Polícia canadiano condenado por espancar jovem negro. Vítima perdeu um olho

Michael Theriault, um agente da polícia de Toronto, no Canadá, foi condenado a nove meses de prisão efetiva por ter espancado um jovem negro, que acabou por perder um olho na sequência das agressões.

O caso remonta a 2016, altura em que a vítima, Dafonte Miller, tinha 19 anos.

Foi a 28 de dezembro de 2016, que o polícia Michael Theriault, que estava de folga, e o seu irmão Christian, perseguiram Dafonte Miller até o ter encurralado entre duas casas. Depois, agrediram-no ao ponto de o jovem ficar sem o olho esquerdo.

Além dos nove meses de prisão, Michael Theriault foi também condenado a 12 meses de liberdade condicional, depois de cumprir a pena, ficando ainda sujeito a uma proibição de porte e uso de arma durante cinco anos, escreve o jornal britânico The Guardian.

O seu irmão Christian foi absolvido.

“O contexto racial em que o crime aconteceu não pode ser ignorado”, disse o juiz responsável pelo processo durante a leitura da sentença.

Através de uma carta, lida na mesma sessão, Miller disse que as agressões de que foi alvo alteraram “para sempre a visão que tinha da polícia”, mencionando ainda um abuso de poder que “nunca tinha sentido”. “Ninguém me questionou. Só eu era digno de suspeita… Por causa da cor da minha pele“, escreveu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …