FIFA suspende Blatter e Platini

Walter Bieri / EPA

O presidente da UEFA, Michel Platini, com o presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.

Blatter e Platini – que é candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 – foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, admite que a suspensão por 90 dias do líder da UEFA, Michel Platini, “é um peso enorme” nas ambições do francês à liderança da FIFA.

Niersbach, presidente de uma das mais poderosas federações europeias de futebol, acrescentou que Platini deve mesmo “ponderar se mantém a candidatura” à FIFA.

O dirigente alemão propôs mesmo uma “reunião de emergência” do Comité Executivo da UEFA para a próxima semana, bem como outra “o mais rapidamente possível” do mesmo comité da FIFA, do qual é um dos membros.

O presidente da DFB pediu também a demissão imediata da presidência da FIFA de Joseph Blatter, também suspenso por 90 dias e substituído interinamente pelo camaronês Issa Hayatou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …

Polónia legaliza expulsão de migrantes nas fronteiras (e vai construir muro ao estilo de Trump)

O parlamento polaco aprovou esta quinta-feira uma alteração à lei nacional sobre os estrangeiros que legaliza a prática controversa de expulsão nas suas fronteiras e permite ignorar um pedido de asilo feito após a travessia …

Jovem de 18 anos sofre duas paragens cardíacas

Fellipe, que chegou há poucos dias ao Atlético Goianiense, estava a treinar nesta terça-feira. Presença do médico no treino evitou morte imediata. O Atlético Goianiense vive uma semana de angústia, devido ao estado grave de um …

José Sena Goulão / Lusa

Do Conselho Nacional do PSD, saiu um Rangel candidato e um Rio "muito preocupado" — mas sobretudo derrotado

Sociais-democratas vão mesmo a eleições internas a 4 de dezembro, apesar da tentativa de Rui Rio em tentar adiar a votação. Paulo Rangel é, até ao momento, o único candidato. Há muito que as peças do …

"Olé! Olé!": árbitro não gostou e parou o jogo

Atitude muito pouco habitual. Episódio aconteceu num jogo no Brasil e os "culpados" foram os convidados. A Oeirense é o novo campeão da segunda divisão, a Série B, do Campeonato Piauiense. O torneio foi conquistado pela …

Excremento humano, com 2600 anos, encontrado em Hallstatt, na Aústria

Europeus da Idade do Ferro já comiam queijo azul e bebiam cerveja

Amostras de fezes da Idade do Ferro, encontradas na Áustria, mostraram ter dois tipos de fungos usados ainda hoje para fazer queijo azul e cerveja. Em comunicado, os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que as fezes …

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar Petrobras e sugere que população poupe combustível

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou ontem a política de preços da petrolífera Petrobras e disse ter vontade de privatizar a estatal, sugerindo ainda à população que economize combustível. As declarações de Bolsonaro foram feitas em …

Caso EDP. Relação arrasa Ivo Rosa por revogar despacho de Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa arrasou o juiz Ivo Rosa por ter assumido competências que não lhe pertencem ao ter revogado um despacho de Carlos Alexandre. Os desembargadores Augusto Lourenço e João Lee Ferreira, do …

Afinal, tomar diariamente uma pequena dose de aspirina não previne primeiros ataques cardíacos ou enfartes

Recomendação feita por uma task force norte-americana vem contradizer uma indicação emitida em 2016. Segundo os especialistas envolvidos, os riscos inerentes à toma não superam os benefícios. Os adultos com idade mais avançada a quem não …

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …