/

Há um planeta-destruidor no Sistema Solar (e pode ser o misterioso Planeta X)

13

Jacob A. Kegerreis/Durham University

Imagem da simulação computorizada mostra um objeto a colidir com Urano

Uma equipa de cientistas da Universidade de Durham, na Inglaterra, provou que há alguns mil milhões de anos de anos um planeta desconhecido, duas vezes maior que a Terra, colidiu com Urano. Esta colisão espacial pode explicar por que motivo o eixo do sétimo planeta do Sistema Solar ficou “de lado”, ao contrário de todo os outros planetas. 

Neste sentido, este corpo celeste que colidiu com Urano pode ser o nono planeta que os astrónomos têm procurado, tal como relata a Phys.org.

A hipótese sobre a colisão de Urano com um grande planetesimal – um corpo rochoso ou de gelo que se terá formado nos primórdios do Sistema Solar – foi proposta há várias décadas, mas nem toda a comunidade científica aceitou esta teoria. Foi apresentada uma versão diferente, segundo a qual o eixo de rotação de Urano foi “desequilibrado” por um grande satélite que depois desapareceu.

Os resultados das simulações levadas a cabo pela equipa de cientistas mostraram que a colisão e a “remodelação” de Urano – que poderá ter envolvido algumas rochas ou todas que atingiram o planeta – aconteceram num pequeno espaço de tempo, em apenas algumas horas. Entretanto, os astrónomos consideram que uma colisão com vários corpos celestes menores menos provável.

De acordo com os cientistas, o planeta que atingiu em Urano pode ainda estar a pairar no Sistema Solar e estaria muito além da órbita de Plutão, longe demais para que o possamos observar. Esta hipótese explicaria alguma das órbitas do planeta, indo ainda de encontro com a teoria de que existe um planeta ausente, o Planeta X, a orbitar o Sol.

A catástrofe planetária ocorreu há cerca de 3 a 4 mil milhões de anos, possivelmente ainda antes dos satélites de Urano se terem formado. Nessa altura, o gigante de gelo era um protoplaneta com um disco de gás e poeira, do qual surgiram subsequentemente as suas luas. A inclinação do eixo de Urano afetou a inclinação das órbitas de rotação dos satélites e a orientação dos seus próprios eixos.

A colisão levou também à formação de uma camada externa que mantém o calor dentro do planeta (a temperatura da tropopausa do gigante gasoso é de 216 graus Celsius negativos).

Os gigantes de gelo são uma classe de planetas compostos de amónia, metano e sulfeto de hidrogénio na forma de líquidos supercríticos. No Sistema Solar, estes planetas gigantes são representados por Urano e Neptuno. Os compostos de hidrogénio e hélio correspondem a 20% da massa, o que os distingue dos gigantes gasosos como Júpiter e Saturno (nestes a proporção de hidrogénio e hélio representa 80%).

13 Comments

  1. Cuidado com phys… Eles são algo obtusos com a pseudo-ciencia misturando propositadamente conteúdos fiáveis com idiotas ou manipulados.

  2. Do geito que o ser humano está tratando este planeta terra é óbvio que uma hr será feita uma faxina no planeta ou seja por este planeta chamado X ou qualquer outra catástrofe seja ela causada pelas leis do universo ou seja pelas mãos dos homens. É muita crueldade, ganância, poder, matança em nome de Ala ( Deus) esses absurdos.
    Na bíblia já diz sobre o tal dilúvio, nada impede de repetir novamente com o deslocamento do eixo terrestre.
    Sinceramente Deus sabe o que faz se foi permitido o Dilúvio, porque hj não seria.
    A terra treme em diversos lugares do mundo e cada ano que passa as tragédias aumentam, mesmo assim o ser humano acha que é o poderoso e eterno.
    Somos passageiros deste planeta ninguém Vive mais de 100 anos raras exceções.
    Este planeta X não precisa se aproximar muito da terra basta ele tirar alguns planetas de sua órbita para fazer uma bagunça aqui, a terra entra em confusão e começará a mover se deslocando.
    Onde a terra será água e onde é água se tornará terra.
    Muitas civilizações antiguissimas foram inundadas, na Net está cheio destas informações, e são reais.

    • “Do jeito que o ser humano está tratando este planeta terra é óbvio que uma hr será feita uma faxina no planeta” Verdade, a faxina ganho ate nome, Corona Vírus.

  3. “eixo do sétimo planeta do Sistema Solar ficou “de lado”, ao contrário de todo os outros planetas”. O que significa “de lado”? Se significar inclinado em relação ao plano da sua órbita então a Terra também tem o seu eixo de lado. Por esse motivo existem as estações do ano e a curiosidade de, no hemisfério norte, existir inverno (e o frio associado) quando a Terra está mais próxima do Sol!

    • Não ele quis dizer de lado porque netuno é o unico planeta que o eixo se deslocou 90 graus do seu eixo original a terra também colidiu la em sua formação ela tinha uma gêmea um pouco menor parte dessa gemea foi absorvida pela terra outra parte foi jogada no espaço e o resto é oq chamamos de lua

  4. Não ele quis dizer de lado porque urano é o unico planeta que o eixo se deslocou 90 graus do seu eixo original a terra também colidiu la em sua formação ela tinha uma gêmea um pouco menor parte dessa gemea foi absorvida pela terra outra parte foi jogada no espaço e o resto é oq chamamos de lua

  5. Na verdade nosso sistema solar é binário. Traduzindo, temos dois sóis. No entanto, o sol maior ofusca a observação do menor. A órbita do planeta X ou Nibiru é perpendicular ao solo, devido a atração exercida pelo segundo sol. Vocês irão descobrir isso em 2031. Boa zamirun!

  6. Muitos podem te medo mais um dia ele vai chegar e a gente não vai poder fazer nada Deus deixou a gente muito tempo aq tá na hora de dar outra chance a outro ser vivo cada um tem seu tempo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.