Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho.

Ao que o jornal online Observador apurou, a PJ está desde o início da manhã desta terça-feira a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa. Os inspetores estão a recolher documentos e a analisar computadores em dois edifícios, no Campo Grande, onde está instalado o departamento de Gestão Urbanística.

Segundo a SIC Notícias, o principal alvo das buscas da PJ será o antigo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, que ocupou o cargo entre 2007 e 2019. Nesse ano, o então vereador pediu a demissão, tendo sido substituído por Ricardo Veludo.

Em comunicado, citado pelo mesmo jornal digital, a câmara lisboeta confirmou as buscas “nas instalações da autarquia no Campo Grande e Paços do Concelho” e explicou que as diligências estão relacionadas com várias denúncias, incluindo uma “participação ao Ministério Público pelo próprio município na empreitada na Segunda Circular cancelada pela autarquia”.

Em causa estarão vários processos urbanísticos, relacionados com o Hospital da Luz, a Torre da Avenida Fontes Pereira de Melo, a Petrogal, o Plano de Pormenor da Matinha, a Praça das Flores, a Operação Integrada de Entrecampos, o Edifício Continente, as Twin Towers e o Convento do Beato. Mas também empreitadas como a da Segunda Circular, de São Pedro de Alcântara e da Piscina Penha de França.

A autarquia recorda, na mesma nota, que “tanto a empreitada anulada pelo Município na Segunda Circular, como a Torre de Picoas e Hospital da Luz, já tinha sido adiantado pela Procuradoria-Geral da República estarem a ser alvo de investigação, ao jornal Público, em 18 de julho de 2017″.

“As diligências hoje efetuadas são as primeiras que a Câmara tem conhecimento sobre estes processos”, reforçou ainda a autarquia liderada pelo socialista Fernando Medina, citada pela RTP, acrescentando que “facultou toda a documentação e prestou toda a colaboração ao Ministério Público e PJ”.

Entretanto, em comunicado, a PJ anunciou que “estarão em causa suspeitas da prática de crimes cometidos no exercício de funções públicas, relacionados com a área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências”.

Designada Operação Olissipus, a ação da PJ foi realizada no âmbito de oito inquéritos dirigidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa – 1.ª Secção, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com o apoio da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática, juntamente com magistrados do Ministério Público.

Foram executados “28 mandados de busca, 10 buscas domiciliárias e 18 não domiciliárias, visando a recolha de documentação relacionada com suspeitas de práticas criminosas, sob investigação”, lê-se ainda.

“A ação desenvolveu-se em Lisboa, Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor, contando com a participação de seis magistrados do Ministério Público e de 90 inspetores e peritos da Polícia Judiciária”, indicou a PJ.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As grandiosas fachadas dos ilustres enegrecem-se à medida que se ilumina a sua alma.
    Há que lhes iluminar a alma, portanto.

RESPONDER

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …