Há um planeta-destruidor no Sistema Solar (e pode ser o misterioso Planeta X)

Jacob A. Kegerreis/Durham University

Imagem da simulação computorizada mostra um objeto a colidir com Urano

Uma equipa de cientistas da Universidade de Durham, na Inglaterra, provou que há alguns mil milhões de anos de anos um planeta desconhecido, duas vezes maior que a Terra, colidiu com Urano. Esta colisão espacial pode explicar por que motivo o eixo do sétimo planeta do Sistema Solar ficou “de lado”, ao contrário de todo os outros planetas. 

Neste sentido, este corpo celeste que colidiu com Urano pode ser o nono planeta que os astrónomos têm procurado, tal como relata a Phys.org.

A hipótese sobre a colisão de Urano com um grande planetesimal – um corpo rochoso ou de gelo que se terá formado nos primórdios do Sistema Solar – foi proposta há várias décadas, mas nem toda a comunidade científica aceitou esta teoria. Foi apresentada uma versão diferente, segundo a qual o eixo de rotação de Urano foi “desequilibrado” por um grande satélite que depois desapareceu.

Os resultados das simulações levadas a cabo pela equipa de cientistas mostraram que a colisão e a “remodelação” de Urano – que poderá ter envolvido algumas rochas ou todas que atingiram o planeta – aconteceram num pequeno espaço de tempo, em apenas algumas horas. Entretanto, os astrónomos consideram que uma colisão com vários corpos celestes menores menos provável.

De acordo com os cientistas, o planeta que atingiu em Urano pode ainda estar a pairar no Sistema Solar e estaria muito além da órbita de Plutão, longe demais para que o possamos observar. Esta hipótese explicaria alguma das órbitas do planeta, indo ainda de encontro com a teoria de que existe um planeta ausente, o Planeta X, a orbitar o Sol.

A catástrofe planetária ocorreu há cerca de 3 a 4 mil milhões de anos, possivelmente ainda antes dos satélites de Urano se terem formado. Nessa altura, o gigante de gelo era um protoplaneta com um disco de gás e poeira, do qual surgiram subsequentemente as suas luas. A inclinação do eixo de Urano afetou a inclinação das órbitas de rotação dos satélites e a orientação dos seus próprios eixos.

A colisão levou também à formação de uma camada externa que mantém o calor dentro do planeta (a temperatura da tropopausa do gigante gasoso é de 216 graus Celsius negativos).

Os gigantes de gelo são uma classe de planetas compostos de amónia, metano e sulfeto de hidrogénio na forma de líquidos supercríticos. No Sistema Solar, estes planetas gigantes são representados por Urano e Neptuno. Os compostos de hidrogénio e hélio correspondem a 20% da massa, o que os distingue dos gigantes gasosos como Júpiter e Saturno (nestes a proporção de hidrogénio e hélio representa 80%).

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado com phys… Eles são algo obtusos com a pseudo-ciencia misturando propositadamente conteúdos fiáveis com idiotas ou manipulados.

  2. Do geito que o ser humano está tratando este planeta terra é óbvio que uma hr será feita uma faxina no planeta ou seja por este planeta chamado X ou qualquer outra catástrofe seja ela causada pelas leis do universo ou seja pelas mãos dos homens. É muita crueldade, ganância, poder, matança em nome de Ala ( Deus) esses absurdos.
    Na bíblia já diz sobre o tal dilúvio, nada impede de repetir novamente com o deslocamento do eixo terrestre.
    Sinceramente Deus sabe o que faz se foi permitido o Dilúvio, porque hj não seria.
    A terra treme em diversos lugares do mundo e cada ano que passa as tragédias aumentam, mesmo assim o ser humano acha que é o poderoso e eterno.
    Somos passageiros deste planeta ninguém Vive mais de 100 anos raras exceções.
    Este planeta X não precisa se aproximar muito da terra basta ele tirar alguns planetas de sua órbita para fazer uma bagunça aqui, a terra entra em confusão e começará a mover se deslocando.
    Onde a terra será água e onde é água se tornará terra.
    Muitas civilizações antiguissimas foram inundadas, na Net está cheio destas informações, e são reais.

  3. “eixo do sétimo planeta do Sistema Solar ficou “de lado”, ao contrário de todo os outros planetas”. O que significa “de lado”? Se significar inclinado em relação ao plano da sua órbita então a Terra também tem o seu eixo de lado. Por esse motivo existem as estações do ano e a curiosidade de, no hemisfério norte, existir inverno (e o frio associado) quando a Terra está mais próxima do Sol!

    • Não ele quis dizer de lado porque netuno é o unico planeta que o eixo se deslocou 90 graus do seu eixo original a terra também colidiu la em sua formação ela tinha uma gêmea um pouco menor parte dessa gemea foi absorvida pela terra outra parte foi jogada no espaço e o resto é oq chamamos de lua

  4. Não ele quis dizer de lado porque urano é o unico planeta que o eixo se deslocou 90 graus do seu eixo original a terra também colidiu la em sua formação ela tinha uma gêmea um pouco menor parte dessa gemea foi absorvida pela terra outra parte foi jogada no espaço e o resto é oq chamamos de lua

  5. Na verdade nosso sistema solar é binário. Traduzindo, temos dois sóis. No entanto, o sol maior ofusca a observação do menor. A órbita do planeta X ou Nibiru é perpendicular ao solo, devido a atração exercida pelo segundo sol. Vocês irão descobrir isso em 2031. Boa zamirun!

  6. Muitos podem te medo mais um dia ele vai chegar e a gente não vai poder fazer nada Deus deixou a gente muito tempo aq tá na hora de dar outra chance a outro ser vivo cada um tem seu tempo

RESPONDER

Após uma legislatura marcada por problemas éticos, ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …

"Lei dos primos" corre o risco de ser adiada para depois das eleições

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto. Na primeira versão, o PS …