/

Polícia canadiano condenado por espancar jovem negro. Vítima perdeu um olho

Michael Theriault, um agente da polícia de Toronto, no Canadá, foi condenado a nove meses de prisão efetiva por ter espancado um jovem negro, que acabou por perder um olho na sequência das agressões.

O caso remonta a 2016, altura em que a vítima, Dafonte Miller, tinha 19 anos.

Foi a 28 de dezembro de 2016, que o polícia Michael Theriault, que estava de folga, e o seu irmão Christian, perseguiram Dafonte Miller até o ter encurralado entre duas casas. Depois, agrediram-no ao ponto de o jovem ficar sem o olho esquerdo.

Além dos nove meses de prisão, Michael Theriault foi também condenado a 12 meses de liberdade condicional, depois de cumprir a pena, ficando ainda sujeito a uma proibição de porte e uso de arma durante cinco anos, escreve o jornal britânico The Guardian.

O seu irmão Christian foi absolvido.

“O contexto racial em que o crime aconteceu não pode ser ignorado”, disse o juiz responsável pelo processo durante a leitura da sentença.

Através de uma carta, lida na mesma sessão, Miller disse que as agressões de que foi alvo alteraram “para sempre a visão que tinha da polícia”, mencionando ainda um abuso de poder que “nunca tinha sentido”. “Ninguém me questionou. Só eu era digno de suspeita… Por causa da cor da minha pele“, escreveu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.