Placa em homenagem à Princesa Diana vai ser colocada fora do apartamento em que morava antes de casar

Diana, a princesa de Gales, vai ser homenageada com uma placa azul fora do apartamento no oeste de Londres onde morava antes de se casar com o príncipe Carlos.

De acordo com a CNN, a English Heritage, que administra mais de 400 casas e monumentos históricos, vai instalar a placa naquele que seria o 60º aniversário de Diana.

A placa vai estar localizada fora de Coleherne Court, um bloco de apartamentos em South Kensington onde Diana morou com amigas entre 1979 e 1981. Diana deixou o apartamento depois de ficar noiva do príncipe Carlos.

O irmão de Diana, Charles Spencer, agradeceu à organização pela placa esta quinta-feira no Twitter, divulgando o desenho da placa e uma fotografia da sua criação. “Que bom que esta placa azul será erguida fora de Coleherne Court”, escreveu, considerando o prédio “um lugar tão feliz para Diana”.

 

“Esperamos que a nossa placa para Diana, Princesa de Gales seja muito popular”, disse Anna Eavis, diretora curatorial do English Heritage, em comunicado. “Ela foi uma inspiração e um ícone cultural para muitos, aumentando a consciencialização sobre questões como as minas terrestres e os sem-abrigo, e ajudando a desestigmatizar doenças como VIH, hanseníase e depressão”.

“Parece adequado erguer uma placa comemorativa do seu trabalho e influência no que teria sido o seu 60º aniversário”, acrescentou.

Diana foi regularmente fotografada do lado de fora de Coleherne Court depois de se descobrir que namorava com o príncipe Charles. O prédio fica numa rua residencial em South Kensington e a uma curta caminhada do Palácio de Kensington – a propriedade real em que Diana acabaria por morar – e da sua fonte memorial no Hyde Park, que foi inaugurada sete anos depois de morrer num acidente de carro em 1997.

As placas azuis comemoram lugares em Londres onde pessoas historicamente importantes viveram ou trabalharam. Mais de 950 placas oficiais são exibidas em torno da capital do Reino Unido, mas a grande maioria é dedicada a homens e a English Heritage tem procurado corrigir o desequilíbrio de género nos últimos anos.

Diana é uma das seis mulheres homenageadas com novas placas azuis. Outras incluem a estilista britânica Jean Muir, a cristalógrafa irlandesa e ativista anti-guerra Kathleen Lonsdale e Ellen Craft, que escapou da escravidão na Geórgia.

Em 2018, apenas 14% das placas azuis da English Heritage eram dedicadas às mulheres.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não se percebe muito bem onde irá ficar a placa azul: fora de Colehern Court? Ou antes, no exterior do apartamento de Colehern Court onde Diana viveu? Há aqui qualquer incoerência.

RESPONDER

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …