/

FIFA suspende Blatter e Platini

Walter Bieri / EPA

O presidente da UEFA, Michel Platini, com o presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.

Blatter e Platini – que é candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 – foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, admite que a suspensão por 90 dias do líder da UEFA, Michel Platini, “é um peso enorme” nas ambições do francês à liderança da FIFA.

Niersbach, presidente de uma das mais poderosas federações europeias de futebol, acrescentou que Platini deve mesmo “ponderar se mantém a candidatura” à FIFA.

O dirigente alemão propôs mesmo uma “reunião de emergência” do Comité Executivo da UEFA para a próxima semana, bem como outra “o mais rapidamente possível” do mesmo comité da FIFA, do qual é um dos membros.

O presidente da DFB pediu também a demissão imediata da presidência da FIFA de Joseph Blatter, também suspenso por 90 dias e substituído interinamente pelo camaronês Issa Hayatou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.