/

“Ainda tem muito a oferecer”. Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

9

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho “tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal”.

Em entrevista à TSF, o ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, lançou a hipótese de o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vir a ser o candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia.

“Grande admirador de Passos Coelho”, Poiares Maduro fala do que acredita serem as suas “enormes qualidades” e, como tal, “tem ainda muito para oferecer ao país e que o pode fazer de forma muito diferente”.

Segundo o ex-ministro, não faz sentido ponderar um regresso de Passos à liderança do PSD. “O próprio partido tem de demonstrar que é capaz de sobreviver a um líder político específico, e penso que ele próprio reconhece isso. Mas haverá muitas outras formas de ele ter uma participação política e de ele poder vir a ser útil, não apenas ao PSD, mas até, de forma mais importante, ao país”.

Segundo o ex-governante, Passos Coelho pode ser “útil” ao país além fronteiras. Poiares Maduros disse mesmo que “via muito bem” que o ex-presidente do PSD fosse a aposta do centro-direita europeu para suceder a Ursula von der Leyen, cujo mandato teve início há pouco mais de um ano.

Em relação à política interna, Poiares Maduro reconheceu que Rui Rio, sendo o líder natural da oposição, não tem tido um percurso tranquilo.

O presidente dos sociais-democratas “tem vivido com a tal dificuldade, a tal tensão, de não saber exatamente se o papel do PSD passa por se assumir como partido do centro que faz oposição a um PS que está mais radicalizado” ou se passa por “tentar fazer uma federação de todas as direitas, que inclua também uma tentativa de moderação da direita mais radical que tem vindo a crescer”.

Segundo Poiares Maduro, a “alternativa moderada” pode estar a contaminada pela “ideia” de eventuais alianças com o Chega. O ex-ministro disse-se “contrário a alianças com partidos radicais e, desde logo, com um partido como o Chega”.

Nas presidenciais de 2021, Poiares Maduro assume que apoiará Marcelo Rebelo de Sousa “no contexto de todos os benefícios e desvantagens de todas as candidaturas”, ainda que “não deixo de reconhecer que há aspetos do seu exercício da função que ele tem de melhorar”.

ZAP //

9 Comments

  1. O Passos Coelho tem tantas qualidades que mesmo só sendo licenciado dá aulas na Universidade, Poiares Maduro diga quantos cidadãos sem terem cartão partidário e sendo licenciados dão aulas em Universidades, neste País a competência quase deixou de contar, o que conta é ter o cartão dos partidos do arco da Governação.

    • E se não fosse o Passos o BES ainda exisitiria, obviamente às nossas custas (CGD).
      E o homem até se livrou do problema da TAP. Porque motivo foram estes recuperar o problema para o erário público?!! Ahhh, já sei, foi para empregar a mulher do Medina e outros tantos tachistas do partido. É isso que todos nós andamos a pagar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.