/

O ambicioso plano climático da Califórnia pode transformar a produção de energia em todo o mundo

A Califórnia está a embarcar num novo plano climático audacioso que visa eliminar a pegada de gases de efeito estufa do estado até 2045 e, no processo, reduzir as emissões muito além de suas fronteiras.

O projeto exige grandes transformações na indústria, energia e transportes, bem como mudanças nas instituições e comportamentos humanos.

Estas transformações não serão fáceis. Dois anos de desenvolvimento do plano expuseram inúmeros desafios e tensões, incluindo justiça ambiental, acessibilidade e regras locais.

Por exemplo, a San Francisco Fire Commission proibiu baterias com mais de 20 quilowatts-hora de armazenamento de energia em residências, limitando severamente a capacidade de armazenar eletricidade de painéis solares no telhado para todos os momentos em que o Sol não está a brilhar.

De forma mais ampla, a oposição local a novas linhas de transmissão, instalações solares e eólicas em larga escala, subestações para carregamento de camiões e conversões de refinarias de petróleo para produzir diesel renovável atrasarão a transição.

O que acontece na Califórnia tem alcance global

O que a Califórnia faz importa muito além das fronteiras estaduais.

A Califórnia está perto de ser a quarta maior economia do mundo e tem um histórico de adoção de requisitos ambientais que são imitados nos Estados Unidos e no mundo.

A Califórnia tem os requisitos de emissão zero mais ambiciosos do mundo para carros, camiões e autocarros; os requisitos de combustível de baixo carbono mais ambiciosos; um dos maiores programas de cap-and-trade de carbono; e os requisitos mais agressivos para eletricidade renovável.

Portanto, embora a Califórnia contribua com menos de 1% das emissões globais de gases de efeito estufa, se estabelecer um padrão alto, as suas muitas inovações técnicas, institucionais e comportamentais provavelmente se espalharão e serão transformadoras.

O que há no projeto da Califórnia

O novo plano estabelece em detalhes consideráveis ​​como a Califórnia pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa 48% abaixo dos níveis de 1990 até 2030 e, em seguida, alcançar a neutralidade de carbono até 2045.

Exige uma redução de 94% no uso de petróleo entre 2022 e 2045 e uma redução de 86% no uso total de combustíveis fósseis. No geral, reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 85% até 2045 em relação aos níveis de 1990. A redução restante de 15% viria da captura de carbono.

California ARB / The Conversation

Emissões na Califórnia por sector

Para atingir essas metas, o plano prevê um aumento de 37 vezes em veículos rodoviários com emissão zero, um aumento de seis vezes em eletrodomésticos eficientes em residências, um aumento de quatro vezes na capacidade instalada de geração eólica e solar e a duplicação da geração total de eletricidade para operar.

Também pede o aumento da energia do hidrogénio e a alteração da agricultura e do planeamento florestal para reduzir os incêndios florestais, sequestrar o dióxido de carbono e reduzir a procura por fertilizantes.

Transportes: emissor n.º 1 da Califórnia

Os transportes responde por cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa do estado, incluindo as emissões das refinarias de petróleo. É aqui que o caminho a seguir talvez esteja mais estabelecido.

O estado já adotou regulamentos exigindo que quase todos os carros, camiões e autocarros novos tenham emissões zero.

Além disso, o Padrão de Combustível de Baixo Carbono da Califórnia exige que as empresas petrolíferas reduzam constantemente a intensidade do carbono dos combustíveis de transporte.

O plano também conta com mudanças nos comportamentos humanos. Por exemplo, pede uma redução de 25% nos quilómetros percorridos por veículos em 2030 em comparação com 2019, que tem perspetivas muito mais sombrias.

As únicas estratégias que provavelmente reduzirão significativamente o uso de veículos são as altas taxas de uso e estacionamento nas estradas, uma medida que poucos políticos ou eleitores nos EUA apoiariam e um aumento massivo de veículos automatizados de transporte partilhado, que provavelmente não aumentarão, pelo menos nos próximos 10 anos.

Cobranças adicionais para conduzir e estacionar levantam preocupações sobre acessibilidade para passageiros de baixos rendimentos.

Eletricidade e edifícios eletrificados

Eletrificar quase tudo significa não apenas substituir a maior parte das centrais de gás natural do estado, mas também expandir a produção total de eletricidade – neste caso, dobrar a geração total e quadruplicar a geração renovável, em apenas 22 anos.

O plano para chegar lá inclui energia eólica offshore, que exigirá uma nova tecnologia – turbinas eólicas flutuantes. Em dezembro de 2022, o governo federal arrendou os primeiros locais do Pacífico para parques eólicos offshore, com planos de abastecer mais de 1,5 milhão de residências. No entanto, anos de trabalho técnico e regulatório ainda estão para vir.

Para energia solar, o plano concentra-se em grandes fazendas solares, que podem crescer mais rapidamente e com menor custo do que a energia solar em telhados. Na mesma semana em que o novo plano de escopo foi anunciado, a Comissão de Utilidade Pública da Califórnia votou para reduzir significativamente quanto os proprietários de residências são reembolsados ​​pela energia solar que enviam à rede, uma política conhecida como medição líquida.

A Comissão de Utilidade Pública argumenta que, devido à forma como as tarifas de eletricidade são definidas, os generosos reembolsos solares nos telhados beneficiaram principalmente as famílias mais ricas, ao mesmo tempo em que impõem contas de eletricidade mais altas a outras. Acredita que esta nova política será mais equitativa e criará um modelo mais sustentável.

A indústria e o desafio da captura de carbono

A indústria desempenha um papel menor e as políticas e estratégias aqui são menos refinadas.

O programa de cap-and-trade de carbono do estado, projetado para reduzir as emissões totais, ao mesmo tempo em que permite alguma flexibilidade às empresas individuais, restringirá os seus limites de emissões.

Mas, embora o cap-and-trade tenha sido eficaz até o momento, em parte gerando milhares de milhões de dólares para programas e incentivos para reduzir as emissões, o seu papel pode mudar à medida que a eficiência energética melhora e regras e regulamentos adicionais são implementados para substituir os combustíveis fósseis.

Uma das maiores controvérsias ao longo do processo do Plano de Escopo é a sua dependência da captura e sequestro de carbono, ou CCS. A controvérsia está enraizada na preocupação de que o CCS permita que as instalações de combustíveis fósseis continuem a poluir enquanto capturam apenas as emissões de dióxido de carbono. Estas instalações geralmente estão localizadas em comunidades desfavorecidas ou nas suas imediações

As probabilidades de sucesso da Califórnia

A Califórnia conseguirá? O estado tem um histórico de superação de suas metas, mas chegar ao zero líquido até 2045 requer uma trajetória descendente mais acentuada do que a Califórnia já viu antes, e ainda há muitos obstáculos.

As preocupações com a justiça ambiental sobre a captura de carbono e novas instalações industriais, juntamente com o NIMBYismo, podem bloquear muitos investimentos necessários. E a possibilidade de um crescimento económico lento pode levar a cortes de gastos e exacerbar as preocupações com a disrupção económica e a acessibilidade.

Há também questões sobre preços e geopolítica. Será que o aumento nos custos das baterias em 2022 – devido a surtos geopolíticos, um atraso na expansão do fornecimento de materiais críticos e a guerra na Ucrânia – se tornará um soluço ou uma tendência? As concessionárias de energia elétrica vão mover-se rápido o suficiente para construir a infraestrutura e a capacidade de rede necessárias para acomodar o crescimento projetado de carros e camiões com emissão zero?

É encorajador que o estado já tenha criado quase toda a infraestrutura política necessária. Será necessário um aperto adicional dos limites e metas de emissões, mas a estrutura e os mecanismos políticos estão em vigor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.