PM checo receia ser obrigado a ir ao funeral de Mandela

O primeiro-ministro da República Checa, Jiri Rusnok, à direita (foto: David Sedlecký / wiklimedia)

O primeiro-ministro da República Checa, Jiri Rusnok, à direita (foto: David Sedlecký / wiklimedia)

O primeiro-ministro da República Checa, Jiri Rusnok, disse que espera conseguir não ir ao funeral do ex-Presidente da África do Sul Nelson Mandela, na próxima semana, durante uma conversa privada gravada sem o seu conhecimento e hoje divulgada.

Em conversa, na sexta-feira, com o ministro da Defesa checo, Vlastimil Picek, vizinho na bancada do governo no parlamento, Rusnok disse: “Espero que o Presidente Zeman vá em meu lugar. A ideia de lá ir dá-me arrepios”.

Este diálogo privado foi gravado pelos microfones do parlamento e difundido pela televisão pública checa durante a noite, estando hoje a ser muito comentado nas redes sociais da Internet.

“Tenho um almoço marcado, e também um jantar, mas receio que seja obrigado a ir. Não tenho nenhuma vontade de ir”, acrescentou o primeiro-ministro, de acordo com a gravação.

Rusnok disse esperar que o presidente da República Checa, Milos Zeman, de 69 anos, se desloque à África do Sul para assistir às cerimónias fúnebres do primeiro Presidente negro da África do Sul.

Mas Milos Zeman está a recuperar de um ferimento no joelho e a participação no funeral do herói do movimento anti-‘apartheid’, previsto a 15 de dezembro, não está garantida.

“Como poderá Zeman subir as escadas do avião? Penso que ele não conseguirá, assim estou tramado”, acrescentou o primeiro-ministro para o vizinho.

Rusnok, que tinha expressado a sua “profunda dor” numa mensagem de condolências após a morte de Mandela, na quinta-feira, apresentou já desculpas numa curta declaração enviada aos ‘media’ checos, e na qual reconheceu “não ter sido correto”.

Nelson Mandela visitou a Checoslováquia em maio de 1992, antes da divisão pacífica do território em República Checa e Eslováquia. Tornou-se amigo de Vaclav Havel, na altura presidente checoslovaco e antiga proeminente figura da dissidência anti-comunista. Havel morreu a 18 de dezembro de 2011, aos 75 anos.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …