obtido a nacionalidade em 2015, levava uma arma de fogo falsa e dois exemplares do Corão, informou este sábado a Procuradoria belga, em comunicado citado pela agência EFE. O atacante tinha antecedentes por várias agressões mas não por terrorismo.

Segundo a procuradoria federal belga, a agressão é considerada um “ataque terrorista”. “Pensamos que se trata de um ataque terrorista”, indicou uma porta-voz da procuradoria, acrescentando que o atacante morreu, na sequência da resposta dos soldados com as suas armas de fogo.

O homem “gritou duas vezes ‘Allah Akbar’ (‘Deus é grande’, em árabe) ao atacar os militares”, precisou a mesma fonte. Só um dos dois militares visados ficou ferido “ligeiramente”, segundo a procuradoria federal, que abriu um inquérito por “tentativa de homicídio num contexto terrorista”.

Segundo a agência de notícias belga, o indivíduo, que teria “cerca de 30 anos”, foi transportado para o hospital e acabou por sucumbir aos ferimentos.

“Todo o nosso apoio para os nossos militares”, ‘tweetou’ o primeiro-ministro belga, Charles Michel, acrescentando: “Os nossos serviços de segurança mantêm-se atentos. Acompanhamos a situação de perto” com o Centro de Crise.

Homem detido em Londres

Na capital inglesa, um homem foi detido pela polícia britânica, às 20h35, acusado de ofensas corporais graves e agressão. Na altura da detenção o homem estava na posse de uma faca junto ao Palácio de Buckingham.

Na sequência do ataque, dois agentes ficaram com ferimentos ligeiros no braço. Os serviços de emergência estiveram no local a tratar dos ferimentos, não tendo sido necessária assistência hospitalar, segundo informou a polícia.

Os dois agentes estavam em frente ao palácio quando observaram um carro estacionando numa área restrita perto da residência da família real britânica. Quando se aproximaram do carro, viram que o indivíduo tinha uma arma branca de grandes dimensões.

Os agentes tinham sido alertados por turistas que passeavam na The Mall, a conhecida alameda em frente ao palácio de Buckingham, segundo os quais o homem apresentava um comportamento estranho.

Segundo informação no Twitter da polícia de Londres, não houve mais feridos a registar e prosseguem os inquéritos para perceber o sucedido.

O Palácio de Buckingham, uma das principais atrações turísticas de Londres, é a residência oficial da família real britânica, mas, segundo a polícia, a rainha Isabel II não estava no palácio na altura. Isabel II passa habitualmente o mês de agosto em Balmoral, na Escócia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …