/

Astrónomos estão cada vez mais perto de encontrar o misterioso Planeta X

2

Astrónomos receberam fotografias detalhadas do céu onde pode estar o nono planeta gigantesco do Sistema Solar. Têm “80% de certeza” de que conseguirão encontrá-lo nas imagens, caso exista realmente.

“Pela primeira vez, conseguimos passar sete dias a observar sem parar. Penso que se encontrarmos o Planeta X, vai estar escondido justamente nestes dados. As imagens cobrem 85% do céu onde poderá estar. Se realmente houver algo lá, as possibilidades da descoberta do planeta são de 95%“, afirmou o astrónomo Michael Brown.

No início de 2016, os astrónomos Michael Brown e Konstantin Batygin declararam ter conseguido calcular a localização do misterioso Planeta X, o nono planeta do Sistema Solar, que estaria localizado a 41 mil milhões de quilómetros do Sol e que pesa dez vezes mais do que a Terra. O nono planeta demoraria 14 mil anos para dar uma volta ao Sol.

Até hoje não há informações concretas sobre a existência e localização exata do planeta, além do movimento estranho dos planetas anões no Cinturão de Kuiper. Há também alguns dados sobre a possível órbita do corpo celeste, inclinado a 30 graus. As buscas pelo planeta ainda não tiveram sucesso, mas a área de procura já foi demarcada.

Em 2017,  Brown e Batygin começaram a procurar o Planeta X com ajuda do telescópio Subaru no arquipélago do Hawai, passando uma semana a observar a suposta órbita.

As primeiras tentativas de receber fotos não deram frutos por causa das condições climáticas desfavoráveis e problemas no funcionamento do observatório. Agora, os astrónomos procura encontrar nas imagens finalmente obtidas vestígios do planeta.

“O nosso principal problema principal será a própria Via Láctea, que entra parcialmente na zona de procura, onde há milhares de estrelas. O resplendor era tão brilhante que nem tentámos procurar o Planeta X nesta parte do céu”, explicou o investigador.

Entretanto, Brown e Batygin têm a certeza de que as suas hipóteses sobre a localização do planeta misterioso estão corretas, avaliando a possibilidade de existência do corpo celeste em 99,8%. Segundo os dois cientistas, não há explicações razoáveis das anomalias no comportamento dos planetas anões do Cinturão de Kuiper a não ser a teoria deles.

Se não conseguirem encontrar o Planeta X com os dados recebidos, em fevereiro de 2019, será realizada mais uma rodada de observações, no decorrer da qual os investigadores pretendem examinar a Via Láctea para encontrar o gigante gasoso.

ZAP // Sputnik

2 Comments

  1. E este planeta é composto de rocha, como a Terra, ou de gás? E as temperaturas são agradáveis? Qual mais ou menos o tamanho médio, comparando com o da Terra? Também, esse Planeta X orbita um formato de um oval, como víamos alguns dos vídeos sobre este tal planeta pelo YouTube, não é uma órbita circular, como vemos comumente.

    • Como o próprio artigo diz, no último parágrafo, trata-se de um planeta gigante gasoso. Não vemos comummente órbitas circulares, mas sim elípticas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.