Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

Palavras Vizinhas / Fcebook

Poemas na caixa do correio

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro.

Tudo começou quando o grupo responsável pelo projeto começou a deixar um poema manuscrito num envelope sem remetente em várias residências, contendo as instruções para que se possa fazer parte da comunidade Palavras Vizinhas: “Escrever um poema à mão, original ou de autor devidamente identificado, colocá-lo na caixa de correio de um vizinho e aguardar por receber um poema.”

A iniciativa disponibiliza páginas especificamente desenhadas e autocolantes com o logótipo do projeto.



Para enviar o envelope basta “colar o autocolante que segue junto do poema na sua caixa de correio, para mostrar que pretende que os poemas continuem a chegar”, pode ler-se no site oficial do projeto e no Facebook.

Filipe Lopes, também da equipa, disse ao Público que em cerca de mês e meio de Palavras Vizinhas, que começou com perto de 80 cartas para contactos iniciais, as “correntes de dar e receber poesia já estão a funcionar” em força em muitos sítios do país.

Quem quiser aderir deve enviar um email e depois irá receber autocolantes e tudo o que necessita para começar a espalhar poesia na sua rua. “Para esta rede crescer, é relembrar tempos idos em que escrevíamos cartas à mão e transcrever o maior número de poemas possível”.

O último passo é enviar o testemunho e/ou fotografia, para o mesmo endereço eletrónico, de qualquer fase de participação no projeto.

“A poesia faz-nos companhia, relembra-nos a nossa humanidade quando expressa emoções e sentimentos, reaviva-nos a memória das coisas belas através das palavras e paisagens que traça, mas, também, levando-nos para a nossa própria experiência de vida com a beleza”, frisa Filipe Lopes, sublinhado a importância da poesia.

O projeto já conta com parceiros institucionais, como autarquias e comunidades escolares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Projecto muito louvável que irá dar lugar ao desabrochar de muita criatividade. Parabéns a quem teve a iniciativa e a quem a apoiou. A poesia é uma excelente terapia. “Ó subalimentados do sonho, a poesia é para comer!” Palavras de Natália Correia que se adaptam perfeitamente aos tempos que estamos a viver em que até parece que sonhar é proibido!

RESPONDER

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …