O plano B de Costa com a ida “bastante provável” de Centeno para o FMI

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

O habitual espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC ficou marcado pela ida “bastante provável” de Centeno para o FMI e pelo “sufoco dos incêndios” que nada mudou.

Para Luís Marques Mendes, a ida de Mário Centeno para diretor-geral do FMI é “bastante provável” e António Costa já tem um plano B para a sua eventual saída. Nos últimos dias tem-se falado sobre a possibilidade de o atual ministro das Finanças assumir o cargo de topo no FMI e, segundo Marques Mendes, houve “grandes desenvolvimentos” nesse sentido.

No seu entender, esta seria uma “vitória pessoal” para Centeno, mas uma enorme “dor de cabeça” para o primeiro-ministro. “Pelo que apurei, é bastante provável mas ainda não é certo ainda”, disse Marques Mendes. Certo ou não, Centeno já confirmou que vai integrar as listas de deputados socialistas nas próximas legislativas a 6 de outubro.

A saída de Centeno seria, segundo Marques Mendes, uma grande perda para Costa, que se vê obrigado a procurar uma alternativa num partido em que “as soluções não abundam”. O antigo ministro do PSD sugere duas opções possíveis: Elisa Ferreira ou Ricardo Mourinho Félix. Falou ainda de Vieira da Silva, mas o atual ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social já admitiu que se vai retirar da vida política.

De acordo com o Público, Marques Mendes também confessou que a chegada de Mário Centeno ao FMI poderia alargar o leque de escolhas portuguesas para a futura comissão de Ursula von der Leyen.

Nada mudou no “sufoco dos incêndios”

Este fim-de-semana foi marcado por incêndios no centro do país — uma situação lamentável para Marques Mendes, que se repete como há dois anos atrás. “Há muito boa gente que está indignada com o que se está a passar, com a forma com que tudo isto uma vez mais está a acontecer. Parece que tem semelhanças com há dois anos. Parece que afinal nada mudou“, disse.

O político até começou o seu discurso com uma palavra de solidariedade às populações que estão a sofrer com o “sufoco dos incêndios” e um agradecimento aos bombeiros e à proteção civil que estão a lidar com a situação.

Marques Mendes falou ainda da lei de Bases da Saúde, sugerindo que o presidente vai promulgar a nova lei, tendo em conta o que Marcelo Rebelo de Sousa “disse ou sinalizou” antes da lei ser aprovada. O político social-democrata relembra que o presidente sugeriu que vetaria a Lei de Bases “caso as PPP estivessem expressamente proibidas”.

Luís Marques Mendes falou ainda sobre a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, realçando o “excelente trabalho dos deputados, que desta merecerem um elogio”. Deixou ainda uma palavra para o futuro, acreditando que “não vai ser possível repetir situações de promiscuidade e de créditos mal concedidos”.

Foi ainda comentado o programa eleitoral do Partido Socialista e a eleição de Ursual von der Leyen para a Comissão Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …