Policarpo: sem ajuda externa só há dinheiro para mês e meio

Cardeal Dom José Policarpo (foto: reprodução vídeo)

Cardeal Dom José Policarpo (foto: reprodução vídeo)

O cardeal José Policarpo afirmou hoje, em Setúbal, que o país, em caso de incumprimento, só tem dinheiro para mês e meio e acusou a oposição de não apresentar soluções.

«Parece que ninguém sabe que Portugal está numa crise e dá a ideia que todos reagem como se o estado pudesse satisfazer as suas reivindicações», disse o patriarca emérito de Lisboa, mostrando-se convicto de que o governo não tem condições para satisfazer as reivindicações dos sindicatos e partidos da oposição.

«Não encontrei ninguém das oposições – todas elas – que apresentasse soluções. E se falhasse este mecanismo da economia liberal, Portugal só teria dinheiro para mês e meio», frisou, acrescentando que, nesse cenário, «não haveria dinheiro para pagar salários e pensões».

O cardeal José Policarpo falava a cerca de duas centenas de pessoas na Conferência “Caridade é a fé em ação”, promovida pelo Secretariado da Ação Social e Caritativa da Diocese de Setúbal, integrada nas celebrações do Ano da Fé.

“Se todos pusessem em primeiro lugar o bem comum e fizessem qualquer coisa que ajudasse a resolver o problema, estou convencido de que isto nos custava metade do preço e do sofrimento”, disse, acrescentando que estamos todos a pagar os erros cometidos com a especulação financeira em prejuízo das economias ocidentais.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. para o povo não haveria dinheiro, mas para os grandes tubarões do regime de corruptos o dinheiro abunda, inclusivamente para os seus charutos e conhaques, não é sr. cardeal?
    Não seria suposto Vc. falar sobre a miséria dos pobres deste país clamando por justiça social em vez de mandar recados encomendados pelos grandes ladrões?
    Vergonha de igreja!

  2. Porque n te calas, quando dizes algo é só para achincalhar os pobres, volta-te para quem roubou tudo e todos Cavaco, Salgados, amorins, loureiros, limas, e tantos + que o espaço disponivel n chega.

  3. como deves ser bem pago para dizeres blasfêmias.pois nenhum outro governo europeu se houve falar, tudo à grande e francesa, e aqui é sempre a mesma avareza, grandes ursos gordos,pois o governo europeu o disse para deixarem os pobres em paz porque foram eles que meterem esse mundo levantado deixam as pessoas viverem pois gostarias de estar na mesma situação em que se encontram muitos pois não gostarias pois houve seu urso gordo nada levarão consigos para a cova a deus tudo pertence pois não és digno de orar a deus, sabias que todos do mundo comem apenas os juros de cada país se não o sabes ficas a saber

  4. Tenho grande apreço, amizade e estima pelo Sr. D. José Policarpo. É um grande homem, afectuoso e um Pai. Porém, permita-me senhor D. José dizer-lhe que esperava muito mais de vossa reverência. Todos temos mais ou menos a ideia que o pais está esgotado e que necessita de apoio externo. Mas quase sempre foi assim desde o século XVII. Lembro-me que em 2001, acabámos de pagar a última tranche de uma dívida à Inglaterra, feita por El Rey D.Carlos (ou seja há 100 anos).
    Gostaria de o vêr mais empenhado com os pobres de sempre e com os pobres de agora (ex-classe média), aqueles que todos os domingos participam na ceia do Senhor. Perdoe-me se lhe pareço presunçoso, mas creia-me sinceramente com amor fraterno. Seguramente numa próxima oportunidade, teremos o prazer de ouvir como sempre o fez no seu ministério, a defender os menos favorecidos… Bem haja.

  5. Tinha as soluções para todos os males não eram os que agora nos governam? Eu lembro-me de o Passos dizer que já tinha as contas feitas. Pelos vistos não tinha ou então estavam furadas. Foi por ele dizer que sabia muito bem o que fazer, é que ganhou as eleições.

RESPONDER

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …