Astrónomos estão cada vez mais perto de encontrar o misterioso Planeta X

Astrónomos receberam fotografias detalhadas do céu onde pode estar o nono planeta gigantesco do Sistema Solar. Têm “80% de certeza” de que conseguirão encontrá-lo nas imagens, caso exista realmente.

“Pela primeira vez, conseguimos passar sete dias a observar sem parar. Penso que se encontrarmos o Planeta X, vai estar escondido justamente nestes dados. As imagens cobrem 85% do céu onde poderá estar. Se realmente houver algo lá, as possibilidades da descoberta do planeta são de 95%“, afirmou o astrónomo Michael Brown.

No início de 2016, os astrónomos Michael Brown e Konstantin Batygin declararam ter conseguido calcular a localização do misterioso Planeta X, o nono planeta do Sistema Solar, que estaria localizado a 41 mil milhões de quilómetros do Sol e que pesa dez vezes mais do que a Terra. O nono planeta demoraria 14 mil anos para dar uma volta ao Sol.

Até hoje não há informações concretas sobre a existência e localização exata do planeta, além do movimento estranho dos planetas anões no Cinturão de Kuiper. Há também alguns dados sobre a possível órbita do corpo celeste, inclinado a 30 graus. As buscas pelo planeta ainda não tiveram sucesso, mas a área de procura já foi demarcada.

Em 2017,  Brown e Batygin começaram a procurar o Planeta X com ajuda do telescópio Subaru no arquipélago do Hawai, passando uma semana a observar a suposta órbita.

As primeiras tentativas de receber fotos não deram frutos por causa das condições climáticas desfavoráveis e problemas no funcionamento do observatório. Agora, os astrónomos procura encontrar nas imagens finalmente obtidas vestígios do planeta.

“O nosso principal problema principal será a própria Via Láctea, que entra parcialmente na zona de procura, onde há milhares de estrelas. O resplendor era tão brilhante que nem tentámos procurar o Planeta X nesta parte do céu”, explicou o investigador.

Entretanto, Brown e Batygin têm a certeza de que as suas hipóteses sobre a localização do planeta misterioso estão corretas, avaliando a possibilidade de existência do corpo celeste em 99,8%. Segundo os dois cientistas, não há explicações razoáveis das anomalias no comportamento dos planetas anões do Cinturão de Kuiper a não ser a teoria deles.

Se não conseguirem encontrar o Planeta X com os dados recebidos, em fevereiro de 2019, será realizada mais uma rodada de observações, no decorrer da qual os investigadores pretendem examinar a Via Láctea para encontrar o gigante gasoso.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E este planeta é composto de rocha, como a Terra, ou de gás? E as temperaturas são agradáveis? Qual mais ou menos o tamanho médio, comparando com o da Terra? Também, esse Planeta X orbita um formato de um oval, como víamos alguns dos vídeos sobre este tal planeta pelo YouTube, não é uma órbita circular, como vemos comumente.

    • Como o próprio artigo diz, no último parágrafo, trata-se de um planeta gigante gasoso. Não vemos comummente órbitas circulares, mas sim elípticas.

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …