Polícia britânico com memória fotográfica já identificou dois mil suspeitos

(dr) West Midlands Police

Andy Pope, o polícia com memória fotográfica que já identificou dois mil suspeitos

Um polícia britânico com uma excelente memória fotográfica já conseguiu identificar mais de dois mil suspeitos graças a este talento.

De acordo com a BBC, o verdadeiro nome deste agente da Polícia de West Midlands, em Inglaterra, é Andy Pope, mas graças ao seu talento para identificar rostos, há quem já o chame de “Homem Memória”.

O polícia, de 43 anos, diz que esta habilidade é “impossível de explicar”, mas garante que consegue lembrar-se de várias caras durante vários anos. E até já foi capaz de identificar pessoas procuradas que usavam máscara para tapar o rosto.

Em 2018, foi reconhecido pela comandante da Polícia de West Midlands, quando ultrapassou a marca dos mil suspeitos reconhecidos. Agora, o seu objetivo é chegar aos 2500 até 2022.

“É apenas um instinto de que é aquela pessoa e, felizmente, acaba por se demonstrar que está certo”, disse Pope à emissora britânica.

“Embora este tenha sido um ano diferente de todos os outros, continuei como habitual, com a mesma preparação para cada turno de trabalho. Tenho-me certificado de que estou completamente atualizado relativamente às imagens das pessoas procuradas, e isso trouxe resultados positivos“, acrescentou.

O agente patrulha os centros de transporte em West Midlands, passando a maior parte do seu tempo em comboios e autocarros. O seu recorde máximo de identificação de suspeitos foi de 17 num só dia e, numa ocasião, conseguiu mesmo reconhecer um homem num restaurante quando aguardava num semáforo.

Segundo a BBC, Pope juntou-se a esta polícia em 2012 e é um dos 20 membros da Associação de Super Reconhecedores, uma entidade que representa pessoas com excelentes capacidades de memória e que pretende que esta habilidade seja reconhecida como um ramo da ciência forense.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …