O plano B de Costa com a ida “bastante provável” de Centeno para o FMI

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

O habitual espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC ficou marcado pela ida “bastante provável” de Centeno para o FMI e pelo “sufoco dos incêndios” que nada mudou.

Para Luís Marques Mendes, a ida de Mário Centeno para diretor-geral do FMI é “bastante provável” e António Costa já tem um plano B para a sua eventual saída. Nos últimos dias tem-se falado sobre a possibilidade de o atual ministro das Finanças assumir o cargo de topo no FMI e, segundo Marques Mendes, houve “grandes desenvolvimentos” nesse sentido.

No seu entender, esta seria uma “vitória pessoal” para Centeno, mas uma enorme “dor de cabeça” para o primeiro-ministro. “Pelo que apurei, é bastante provável mas ainda não é certo ainda”, disse Marques Mendes. Certo ou não, Centeno já confirmou que vai integrar as listas de deputados socialistas nas próximas legislativas a 6 de outubro.

A saída de Centeno seria, segundo Marques Mendes, uma grande perda para Costa, que se vê obrigado a procurar uma alternativa num partido em que “as soluções não abundam”. O antigo ministro do PSD sugere duas opções possíveis: Elisa Ferreira ou Ricardo Mourinho Félix. Falou ainda de Vieira da Silva, mas o atual ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social já admitiu que se vai retirar da vida política.

De acordo com o Público, Marques Mendes também confessou que a chegada de Mário Centeno ao FMI poderia alargar o leque de escolhas portuguesas para a futura comissão de Ursula von der Leyen.

Nada mudou no “sufoco dos incêndios”

Este fim-de-semana foi marcado por incêndios no centro do país — uma situação lamentável para Marques Mendes, que se repete como há dois anos atrás. “Há muito boa gente que está indignada com o que se está a passar, com a forma com que tudo isto uma vez mais está a acontecer. Parece que tem semelhanças com há dois anos. Parece que afinal nada mudou“, disse.

O político até começou o seu discurso com uma palavra de solidariedade às populações que estão a sofrer com o “sufoco dos incêndios” e um agradecimento aos bombeiros e à proteção civil que estão a lidar com a situação.

Marques Mendes falou ainda da lei de Bases da Saúde, sugerindo que o presidente vai promulgar a nova lei, tendo em conta o que Marcelo Rebelo de Sousa “disse ou sinalizou” antes da lei ser aprovada. O político social-democrata relembra que o presidente sugeriu que vetaria a Lei de Bases “caso as PPP estivessem expressamente proibidas”.

Luís Marques Mendes falou ainda sobre a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, realçando o “excelente trabalho dos deputados, que desta merecerem um elogio”. Deixou ainda uma palavra para o futuro, acreditando que “não vai ser possível repetir situações de promiscuidade e de créditos mal concedidos”.

Foi ainda comentado o programa eleitoral do Partido Socialista e a eleição de Ursual von der Leyen para a Comissão Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …