PJ deteve 10 empresários suspeitos de fraude fiscal em empresas de mobiliário

Allysse Riordan / Flickr

-

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quarta-feira 10 empresários de Paredes e Paços de Ferreira suspeitos de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a PJ refere que os detidos “serviam-se da emissão de faturas de favor, sem qualquer transação que as fundamente, com o objetivo de aumentar ficticiamente os custos e consequente não liquidação, entrega ou pagamento da prestação tributária devida, bem como evitar declarar vantagens patrimoniais”.

A força policial acrescenta que a atividade contava com a colaboração de uma empresa de contabilidade.

A polícia acrescenta que as condutas dos suspeitos “causaram diminuição das receitas tributárias em montante ainda não apurado, na que se antevê ser na ordem de vários milhões de euros, tendo tais ganhos ilícitos sido branqueados em sociedades criadas com esse propósito”.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 38 e os 61 anos e vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

A operação policial da Diretoria do Norte da PJ foi realizada no âmbito de um inquérito do Ministério Público de Paredes, da Comarca de Porto Este.

Segundo o comunicado, a investigação tem sido desenvolvida pela Polícia Judiciária, em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, contando ainda com a intervenção do Gabinete de Recuperação de Ativos da Polícia Judiciária.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …