Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar

Lance Hayashida / Caltech

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.

Os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram, num estudo publicado esta quarta-feira no The Astronomical Journal, que  acreditam ter descoberto um planeta distante, de grandes dimensões, no Sistema Solar.

Segundo os dois astrónomos, a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar é baseada em modelos matemáticos e simulações por computador, e não numa observação directa.

O corpo celeste, baptizado como “Planeta X“, terá uma massa cerca de dez vezes maior que a da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar – o mais distante do Sol, que orbita a nossa estrela a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.

O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10 mil e 20 mil anos a completar uma órbita à volta do Sol.

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Segundo os cientistas, o Planeta X será um gigante gasoso, semelhante a Úrano e Neptuno.

Durante muito tempo, Plutão foi considerado como o 9º planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse estatuto, tendo passado a ser considerado um planeta-anão em virtude do seu tamanho reduzido.

De acordo com Brown e Batygin, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional com possível origem num planeta oculto, um “perturbador massivo“, como o Planeta X.

Foi o próprio Mike Brown, em 2005, a descobrir a existência do planeta anão Eris,e  a propor em 2006 a desclassificação de Plutão para uma nova categoria de “planetas anões”.

O Planeta X será assim na realidade o 9º planeta do sistema solar, com uma massa cinco mil vezes maior que a de Plutão – e é no mínimo justo que tenha sido Brown a devolver-nos o planeta que subtraiu em 2006.

“Só dois planetas foram descobertos desde os tempos antigos. Este seria o terceiro”, afirmou Brown, em comunicado da Caltech, citado pela BBC.

“Isto significa que há uma parte significativa do nosso Sistema Solar por descobrir. É muito excitante”, diz Brown.

A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação visual com telescópios potentes, o Planeta X será o quinto maior do sistema Solar, depois de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A vossa própria notícia diz que “Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.”

    Como é que daí passam para o título “Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar”???? Onde é acreditar na possibilidade de existir” é igual a “descobrir!?

    …talvez seja burrice de propósito…

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …