Policarpo: sem ajuda externa só há dinheiro para mês e meio

Cardeal Dom José Policarpo (foto: reprodução vídeo)

Cardeal Dom José Policarpo (foto: reprodução vídeo)

O cardeal José Policarpo afirmou hoje, em Setúbal, que o país, em caso de incumprimento, só tem dinheiro para mês e meio e acusou a oposição de não apresentar soluções.

«Parece que ninguém sabe que Portugal está numa crise e dá a ideia que todos reagem como se o estado pudesse satisfazer as suas reivindicações», disse o patriarca emérito de Lisboa, mostrando-se convicto de que o governo não tem condições para satisfazer as reivindicações dos sindicatos e partidos da oposição.

«Não encontrei ninguém das oposições – todas elas – que apresentasse soluções. E se falhasse este mecanismo da economia liberal, Portugal só teria dinheiro para mês e meio», frisou, acrescentando que, nesse cenário, «não haveria dinheiro para pagar salários e pensões».

O cardeal José Policarpo falava a cerca de duas centenas de pessoas na Conferência “Caridade é a fé em ação”, promovida pelo Secretariado da Ação Social e Caritativa da Diocese de Setúbal, integrada nas celebrações do Ano da Fé.

“Se todos pusessem em primeiro lugar o bem comum e fizessem qualquer coisa que ajudasse a resolver o problema, estou convencido de que isto nos custava metade do preço e do sofrimento”, disse, acrescentando que estamos todos a pagar os erros cometidos com a especulação financeira em prejuízo das economias ocidentais.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. para o povo não haveria dinheiro, mas para os grandes tubarões do regime de corruptos o dinheiro abunda, inclusivamente para os seus charutos e conhaques, não é sr. cardeal?
    Não seria suposto Vc. falar sobre a miséria dos pobres deste país clamando por justiça social em vez de mandar recados encomendados pelos grandes ladrões?
    Vergonha de igreja!

  2. Porque n te calas, quando dizes algo é só para achincalhar os pobres, volta-te para quem roubou tudo e todos Cavaco, Salgados, amorins, loureiros, limas, e tantos + que o espaço disponivel n chega.

  3. como deves ser bem pago para dizeres blasfêmias.pois nenhum outro governo europeu se houve falar, tudo à grande e francesa, e aqui é sempre a mesma avareza, grandes ursos gordos,pois o governo europeu o disse para deixarem os pobres em paz porque foram eles que meterem esse mundo levantado deixam as pessoas viverem pois gostarias de estar na mesma situação em que se encontram muitos pois não gostarias pois houve seu urso gordo nada levarão consigos para a cova a deus tudo pertence pois não és digno de orar a deus, sabias que todos do mundo comem apenas os juros de cada país se não o sabes ficas a saber

  4. Tenho grande apreço, amizade e estima pelo Sr. D. José Policarpo. É um grande homem, afectuoso e um Pai. Porém, permita-me senhor D. José dizer-lhe que esperava muito mais de vossa reverência. Todos temos mais ou menos a ideia que o pais está esgotado e que necessita de apoio externo. Mas quase sempre foi assim desde o século XVII. Lembro-me que em 2001, acabámos de pagar a última tranche de uma dívida à Inglaterra, feita por El Rey D.Carlos (ou seja há 100 anos).
    Gostaria de o vêr mais empenhado com os pobres de sempre e com os pobres de agora (ex-classe média), aqueles que todos os domingos participam na ceia do Senhor. Perdoe-me se lhe pareço presunçoso, mas creia-me sinceramente com amor fraterno. Seguramente numa próxima oportunidade, teremos o prazer de ouvir como sempre o fez no seu ministério, a defender os menos favorecidos… Bem haja.

  5. Tinha as soluções para todos os males não eram os que agora nos governam? Eu lembro-me de o Passos dizer que já tinha as contas feitas. Pelos vistos não tinha ou então estavam furadas. Foi por ele dizer que sabia muito bem o que fazer, é que ganhou as eleições.

RESPONDER

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …

Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer vencem Nobel da Economia

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi esta segunda-feira atribuído à francesa Esther Duflo, ao indiano Abhijit Banerjee e ao norte-americano Michael Kremer, anunciou a Real Academia das Ciências sueca. O Prémio de Ciências Económicas …

Tufão Hagibis faz pelo menos 42 mortos e 200 feridos no Japão

Pelo menos 42 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no Japão, após passagem do tufão Hagibis, enquanto mais de 110.000 membros de equipas de socorro continuam as operações de busca e resgate, noticiou a emissora …