Estalou a polémica no dia em que Bárbara Bandeira lançou o seu mais recente videoclipe da música “Finda”. Tudo por causa das condições de trabalho oferecidas aos figurantes que aparecem nas imagens.
A situação foi denunciada pelo actor Igor Daniel Pais que gere o perfil de Instagram “Mais Um Casting”, onde partilha informações sobre oportunidades de trabalho para profissionais do mundo artístico.
A produtora Omaja, responsável pela organização em torno do videoclipe de Bárbara Bandeira, fez um casting para recrutar figurantes, sem oferecer qualquer tipo de remuneração, nem sequer refeições ou viagens pagas.
No email enviado pela produtora aos candidatos interessados, assinala-se que estes tinham que ir “já jantados” e que tinham que ficar disponíveis para as gravações durante cerca de cinco horas, entre as 21 e as 2 da manhã.
Durante esse tempo, não teriam quaisquer ajudas de custo, ou sequer comida, e tinham que pagar o transporte para o local das gravações.
Estas condições indignaram muitos utilizadores das redes sociais. Ora, Igor Daniel Pais reforça na sua publicação de denúncia que “não é a primeira vez que acontece” e que “nem será a última”.
“Infelizmente, continuam a surgir estas propostas completamente indecentes e que agravam consequentemente o trabalho e o sonho de muitos actores, actrizes, seres humanos que, muitas vezes, só querem uma oportunidade para trabalhar neste meio”, lamenta Igor Daniel Pais, falando em situações “lamentáveis e cruéis”.
“Um figurante, um actor, um técnico, um realizador, um trabalhador do sector cultural e artístico merece ser pago pelo seu trabalho, seja qual for o projecto”, aponta ainda na sua publicação no Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
Bárbara Bandeira diz que “não tinha conhecimento”
Bárbara Bandeira não reagiu publicamente à denúncia, mas enviou uma mensagem a Igor Daniel Pais, onde realça que “não tinha conhecimento disto” e agradecendo por ter “reportado esta situação”.
A cantora promete que vai “pessoalmente resolver com a produtora”.
“É a primeira vez que trabalho com eles e gostava mesmo de não estar associada a algo com o qual não me identifico, nem tenho culpa“, acrescenta a artista de 22 anos.
O novo álbum da cantora vai ser lançado no próximo dia 6 de Outubro. Mas já é possível escutar uma das músicas, “Finda” – o mesmo nome do álbum -, cujo videoclipe, o que está no meio desta polémica, já foi divulgado.
Em 2022, Bárbara Bandeira foi a artista feminina nacional mais ouvida no Spotify. Tem concerto marcado para 28 de Outubro no Campo Pequeno, em Lisboa.
Não vejo onde está o problema. Só é parvo e vai a isto quem quer.
fiquei confuso…
é um casting para recrutar pessoal ou já era trabalho?
eu trabalho no setor da construção e tenho que me deslocar para o trabalho, levar a comida ou comprar a refeição…
onde está aqui o problema?
mas recebe … ou trabalha de borla ?