Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar

Lance Hayashida / Caltech

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.

Os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram, num estudo publicado esta quarta-feira no The Astronomical Journal, que  acreditam ter descoberto um planeta distante, de grandes dimensões, no Sistema Solar.

Segundo os dois astrónomos, a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar é baseada em modelos matemáticos e simulações por computador, e não numa observação directa.

O corpo celeste, baptizado como “Planeta X“, terá uma massa cerca de dez vezes maior que a da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar – o mais distante do Sol, que orbita a nossa estrela a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.

O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10 mil e 20 mil anos a completar uma órbita à volta do Sol.

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Segundo os cientistas, o Planeta X será um gigante gasoso, semelhante a Úrano e Neptuno.

Durante muito tempo, Plutão foi considerado como o 9º planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse estatuto, tendo passado a ser considerado um planeta-anão em virtude do seu tamanho reduzido.

De acordo com Brown e Batygin, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional com possível origem num planeta oculto, um “perturbador massivo“, como o Planeta X.

Foi o próprio Mike Brown, em 2005, a descobrir a existência do planeta anão Eris,e  a propor em 2006 a desclassificação de Plutão para uma nova categoria de “planetas anões”.

O Planeta X será assim na realidade o 9º planeta do sistema solar, com uma massa cinco mil vezes maior que a de Plutão – e é no mínimo justo que tenha sido Brown a devolver-nos o planeta que subtraiu em 2006.

“Só dois planetas foram descobertos desde os tempos antigos. Este seria o terceiro”, afirmou Brown, em comunicado da Caltech, citado pela BBC.

“Isto significa que há uma parte significativa do nosso Sistema Solar por descobrir. É muito excitante”, diz Brown.

A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação visual com telescópios potentes, o Planeta X será o quinto maior do sistema Solar, depois de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A vossa própria notícia diz que “Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.”

    Como é que daí passam para o título “Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar”???? Onde é acreditar na possibilidade de existir” é igual a “descobrir!?

    …talvez seja burrice de propósito…

RESPONDER

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …

Clube alemão vendeu 100 mil bilhetes para um jogo contra um "adversário invisível"

O Lokomotive Leipzig, da quarta divisão alemã, vendeu mais de 100 mil bilhetes virtuais a um euro cada para um jogo contra um "adversário invisível", a realizar no próximo dia 8 de Maio. A venda de …