Polícia Federal brasileira conclui que Temer lidera organização criminosa

Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

De acordo com um relatório da Polícia Federal brasileira, o Presidente do Brasil é acusado de desviar 31 milhões de reais, cerca de nove milhões de euros, dos cofres públicos. O mesmo relatório conclui que há indícios de corrupção, organização criminosa e formação de quadrilha no governo do Brasil.

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal e acusa Temer e cinco colaboradores do desvio de milhões de reais de dinheiros públicos. Só Temer, conseguiu desviar cerca de 31 milhões, o equivalente a nove milhões de euros.

Na lista de acusados, além de Temer, que seria um dos chefes do grupo, figuram outras figuras políticas que estão ou já estiveram no governo, ao lado do presidente, ou que já foram presos por crimes anteriores.

No primeiro caso, ou seja, figuras políticas que ainda marcam presença no Governo de Temer, estão Eliseu Padilha e Moreira Franco, respetivamente segunda e terceira figuras do atual executivo brasileiro.

No segundo caso, figuras políticas que já estiveram no governo, estão Eduardo Cunha, o  ex-presidente da Câmara dos Deputados, já condenado a 15 anos de prisão e a aguardar outro julgamento, Henrique Alves, também ex-deputado, e Geddel Vieira Lima, que foi ministro nos governos de Michel Temer, Dilma Roussef e Lula da Silva.

A semana passada, foram encontrados  13 milhões de euros em malas no apartamento de Geddel Vieira Lima, na maior apreensão em dinheiro vivo da história da polícia federal brasileira.

Todos os nomes implicados são do PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o maior partido brasileiro, cronicamente presente nos governos do país.

No Partido dos Trabalhadores, no entanto, Lula da Silva foi denunciado pela nona vez pela justiça do Brasil. Desta vez, fora do âmbito da Lava-Jato, onde já foi condenado a nove anos e seis meses em primeira instância, mas na Operação Zelotes, sobre a aprovação de um projeto lei que favorecia o setor automóvel.

Tanto Lula, como a cúpula do PMDB, negaram, através dos seus advogados, qualquer um dos crimes de que são acusados.

Supremo autoriza nova investigação contra Temer

Noutro caso de corrupção, mas também com o presidente brasileiro como principal suspeito, o juiz Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, autorizou a abertura de uma investigação contra o Presidente Michel Temer, suspeito de ter beneficiado ilicitamente uma empresa que atua no maior porto do país.

Michel Temer será investigado juntamente com o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures neste caso que veio a público em maio, junto com outras denúncias que envolvem membros do Governo brasileiro. Na decisão, o juiz do STF justificou que existem indícios para levar o caso para a frente.

“Os elementos colhidos revelam que Rodrigo Rocha Loures, homem da confiança do Presidente da República, menciona pessoas que poderiam ser intermediárias de repasses ilícitos para o próprio Presidente da República, em troca da edição de ato normativo de específico interesse de determinada empresa, no caso, a Rodrimar”, escreveu o juiz.

O juiz Luís Roberto Barroso considerou que “ninguém deve ser indiferente ao ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza“.

No entanto, acrescentou que “este é o preço imposto pelo princípio republicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de todos perante a lei”. O pedido de investigação foi feito pelo Procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, em agosto.

O procurador brasileiro apontou numa petição enviada ao STF que existem indícios de que Michel Temer e o ex-deputado teriam cometido os crimes de corrupção e branqueamento de capitais na edição de um decreto sobre portos que favoreceu a empresa Rodrimar.

A nova investigação foi baseada em documentos apreendidos pela polícia e escutas telefónicas feitas ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Num dos telefonemas, o ex-deputado pede a um membro do Governo que acrescente ao decreto dos portos uma norma que alegadamente beneficiaria a empresa Rodrimar.

Noutra escuta telefónica que foi monitorada pela polícia brasileira, o mesmo Rodrigo Rocha Loures conversa com um dos executivos da Rodrimar sobre as articulações que fez junto do Governo para que editasse o decreto dos portos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Polícia Federal brasileira conclui que Temer lidera organização criminosa”. Eh pá! Não é muito dificil! É a própria “Polícia Federal brasileira”!

  2. ha uma coisa que nao percebi ainda …..como e que temer que era o vice presidente de um governo chefiado pelo pt, que durante nao sei quantos anos se governou a conta do povo e dos recursos do brasil, pode em meia duzia de dias que foi nomeado para o cargo pertencer a uma organizaçao criminosa que desviou 31 milhoes…. nao posso acreditar que o tivesse feito em tao pouco tempo… so se quem o ajudou a fazer esses desvios vem agora fazer queixinhas….o que nós sabemos é que lula e dilma eram corruptos … e que o pt colocou nos lugares chaves da republica amigalhaços seus… o vice procurador miller escapa a prisao porque o amigalhaço de dilma fachin impediu a sua prisao. que tramava miller e batista contra temer? e a mando de quem?, espanta me tambem que miller actuasse sem conhecimento de janot, mas dada a actuaçao de fachin obstruindo a justiça para defender miller, parece me que a PGR do brasil esta enquinada e deixa muito a desejar… em primeiro lugar por ter dado credebilidade instantanea as difamaçoes dos acionistas da jbs empresa onde o lulinha tambem tem interesses especais. em segundo lugar pela posiçao de fachin, amigo dileto de dilma e obstrutor da justiça no caso miller e pgr .nao ponho as maos no fogo por temer, pois sempre pertençeu ao partido que deu aval a todas os crimes de lula y dilma…..mas reconheço que esta a ser demasiado evidente a raiva do pt por sido afastado do poder pelo rival. so e pena que certos figuroes que tanto reclamam agora contra temer nunca o tenham feito quando lula e dilma dizimaram a economia brasileira ano apos ano.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 04 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …