Polícia Federal brasileira conclui que Temer lidera organização criminosa

Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

De acordo com um relatório da Polícia Federal brasileira, o Presidente do Brasil é acusado de desviar 31 milhões de reais, cerca de nove milhões de euros, dos cofres públicos. O mesmo relatório conclui que há indícios de corrupção, organização criminosa e formação de quadrilha no governo do Brasil.

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal e acusa Temer e cinco colaboradores do desvio de milhões de reais de dinheiros públicos. Só Temer, conseguiu desviar cerca de 31 milhões, o equivalente a nove milhões de euros.

Na lista de acusados, além de Temer, que seria um dos chefes do grupo, figuram outras figuras políticas que estão ou já estiveram no governo, ao lado do presidente, ou que já foram presos por crimes anteriores.

No primeiro caso, ou seja, figuras políticas que ainda marcam presença no Governo de Temer, estão Eliseu Padilha e Moreira Franco, respetivamente segunda e terceira figuras do atual executivo brasileiro.

No segundo caso, figuras políticas que já estiveram no governo, estão Eduardo Cunha, o  ex-presidente da Câmara dos Deputados, já condenado a 15 anos de prisão e a aguardar outro julgamento, Henrique Alves, também ex-deputado, e Geddel Vieira Lima, que foi ministro nos governos de Michel Temer, Dilma Roussef e Lula da Silva.

A semana passada, foram encontrados  13 milhões de euros em malas no apartamento de Geddel Vieira Lima, na maior apreensão em dinheiro vivo da história da polícia federal brasileira.

Todos os nomes implicados são do PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o maior partido brasileiro, cronicamente presente nos governos do país.

No Partido dos Trabalhadores, no entanto, Lula da Silva foi denunciado pela nona vez pela justiça do Brasil. Desta vez, fora do âmbito da Lava-Jato, onde já foi condenado a nove anos e seis meses em primeira instância, mas na Operação Zelotes, sobre a aprovação de um projeto lei que favorecia o setor automóvel.

Tanto Lula, como a cúpula do PMDB, negaram, através dos seus advogados, qualquer um dos crimes de que são acusados.

Supremo autoriza nova investigação contra Temer

Noutro caso de corrupção, mas também com o presidente brasileiro como principal suspeito, o juiz Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, autorizou a abertura de uma investigação contra o Presidente Michel Temer, suspeito de ter beneficiado ilicitamente uma empresa que atua no maior porto do país.

Michel Temer será investigado juntamente com o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures neste caso que veio a público em maio, junto com outras denúncias que envolvem membros do Governo brasileiro. Na decisão, o juiz do STF justificou que existem indícios para levar o caso para a frente.

“Os elementos colhidos revelam que Rodrigo Rocha Loures, homem da confiança do Presidente da República, menciona pessoas que poderiam ser intermediárias de repasses ilícitos para o próprio Presidente da República, em troca da edição de ato normativo de específico interesse de determinada empresa, no caso, a Rodrimar”, escreveu o juiz.

O juiz Luís Roberto Barroso considerou que “ninguém deve ser indiferente ao ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza“.

No entanto, acrescentou que “este é o preço imposto pelo princípio republicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de todos perante a lei”. O pedido de investigação foi feito pelo Procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, em agosto.

O procurador brasileiro apontou numa petição enviada ao STF que existem indícios de que Michel Temer e o ex-deputado teriam cometido os crimes de corrupção e branqueamento de capitais na edição de um decreto sobre portos que favoreceu a empresa Rodrimar.

A nova investigação foi baseada em documentos apreendidos pela polícia e escutas telefónicas feitas ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Num dos telefonemas, o ex-deputado pede a um membro do Governo que acrescente ao decreto dos portos uma norma que alegadamente beneficiaria a empresa Rodrimar.

Noutra escuta telefónica que foi monitorada pela polícia brasileira, o mesmo Rodrigo Rocha Loures conversa com um dos executivos da Rodrimar sobre as articulações que fez junto do Governo para que editasse o decreto dos portos.

ZAP // Lusa

3 COMENTÁRIOS

  1. “Polícia Federal brasileira conclui que Temer lidera organização criminosa”. Eh pá! Não é muito dificil! É a própria “Polícia Federal brasileira”!

  2. ha uma coisa que nao percebi ainda …..como e que temer que era o vice presidente de um governo chefiado pelo pt, que durante nao sei quantos anos se governou a conta do povo e dos recursos do brasil, pode em meia duzia de dias que foi nomeado para o cargo pertencer a uma organizaçao criminosa que desviou 31 milhoes…. nao posso acreditar que o tivesse feito em tao pouco tempo… so se quem o ajudou a fazer esses desvios vem agora fazer queixinhas….o que nós sabemos é que lula e dilma eram corruptos … e que o pt colocou nos lugares chaves da republica amigalhaços seus… o vice procurador miller escapa a prisao porque o amigalhaço de dilma fachin impediu a sua prisao. que tramava miller e batista contra temer? e a mando de quem?, espanta me tambem que miller actuasse sem conhecimento de janot, mas dada a actuaçao de fachin obstruindo a justiça para defender miller, parece me que a PGR do brasil esta enquinada e deixa muito a desejar… em primeiro lugar por ter dado credebilidade instantanea as difamaçoes dos acionistas da jbs empresa onde o lulinha tambem tem interesses especais. em segundo lugar pela posiçao de fachin, amigo dileto de dilma e obstrutor da justiça no caso miller e pgr .nao ponho as maos no fogo por temer, pois sempre pertençeu ao partido que deu aval a todas os crimes de lula y dilma…..mas reconheço que esta a ser demasiado evidente a raiva do pt por sido afastado do poder pelo rival. so e pena que certos figuroes que tanto reclamam agora contra temer nunca o tenham feito quando lula e dilma dizimaram a economia brasileira ano apos ano.

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …