Morte de família em Sabrosa investigada. Gerador pode ter sido a causa

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Elementos da polícia à entrada da casa onde cinco pessoas morreram

A morte de cinco pessoas, três adultos e duas crianças, em Fermentões, no concelho de Sabrosa, Vila Real, está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ). Suspeita-se de uma intoxicação por monóxido de carbono numa casa sem “condições mínimas”.

As cinco vítimas – Maria Helena Vieira, de 44 anos, e o marido, António José Vieira, de 48 anos, o irmão gémeo deste, Carlos Vieira, e as filhas do casal, Beatriz, de 8 anos, e Catarina, de 14 anos – foram encontradas neste domingo, acreditando-se que terão morrido durante a madrugada de sábado, conforme revelou o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros.

As vítimas foram encontradas em dois quartos e na sala que fazia também de cozinha. A casa estava em obras. O casal trabalhava numa quinta no Douro, e ficava na residência durante o fim-de-semana, aproveitando para fazer as obras. O irmão gémeo do pai de família costumava passar esse período na habitação.



O comandante dos bombeiros de Sabrosa repara, em  declarações divulgadas pelo Público, que a casa “não tinha condições mínimas”. “É inacreditável. As divisões são minúsculas, cheias de remendos, de material de construção”, salienta José Barros, notando que “não achava possível alguém viver daquela forma”.

As condições da habitação podem estar intimamente relacionadas com as mortes, segundo acredita o comandante dos bombeiros, frisando contudo que “não há certezas quanto às causas das mortes“.

Uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou à agência Lusa que as cinco mortes se devem a uma intoxicação por inalação de monóxido de carbono, devido a um gerador a gasolina que seria guardado no interior da casa.

Mas uma fonte da direcção da PJ ouvida pelo Correio da Manhã afastou esta possibilidade, notando que deverá tratar-se antes de um envenenamento com cogumelos.

O comandante dos bombeiros de Sabrosa não acredita nesta hipótese, considerando ao Público que “eram pessoas da terra, que conheciam bem os cogumelos“.

O presidente da Câmara de Sabrosa, Domingos Carvas, fala de uma situação “dramática”. e de “uma desgraça para a família, para a povoação, para o município”. O autarca espera também que o caso “sirva de alerta”, independentemente de ter sido devido à ingestão de cogumelos ou à inalação de monóxido de caborno.

A Junta de Freguesia está a prestar apoio psicológico, através do INEM e da Câmara, a familiares e amigos das vítimas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …