Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar

Lance Hayashida / Caltech

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin

Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.

Os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram, num estudo publicado esta quarta-feira no The Astronomical Journal, que  acreditam ter descoberto um planeta distante, de grandes dimensões, no Sistema Solar.

Segundo os dois astrónomos, a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar é baseada em modelos matemáticos e simulações por computador, e não numa observação directa.

O corpo celeste, baptizado como “Planeta X“, terá uma massa cerca de dez vezes maior que a da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar – o mais distante do Sol, que orbita a nossa estrela a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.

O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10 mil e 20 mil anos a completar uma órbita à volta do Sol.

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Segundo os cientistas, o Planeta X será um gigante gasoso, semelhante a Úrano e Neptuno.

Durante muito tempo, Plutão foi considerado como o 9º planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse estatuto, tendo passado a ser considerado um planeta-anão em virtude do seu tamanho reduzido.

De acordo com Brown e Batygin, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional com possível origem num planeta oculto, um “perturbador massivo“, como o Planeta X.

Foi o próprio Mike Brown, em 2005, a descobrir a existência do planeta anão Eris,e  a propor em 2006 a desclassificação de Plutão para uma nova categoria de “planetas anões”.

O Planeta X será assim na realidade o 9º planeta do sistema solar, com uma massa cinco mil vezes maior que a de Plutão – e é no mínimo justo que tenha sido Brown a devolver-nos o planeta que subtraiu em 2006.

“Só dois planetas foram descobertos desde os tempos antigos. Este seria o terceiro”, afirmou Brown, em comunicado da Caltech, citado pela BBC.

“Isto significa que há uma parte significativa do nosso Sistema Solar por descobrir. É muito excitante”, diz Brown.

A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação visual com telescópios potentes, o Planeta X será o quinto maior do sistema Solar, depois de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A vossa própria notícia diz que “Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.”

    Como é que daí passam para o título “Astrónomos encontram um novo planeta (gigante) no Sistema Solar”???? Onde é acreditar na possibilidade de existir” é igual a “descobrir!?

    …talvez seja burrice de propósito…

RESPONDER

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas, cresce o risco de chumbo do OE e de crise política

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …