/

PJ faz novas buscas na Fundação O Século

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

A Polícia Judiciária voltou, esta segunda-feira, a realizar buscas nas instalações da Fundação O Século, em São Pedro do Estoril, concelho de Cascais.

A Polícia Judiciária já tinha realizado buscas à fundação a 4 de janeiro por suspeitas de peculato e abuso de poder cometidos por alguns elementos da instituição. Na altura das primeiras diligências da Unidade de Combate à corrupção da PJ não houve constituição de arguidos.

Em comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, divulgado nesse dia, o Ministério Público indicou que havia suspeita da prática de peculato e de abuso de poder desde 2012 e que, nas buscas, tinha sido apreendida “documentação contabilística/financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação”.

De acordo com o Correio da Manhã, o presidente da fundação, Emanuel Martins, e vice-presidente, João Ferreirinho, já foram constituídos arguidos. Na altura das primeiras buscas, o mesmo jornal avançou que há suspeitas de que os dirigentes tenham usado cartões de crédito da instituição para pagar despesas pessoais, viagens e jantares e ainda a contratação abusiva de familiares para cargos na instituição.

Ainda segundo o CM, na passada quinta-feira, o conselho de administração da fundação caiu, na sequência da demissão de três dos cinco administradores, mantendo-se apenas o presidente e respetivo vice.

O processo encontra-se na 3.ª Secção do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) de Sintra, da Comarca de Lisboa Oeste.

Segundo a página oficial, a fundação O Século tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sócio-cultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.