Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Radek Pietruszka / EPA

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

De acordo com a Mediapro, o ex-líder da UEFA foi levado pelas autoridades para as instalações do Gabinete Central de luta contra a corrupção e infrações financeiras e fiscais (OCLCIFF), o qual tem estado a investigar alegações de que o processo de atribuição da fase final ao país árabe não terá sido lícito.

Platini está detido em Nanterre, nos arredores de Paris, nas instalações do departamento de anti-corrupção da polícia judiciária francesa. Claude Guéant, que foi chefe de gabinete de Sarkozy, também é suspeito, mas não foi detido. Será inquirido pela polícia, mas está em liberdade.

O antigo presidente da UEFA foi eleito em 2007 e serviu até 2015, ano em que foi banido pelo Comité de Ética da FIFA. Platini estava em funções no organismo que tutela o futebol europeu quando o Qatar foi nomeado organizador do Mundial de 2022, debaixo de grande polémica, em 2010. O calor que se faz sentir no verão gerou de imediato grandes preocupações o que levou a que a competição ficasse agendada para o inverno de 2022.

Blatter e Platini – que era candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 – foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Antes da sua carreira de dirigente desportivo, Platini era conhecido no mundo do futebol por ter sido uma das maiores referências do futebol francês. Enquanto jogador, Michel Platini foi a principal figura da seleção francesa que conquistou o Campeonato da Europa de 1984.

Ao serviço da equipa italiana Juventus, o francês conquistou a Liga dos Campeões de 1985. No seu palmarés, Platini conta ainda com a conquista de três Bolas de Ouro consecutivas (1983; 1984 e 1985), o prémio que designa o melhor jogador de futebol do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …