A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos mais conhecidos do mundo.

A Estátua da Liberdade, a que foi dado o nome oficial de A Liberdade Iluminando o Mundo, chegou em caixotes e fez um longo caminho até se tornar um ícone de Nova Iorque e dos Estados Unidos.

A estátua de cobre – que oxidou com o passar dos anos – foi projetada pelo escultor Frédéric-Auguste Bartholdi – que se inspirou na mãe para desenhar o rosto -, com a colaboração de Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel, de acordo com o Diário de Notícias.

A estátua foi oferecida por França para comemorar o centenário da independência dos EUA (1776-1876). Mas antes de todas as peças chegarem a Nova Iorque para serem montadas, andou a ser mostrada: a tocha foi exibida em Filadélfia, na Feira Mundial de 1876, para o escultor conseguir dinheiro para fazer a cabeça com a coroa de sete pontas. Depois de construída, a cabeça foi exibida na Exposição Universal de Paris, em 1878.

Os franceses ofereceram a estátua, mas era necessário colocá-la num pedestal que deveria ser construído pelos americanos. Ao todo o monumento mede 92,99 metros, 46,5 são a figura da mulher a empunhar a tocha.

A angariação de fundos para a construção do pedestal não foi fácil e foi Joseph Pulitzer a empreender uma verdadeira campanha para conseguir o dinheiro. Muita gente deu menos de um dólar para esse fundo, mas a estátua seria inaugurada a 28 de outubro de 1886 pelo então presidente americano, Stephen Grover Cleveland.

A estátua – que se ergue na ilha da Liberdade e representa a deusa romana da liberdade Libertas – é Património Mundial da UNESCO e foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo a partir de 2007. As sete pontas da coroa representam os sete continentes e os sete mares, mas são-lhe atribuídos várias símbolos maçónicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …