Poema na Estátua da Liberdade sobre migrantes “refere-se a pessoas vindas da Europa”

Tono Balaguer / Canva

Após a publicação de uma lei sobre a migração no país, o poema “The New Colossus”, escrito em 1883 por Emma Lazarus, está agora a provocar um debate sobre o seu verdadeiro significado.

Ao longo do tempo, a Estátua da Liberdade tem assumido um crescente simbolismo nos debates sobre a imigração do país norte-americano.

Agora, com a publicação de uma lei sobre migração, Ken Cuccinelli, diretor interino dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, revelou a sua interpretação do poema escrito há 136 anos por Emma Lazarus, na base da estátua.

Cuccinelli começou a responder questões sobre o poema na segunda-feira, quando deu uma conferência de imprensa na Casa Branca.

“Estão a implementar uma regra de encargo público pela primeira vez“, disse Steven Portnoy, jornalista da CBS News Radio. “Esse sentimento — ‘dai-me os teus cansados, os teus pobres’ — ainda opera nos Estados Unidos? Ou essas palavras devem sair?, perguntou Portnoy.

Cuccinelli respondeu que “certamente não estava preparado para derrubar nada da Estátua da Liberdade” e, acrescentou que os EUA tinham uma longa história de boas-vindas aos migrantes.

O poema voltou a surgir na manhã de terça-feira, durante uma entrevista com Rachel Martin na National Public Radio. “‘Dai-me os teus cansados, os teus pobres’, os que se conseguem apoiar nos seus pés e que não se vão tornar num fardo público” explicou o oficial do governo à NPR.

O comentário voltou a ser repetido pelo funcionário da Casa Branca, na terça-feira, durante uma entrevista com Erin Burnett na CNN.

“Bem, é claro que o poema se referia a pessoas vindas da Europa, onde tinham sociedades baseadas em classes e onde as pessoas eram consideradas infelizes se não estivessem na classe certa”, disse Cuccinelli na entrevista.

No que diz respeito à interpretação do poema, Annie Polland, diretora executiva da American Jewish Society, tem uma opinião diferente de Cuccinelli. “No poema, (Lazarus) refere-se à estátua e à América como mãe dos exilados; não disse uma mãe dos exilados europeus, disse uma mãe dos exilados“, elucida.

“O que Lazarus ambicionava, era uma ideia expansiva e inclusiva dos imigrantes e a maneira pela qual os próprios Estados Unidos se definiriam ao fornecer essa segurança e oportunidade para os mesmos”, conclui Polland.

De acordo com Polland, Lazarus dedicou-se em 1881 e 1882 a ajudar imigrantes judeus da Europa Oriental. Na altura, ensinava-lhes inglês e defendia-os legalmente. “Escrevia sobre o anti-semitismo na Rússia que provocou grande parte dessa migração”, explica Polland.

A poeta e escritora era judia americana de quinta geração, de ascendência sefardita — ou seja, descendente de judeus originários de Portugal e Espanha. Os seus ancestrais foram expulsos destes países, viajaram e, em 1700, encontraram um lugar seguro para viver: os Estados Unidos.

Lazarus escreveu “The New Colossus“, em 1883, como parte de uma campanha de arrecadação de fundos para pagar o pedestal da estátua, feito nos Estados Unidos, diz o The New York Times.

A estátua ia servir de farol no Canal Suez, no Egito. Mas quando o projeto caiu, o escultor decidiu colocar a Lady Liberty no porto de Nova Iorque. O monumento foi concebido como uma celebração da liberdade, o fim da escravidão e a confraternização entre França e Estados Unidos.

Avatar DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …