Poiares Maduro deixa a FIFA. “Sofri mais pressões do que na política”

portugal.gov.pt

Miguel Poiares Maduro vai liderar o Comité de Governação da FIFA

Miguel Poiares Maduro

O ex-ministro português vai deixar o Comité de Governação da FIFA, depois de o Conselho do organismo ter anunciado esta terça-feira o indiano Justice Mukul Mudgal como candidato ao cargo.

Miguel Poiares Maduro tinha entrado para o cargo há cerca de um ano, aquando da eleição do suíço Gianni Infantino para a presidência do organismo.

Reunido em Manama, a preparar o Congresso de 11 de maio, o Conselho da FIFA anunciou os nomes para vários comités, destacando-se as mudanças na liderança das duas secções do Comité de Ética.

Principais figuras da investigação ao caso de corrupção na FIFA, o alemão Hans Joachim Eckert (secção de julgamento) e o suíço Cornel Borbely (instrução) serão substituídos pelo grego Vassilios Skouris e pela colombiana Maria Claudia Rojas, respetivamente.

Em comunicado, Eckert e Borbely já criticaram esta decisão, considerando que a não recondução no cargo tem motivações políticas e põe “um fim nos esforços de reforma” do organismo, que poderá mesmo pôr o seu futuro em causa.

Em declarações ao Público, o ex-ministro português considera que “a FIFA não está preparada para ter instrumentos de escrutínio independente” e é ainda mais duro nas críticas: “Durante este processo, sofri pressões mais fortes do que na política ou no Tribunal Europeu de Justiça”.

O ex-governante deixa ainda elogios ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes: “Se todos fossem como ele o futebol podia ser muito melhor”.

Escreve o jornal que, durante este ano, Poiares Maduro esteve envolvido na exclusão do vice-primeiro-ministro da Rússia para um dos organismos da FIFA, bem como de um candidato do Qatar, por suspeitas de envolvimento em casos de corrupção desportiva.

Foi ainda responsável pela pressão sobre um responsável do futebol do Koweit, envolvido nos casos que estão a ser investigados nos EUA, acabando este por sair do organismo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imaginem se ele não fosse um pau mandado… Pressões… Hah! Então ele não sabia para onde ia? Mas também, o que é que um gajo destes vai fazer para a FIFA? “O ex-governante deixa ainda elogios ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes: “Se todos fossem como ele o futebol podia ser muito melhor”.” Vê-se mesmo que não percebe nada de futebol. Mas ordens sabe ele seguir. A saída? Não deve ter nada a ver com “pressões”.

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …