Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar

Lance Hayashida / Caltech

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.

Os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram, num estudo publicado esta quarta-feira no The Astronomical Journal, que  acreditam ter descoberto um planeta distante, de grandes dimensões, no Sistema Solar.

Segundo os dois astrónomos, a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar é baseada em modelos matemáticos e simulações por computador, e não numa observação directa.

O corpo celeste, baptizado como “Planeta X“, terá uma massa cerca de dez vezes maior que a da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar – o mais distante do Sol, que orbita a nossa estrela a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.

O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10 mil e 20 mil anos a completar uma órbita à volta do Sol.

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Segundo os cientistas, o Planeta X será um gigante gasoso, semelhante a Úrano e Neptuno.

Durante muito tempo, Plutão foi considerado como o 9º planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse estatuto, tendo passado a ser considerado um planeta-anão em virtude do seu tamanho reduzido.

De acordo com Brown e Batygin, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional com possível origem num planeta oculto, um “perturbador massivo“, como o Planeta X.

Foi o próprio Mike Brown, em 2005, a descobrir a existência do planeta anão Eris,e  a propor em 2006 a desclassificação de Plutão para uma nova categoria de “planetas anões”.

O Planeta X será assim na realidade o 9º planeta do sistema solar, com uma massa cinco mil vezes maior que a de Plutão – e é no mínimo justo que tenha sido Brown a devolver-nos o planeta que subtraiu em 2006.

“Só dois planetas foram descobertos desde os tempos antigos. Este seria o terceiro”, afirmou Brown, em comunicado da Caltech, citado pela BBC.

“Isto significa que há uma parte significativa do nosso Sistema Solar por descobrir. É muito excitante”, diz Brown.

A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação visual com telescópios potentes, o Planeta X será o quinto maior do sistema Solar, depois de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A vossa própria notícia diz que “Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.”

    Como é que daí passam para o título “Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar”???? Onde é acreditar na possibilidade de existir” é igual a “descobrir!?

    …talvez seja burrice de propósito…

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …