“Ainda tem muito a oferecer”. Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho “tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal”.

Em entrevista à TSF, o ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, lançou a hipótese de o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vir a ser o candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia.

“Grande admirador de Passos Coelho”, Poiares Maduro fala do que acredita serem as suas “enormes qualidades” e, como tal, “tem ainda muito para oferecer ao país e que o pode fazer de forma muito diferente”.

Segundo o ex-ministro, não faz sentido ponderar um regresso de Passos à liderança do PSD. “O próprio partido tem de demonstrar que é capaz de sobreviver a um líder político específico, e penso que ele próprio reconhece isso. Mas haverá muitas outras formas de ele ter uma participação política e de ele poder vir a ser útil, não apenas ao PSD, mas até, de forma mais importante, ao país”.

Segundo o ex-governante, Passos Coelho pode ser “útil” ao país além fronteiras. Poiares Maduros disse mesmo que “via muito bem” que o ex-presidente do PSD fosse a aposta do centro-direita europeu para suceder a Ursula von der Leyen, cujo mandato teve início há pouco mais de um ano.

Em relação à política interna, Poiares Maduro reconheceu que Rui Rio, sendo o líder natural da oposição, não tem tido um percurso tranquilo.

O presidente dos sociais-democratas “tem vivido com a tal dificuldade, a tal tensão, de não saber exatamente se o papel do PSD passa por se assumir como partido do centro que faz oposição a um PS que está mais radicalizado” ou se passa por “tentar fazer uma federação de todas as direitas, que inclua também uma tentativa de moderação da direita mais radical que tem vindo a crescer”.

Segundo Poiares Maduro, a “alternativa moderada” pode estar a contaminada pela “ideia” de eventuais alianças com o Chega. O ex-ministro disse-se “contrário a alianças com partidos radicais e, desde logo, com um partido como o Chega”.

Nas presidenciais de 2021, Poiares Maduro assume que apoiará Marcelo Rebelo de Sousa “no contexto de todos os benefícios e desvantagens de todas as candidaturas”, ainda que “não deixo de reconhecer que há aspetos do seu exercício da função que ele tem de melhorar”.

  ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O Passos Coelho tem tantas qualidades que mesmo só sendo licenciado dá aulas na Universidade, Poiares Maduro diga quantos cidadãos sem terem cartão partidário e sendo licenciados dão aulas em Universidades, neste País a competência quase deixou de contar, o que conta é ter o cartão dos partidos do arco da Governação.

    • E se não fosse o Passos o BES ainda exisitiria, obviamente às nossas custas (CGD).
      E o homem até se livrou do problema da TAP. Porque motivo foram estes recuperar o problema para o erário público?!! Ahhh, já sei, foi para empregar a mulher do Medina e outros tantos tachistas do partido. É isso que todos nós andamos a pagar.

RESPONDER

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …