Astrónomos estão cada vez mais perto de encontrar o misterioso Planeta X

Astrónomos receberam fotografias detalhadas do céu onde pode estar o nono planeta gigantesco do Sistema Solar. Têm “80% de certeza” de que conseguirão encontrá-lo nas imagens, caso exista realmente.

“Pela primeira vez, conseguimos passar sete dias a observar sem parar. Penso que se encontrarmos o Planeta X, vai estar escondido justamente nestes dados. As imagens cobrem 85% do céu onde poderá estar. Se realmente houver algo lá, as possibilidades da descoberta do planeta são de 95%“, afirmou o astrónomo Michael Brown.

No início de 2016, os astrónomos Michael Brown e Konstantin Batygin declararam ter conseguido calcular a localização do misterioso Planeta X, o nono planeta do Sistema Solar, que estaria localizado a 41 mil milhões de quilómetros do Sol e que pesa dez vezes mais do que a Terra. O nono planeta demoraria 14 mil anos para dar uma volta ao Sol.

Até hoje não há informações concretas sobre a existência e localização exata do planeta, além do movimento estranho dos planetas anões no Cinturão de Kuiper. Há também alguns dados sobre a possível órbita do corpo celeste, inclinado a 30 graus. As buscas pelo planeta ainda não tiveram sucesso, mas a área de procura já foi demarcada.

Em 2017,  Brown e Batygin começaram a procurar o Planeta X com ajuda do telescópio Subaru no arquipélago do Hawai, passando uma semana a observar a suposta órbita.

As primeiras tentativas de receber fotos não deram frutos por causa das condições climáticas desfavoráveis e problemas no funcionamento do observatório. Agora, os astrónomos procura encontrar nas imagens finalmente obtidas vestígios do planeta.

“O nosso principal problema principal será a própria Via Láctea, que entra parcialmente na zona de procura, onde há milhares de estrelas. O resplendor era tão brilhante que nem tentámos procurar o Planeta X nesta parte do céu”, explicou o investigador.

Entretanto, Brown e Batygin têm a certeza de que as suas hipóteses sobre a localização do planeta misterioso estão corretas, avaliando a possibilidade de existência do corpo celeste em 99,8%. Segundo os dois cientistas, não há explicações razoáveis das anomalias no comportamento dos planetas anões do Cinturão de Kuiper a não ser a teoria deles.

Se não conseguirem encontrar o Planeta X com os dados recebidos, em fevereiro de 2019, será realizada mais uma rodada de observações, no decorrer da qual os investigadores pretendem examinar a Via Láctea para encontrar o gigante gasoso.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E este planeta é composto de rocha, como a Terra, ou de gás? E as temperaturas são agradáveis? Qual mais ou menos o tamanho médio, comparando com o da Terra? Também, esse Planeta X orbita um formato de um oval, como víamos alguns dos vídeos sobre este tal planeta pelo YouTube, não é uma órbita circular, como vemos comumente.

    • Como o próprio artigo diz, no último parágrafo, trata-se de um planeta gigante gasoso. Não vemos comummente órbitas circulares, mas sim elípticas.

RESPONDER

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …

Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios. Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar …