PJ abre inquérito à maior fuga de informação de sempre em Portugal

Nos últimos anos, piratas informáticos roubaram milhões de dados em Portugal, levando a PJ a abrir um inquérito após as denúncias da revista Sábado.

Milhares de endereços de emails e respetivas passwords de funcionários públicos, quadros de bancos, grandes empresas e clubes de futebol circulam pelo ladro negro da Internet, a Deep Web.

A denúncia foi feita por uma investigação da revista Sábado, que levou a Polícia Judiciária a abrir um inquérito.

Segundo os documentos a que a revista teve acesso, as informações pessoais concentram-se em duas “listas gigantescas” e dizem respeito a várias áreas sensíveis da administração pública: ministérios, Forças Armadas, Parlamento, Ministério Público, Polícia Judiciária (PJ), juízes, Autoridade Tributária, Comissão Nacional de Eleições, bancos, hospitais, transportadoras, sociedades de advogados, empresas do PSI-20 e órgãos de comunicação social.

Os dados terão sido recolhidos ao longo dos últimos anos em ataques a redes sociais e outros sites que implicam registo com email e password. As duas listas estão a circular com as designações “Exploit.in” e “Anti-Public” e é possível encontrá-las através de um software específico. A compilação terá sido feita em meados de 2016, mas só começou a ser detetada em maio de 2017.

No total, as duas listas agregam mais de mil milhões de endereços de email com as respetivas passwords.

O objetivo dos piratas informáticos será recolher as passwords usadas para entrar numa rede social e a partir daí entrar directamente no email e aceder à informação lá guardada.

Só em domínios portugueses a Sábado contou um milhão de entradas num ficheiro com mais de 20 mil páginas e que afetou vários sectores do Governo.

A revista conta haver pelo menos 1046 emails com o domínio gov.pt,, dos quais 15 pertenceram ao gabinete de José Sócrates e Pedro Passos Coelho. 42 são da Presidência do Conselho de Ministros, 36 do Ministério da Defesa Nacional, 99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros e 330 do Governo Regional dos Açores.

Há também casos de várias empresas que controlam setores estratégicos nos transportes e energia: na TAP existem 732 emails listados, na EDP são mais de mil e na CP e REN foram 224 e 119, respetivamente.

Também foi afetado o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, organismo responsável pela rede que serve o executivo e o apoia nas comunicações e nos sistemas de informação e que arquiva negócios de segurança e defesa nacional, como a compra de material militar e comunicações entre gabinetes governativos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …