A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos mais conhecidos do mundo.

A Estátua da Liberdade, a que foi dado o nome oficial de A Liberdade Iluminando o Mundo, chegou em caixotes e fez um longo caminho até se tornar um ícone de Nova Iorque e dos Estados Unidos.

A estátua de cobre – que oxidou com o passar dos anos – foi projetada pelo escultor Frédéric-Auguste Bartholdi – que se inspirou na mãe para desenhar o rosto -, com a colaboração de Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel, de acordo com o Diário de Notícias.

A estátua foi oferecida por França para comemorar o centenário da independência dos EUA (1776-1876). Mas antes de todas as peças chegarem a Nova Iorque para serem montadas, andou a ser mostrada: a tocha foi exibida em Filadélfia, na Feira Mundial de 1876, para o escultor conseguir dinheiro para fazer a cabeça com a coroa de sete pontas. Depois de construída, a cabeça foi exibida na Exposição Universal de Paris, em 1878.

Os franceses ofereceram a estátua, mas era necessário colocá-la num pedestal que deveria ser construído pelos americanos. Ao todo o monumento mede 92,99 metros, 46,5 são a figura da mulher a empunhar a tocha.

A angariação de fundos para a construção do pedestal não foi fácil e foi Joseph Pulitzer a empreender uma verdadeira campanha para conseguir o dinheiro. Muita gente deu menos de um dólar para esse fundo, mas a estátua seria inaugurada a 28 de outubro de 1886 pelo então presidente americano, Stephen Grover Cleveland.

A estátua – que se ergue na ilha da Liberdade e representa a deusa romana da liberdade Libertas – é Património Mundial da UNESCO e foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo a partir de 2007. As sete pontas da coroa representam os sete continentes e os sete mares, mas são-lhe atribuídos várias símbolos maçónicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …