O plano B de Costa com a ida “bastante provável” de Centeno para o FMI

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

O habitual espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC ficou marcado pela ida “bastante provável” de Centeno para o FMI e pelo “sufoco dos incêndios” que nada mudou.

Para Luís Marques Mendes, a ida de Mário Centeno para diretor-geral do FMI é “bastante provável” e António Costa já tem um plano B para a sua eventual saída. Nos últimos dias tem-se falado sobre a possibilidade de o atual ministro das Finanças assumir o cargo de topo no FMI e, segundo Marques Mendes, houve “grandes desenvolvimentos” nesse sentido.

No seu entender, esta seria uma “vitória pessoal” para Centeno, mas uma enorme “dor de cabeça” para o primeiro-ministro. “Pelo que apurei, é bastante provável mas ainda não é certo ainda”, disse Marques Mendes. Certo ou não, Centeno já confirmou que vai integrar as listas de deputados socialistas nas próximas legislativas a 6 de outubro.

A saída de Centeno seria, segundo Marques Mendes, uma grande perda para Costa, que se vê obrigado a procurar uma alternativa num partido em que “as soluções não abundam”. O antigo ministro do PSD sugere duas opções possíveis: Elisa Ferreira ou Ricardo Mourinho Félix. Falou ainda de Vieira da Silva, mas o atual ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social já admitiu que se vai retirar da vida política.

De acordo com o Público, Marques Mendes também confessou que a chegada de Mário Centeno ao FMI poderia alargar o leque de escolhas portuguesas para a futura comissão de Ursula von der Leyen.

Nada mudou no “sufoco dos incêndios”

Este fim-de-semana foi marcado por incêndios no centro do país — uma situação lamentável para Marques Mendes, que se repete como há dois anos atrás. “Há muito boa gente que está indignada com o que se está a passar, com a forma com que tudo isto uma vez mais está a acontecer. Parece que tem semelhanças com há dois anos. Parece que afinal nada mudou“, disse.

O político até começou o seu discurso com uma palavra de solidariedade às populações que estão a sofrer com o “sufoco dos incêndios” e um agradecimento aos bombeiros e à proteção civil que estão a lidar com a situação.

Marques Mendes falou ainda da lei de Bases da Saúde, sugerindo que o presidente vai promulgar a nova lei, tendo em conta o que Marcelo Rebelo de Sousa “disse ou sinalizou” antes da lei ser aprovada. O político social-democrata relembra que o presidente sugeriu que vetaria a Lei de Bases “caso as PPP estivessem expressamente proibidas”.

Luís Marques Mendes falou ainda sobre a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, realçando o “excelente trabalho dos deputados, que desta merecerem um elogio”. Deixou ainda uma palavra para o futuro, acreditando que “não vai ser possível repetir situações de promiscuidade e de créditos mal concedidos”.

Foi ainda comentado o programa eleitoral do Partido Socialista e a eleição de Ursual von der Leyen para a Comissão Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …