Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

Palavras Vizinhas / Fcebook

Poemas na caixa do correio

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro.

Tudo começou quando o grupo responsável pelo projeto começou a deixar um poema manuscrito num envelope sem remetente em várias residências, contendo as instruções para que se possa fazer parte da comunidade Palavras Vizinhas: “Escrever um poema à mão, original ou de autor devidamente identificado, colocá-lo na caixa de correio de um vizinho e aguardar por receber um poema.”

A iniciativa disponibiliza páginas especificamente desenhadas e autocolantes com o logótipo do projeto.



Para enviar o envelope basta “colar o autocolante que segue junto do poema na sua caixa de correio, para mostrar que pretende que os poemas continuem a chegar”, pode ler-se no site oficial do projeto e no Facebook.

Filipe Lopes, também da equipa, disse ao Público que em cerca de mês e meio de Palavras Vizinhas, que começou com perto de 80 cartas para contactos iniciais, as “correntes de dar e receber poesia já estão a funcionar” em força em muitos sítios do país.

Quem quiser aderir deve enviar um email e depois irá receber autocolantes e tudo o que necessita para começar a espalhar poesia na sua rua. “Para esta rede crescer, é relembrar tempos idos em que escrevíamos cartas à mão e transcrever o maior número de poemas possível”.

O último passo é enviar o testemunho e/ou fotografia, para o mesmo endereço eletrónico, de qualquer fase de participação no projeto.

“A poesia faz-nos companhia, relembra-nos a nossa humanidade quando expressa emoções e sentimentos, reaviva-nos a memória das coisas belas através das palavras e paisagens que traça, mas, também, levando-nos para a nossa própria experiência de vida com a beleza”, frisa Filipe Lopes, sublinhado a importância da poesia.

O projeto já conta com parceiros institucionais, como autarquias e comunidades escolares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Projecto muito louvável que irá dar lugar ao desabrochar de muita criatividade. Parabéns a quem teve a iniciativa e a quem a apoiou. A poesia é uma excelente terapia. “Ó subalimentados do sonho, a poesia é para comer!” Palavras de Natália Correia que se adaptam perfeitamente aos tempos que estamos a viver em que até parece que sonhar é proibido!

RESPONDER

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …