Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Radek Pietruszka / EPA

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

De acordo com a Mediapro, o ex-líder da UEFA foi levado pelas autoridades para as instalações do Gabinete Central de luta contra a corrupção e infrações financeiras e fiscais (OCLCIFF), o qual tem estado a investigar alegações de que o processo de atribuição da fase final ao país árabe não terá sido lícito.

Platini está detido em Nanterre, nos arredores de Paris, nas instalações do departamento de anti-corrupção da polícia judiciária francesa. Claude Guéant, que foi chefe de gabinete de Sarkozy, também é suspeito, mas não foi detido. Será inquirido pela polícia, mas está em liberdade.

O antigo presidente da UEFA foi eleito em 2007 e serviu até 2015, ano em que foi banido pelo Comité de Ética da FIFA. Platini estava em funções no organismo que tutela o futebol europeu quando o Qatar foi nomeado organizador do Mundial de 2022, debaixo de grande polémica, em 2010. O calor que se faz sentir no verão gerou de imediato grandes preocupações o que levou a que a competição ficasse agendada para o inverno de 2022.

Blatter e Platini – que era candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 – foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Antes da sua carreira de dirigente desportivo, Platini era conhecido no mundo do futebol por ter sido uma das maiores referências do futebol francês. Enquanto jogador, Michel Platini foi a principal figura da seleção francesa que conquistou o Campeonato da Europa de 1984.

Ao serviço da equipa italiana Juventus, o francês conquistou a Liga dos Campeões de 1985. No seu palmarés, Platini conta ainda com a conquista de três Bolas de Ouro consecutivas (1983; 1984 e 1985), o prémio que designa o melhor jogador de futebol do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …