Polícia confronta manifestantes em Kiev

ITN / YouTube

Polícia ucraniana afasta manifestantes barricados na Praça da Independência, em Kiev (foto: ITN / YouTube)

Polícia ucraniana afasta manifestantes barricados na Praça da Independência, em Kiev (foto: ITN / YouTube)

Manifestantes e polícia de choque ucraniana enfrentam-se na manhã desta quarta-feira na Praça da Independência em Kiev, após uma noite marcada por confrontos. O objetivo da polícia é retomar a praça central da capital da Ucrânia, que foi ocupada pelos manifestantes há duas semanas.

Os manifestantes protestam há semanas contra a decisão do presidente Viktor Yanukovych de adiar, no mês passado, a assinatura de um acordo com a União Europeia e intensificar os laços com Moscovo. No domingo, centenas de milhares de manifestantes participaram num acto a pedir a saída de Yanukovych.

Ontem, data em que acabava o prazo do governo para que os manifestastes saíssem da praça, a polícia ucraniana removeu com a ajuda de tratores algumas barricadas e tendas instaladas no acampamento dos manifestantes.

Diante da ação policial, os manifestantes resistiram por horas. No início da manhã desta quarta-feira, quase sete horas depois da intervenção policial ter começado, os cordões polícias ficaram quase imóveis, enquanto os manifestantes resistiam.

Vários manifestantes e polícias ficaram feridos nos confrontos e ambulâncias foram vistas na praça. No entanto, ao contrário das intervenções violentas das últimas semanas, desta vez a polícia parecia estar sob as ordens de se abster do uso de força excessiva.

 

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, desaprovou o uso da força pela polícia antimotim ucraniana. “As autoridades não tinham de atuar sob a cobertura da noite para se dirigirem à sociedade mediante o uso da força”, escreveu no Twitter, de visita à capital ucraniana e depois de ter estado na praça.

Catherine Ashton mostrou-se “impressionada pela determinação” que viu na Euromaidan, como chamam os manifestantes à concentração na Praça (maidan, na língua ucraniana) da Independência.

Também o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarou que Washington “exprime a sua desilusão com a decisão das autoridades ucranianas de responder à manifestação pacífica na Praça da Independência em Kiev com polícia antimotim, máquinas escavadoras e bastões, ao invés de respeitarem os direitos democráticos e a dignidade humana”.

ZAP / MA / AE / AP

PARTILHAR

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …