/

Descobertos quatro candidatos ao “Planeta Nove” do Sistema Solar

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma intensa investigação de três dias resultou em quatro possíveis candidatos ao “Planeta Nove” do nosso Sistema Solar. A caça ao “planeta gigante gelado hipotético” faz parte de um projeto do Zooniverse, transmitido no Stargazing Live, da BBC.

O projeto foi realizado no Observatório de Siding Spring, da Universidade Nacional Australiana (ANU).

Cerca de 60 mil pessoas de todo o mundo participaram na investigação, que resultou em quatro possíveis candidatos para o Planeta Nove e ajudou a classificar mais de quatro milhões de outros corpos celestes. Os participantes usaram dados do telescópio SkyMapper do Siding Spring.

O projeto foi liderado pelo cientista Brad Tucker, da ANU, cuja equipa concordou que, independentemente de uma das quatro possibilidades ser, de facto, o misterioso Planeta Nove, o valor científico do projeto foi certamente comprovado.

O astrónomo Mike Brown, da Caltech, já divulgou seu apoio ao projeto. “Eu só gostaria de dizer: vocês arrasam. Ficaríamos emocionados se vocês encontrassem o Planeta Nove!”, escreveu o especialista no Twitter.

Pistas espaciais

Em 2016, Brown e o seu colega Konstantin Batygin descobriram que as órbitas de alguns corpos celestes no Cinturão de Kuiper estavam a ser influenciadas por um corpo maciço. Esta foi uma prova indireta de que existe um grande planeta do tamanho de Neptuno no nosso Sistema Solar, para lá de Plutão.

No entanto, procurar este planeta misterioso tem desafios significativos. Por um lado, este “Planeta Nove” é provavelmente mil vezes mais difícil de observar do que Plutão.

“Com a ajuda de dezenas de milhares de voluntários que examinaram centenas de milhares de imagens capturadas pelo SkyMapper conseguimos realizar quatro anos de análise científica em menos de três dias. Um desses voluntários, Toby Roberts, fez 12 mil classificações”, afirmou Tucker, em entrevista ao Universe Today.

A equipa da ANU vai continuar esta investigação para tentar confirmar se um dos objetos espaciais é, de facto, o Planeta Nove. Por enquanto, os especialistas estão a pedir aos cidadãos que continuem a ajudar.

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.