Poiares Maduro deixa a FIFA. “Sofri mais pressões do que na política”

portugal.gov.pt

Miguel Poiares Maduro vai liderar o Comité de Governação da FIFA

Miguel Poiares Maduro

O ex-ministro português vai deixar o Comité de Governação da FIFA, depois de o Conselho do organismo ter anunciado esta terça-feira o indiano Justice Mukul Mudgal como candidato ao cargo.

Miguel Poiares Maduro tinha entrado para o cargo há cerca de um ano, aquando da eleição do suíço Gianni Infantino para a presidência do organismo.

Reunido em Manama, a preparar o Congresso de 11 de maio, o Conselho da FIFA anunciou os nomes para vários comités, destacando-se as mudanças na liderança das duas secções do Comité de Ética.

Principais figuras da investigação ao caso de corrupção na FIFA, o alemão Hans Joachim Eckert (secção de julgamento) e o suíço Cornel Borbely (instrução) serão substituídos pelo grego Vassilios Skouris e pela colombiana Maria Claudia Rojas, respetivamente.

Em comunicado, Eckert e Borbely já criticaram esta decisão, considerando que a não recondução no cargo tem motivações políticas e põe “um fim nos esforços de reforma” do organismo, que poderá mesmo pôr o seu futuro em causa.

Em declarações ao Público, o ex-ministro português considera que “a FIFA não está preparada para ter instrumentos de escrutínio independente” e é ainda mais duro nas críticas: “Durante este processo, sofri pressões mais fortes do que na política ou no Tribunal Europeu de Justiça”.

O ex-governante deixa ainda elogios ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes: “Se todos fossem como ele o futebol podia ser muito melhor”.

Escreve o jornal que, durante este ano, Poiares Maduro esteve envolvido na exclusão do vice-primeiro-ministro da Rússia para um dos organismos da FIFA, bem como de um candidato do Qatar, por suspeitas de envolvimento em casos de corrupção desportiva.

Foi ainda responsável pela pressão sobre um responsável do futebol do Koweit, envolvido nos casos que estão a ser investigados nos EUA, acabando este por sair do organismo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imaginem se ele não fosse um pau mandado… Pressões… Hah! Então ele não sabia para onde ia? Mas também, o que é que um gajo destes vai fazer para a FIFA? “O ex-governante deixa ainda elogios ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes: “Se todos fossem como ele o futebol podia ser muito melhor”.” Vê-se mesmo que não percebe nada de futebol. Mas ordens sabe ele seguir. A saída? Não deve ter nada a ver com “pressões”.

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …