Afinal, uma pintura “falsa” de Rembrandt guardada numa cave há décadas pode ser verdadeira

Ashmolean Museum / University of Oxford

Os especialistas acreditam que uma pintura de Rembrandt que se pensava ser falsa e que foi guardada numa cave durante décadas pode, afinal, ser verdadeira.

A pintura “Head of a Bearded Man” foi deixada ao Ashmolean Museum da Oxford University em 1951, mas o Rembrandt Research Project, uma autoridade importante nas obras do pintor holandês, determinou, em 1982, que era apenas uma entre várias cópias.

Agora, de acordo com a CNN, um especialista disse que o painel de madeira no qual foi pintado veio da mesma árvore usada para as pinturas “Andrómeda Acorrentada às Rochas”, de Rembrandt, e “Retrato da Mãe de Rembrandt”, de Jan Lievens, – duas obras datadas de 1630 que foram pintadas quando os dois artistas estavam a trabalhar em Leiden.

O retrato é uma das várias obras rejeitadas de Rembrandt que foram recentemente reatribuídas ao artista. Isso significa que a pequena pintura provavelmente veio da oficina de Rembrandt e pode até ter sido feita pelo próprio mestre holandês.

Peter Klein, um especialista em datação de árvores, analisou os anéis de crescimento da árvore para determinar quando foi derrubada. “A Head of a Bearded Man do Ashmolean foi pintada num painel que veio de um carvalho na região do Báltico, derrubado entre 1618 e 1628 e usado em duas obras conhecidas de Rembrandt e Lievens”, disse, em comunicado.

A pintura retrata um homem idoso com o olhar abatido, o que o museu diz ser típico do trabalho de Rembrandt na época. Uma etiqueta impressa colada na parte de trás da pintura foi cortada de um catálogo de uma casa de leilões de Paris de fevereiro de 1777. Lê-se: “Head of a Bearded Man, pintada por Rembrandt. Cor muito (realista / fiel à natureza?); Altura , 15 cm por 12,7 de largura”.

A pintura será exibida no museu este mês como parte da exposição “Jovem Rembrandt” e será analisada posteriormente para determinar a sua origem exata. “O exame desta pequena pintura sugere que antes da primeira fotografia conhecida (publicada em 1936), toques de tinta foram adicionados por uma mão desconhecida que interrompeu consideravelmente a ilusão subtil de profundidade e movimento”, disse o curador Jevon Thistlewood, em comunicado. “Quando a exposição encerrar, iniciaremos o processo de restauração da pintura e mal podemos esperar para ver o que encontramos”.

Um artista notoriamente prolífico durante a chamada Idade de Ouro Holandesa, Rembrandt van Rijn produziu centenas de pinturas e gravuras durante a sua vida, resultando em numerosas disputas de atribuição.

O “Retrato de um Homem (O Leiloeiro)”, do Metropolitan Museum, e “Polish Rider”, da Frick Collection, estão entre os que ainda são debatidos no mundo da arte. Uma série de pinturas estão agora a ser reconsideradas como peças autênticas de Rembrandt com análises recentes a derrubar décadas de suposições sobre algumas obras.

Em 2014, uma pintura adquirida pelo National Trust do Reino Unido revelou-se um autorretrato genuíno após uma análise técnica ter respondido a questões de longa data sobre a assinatura e a qualidade.

Um ano depois, o museu holandês Mauritshuis declarou que a sua controversa pintura, “Saul e David”, era genuína após oito anos de investigação.

Em fevereiro, um pequeno museu da Pensilvânia declarou que uma obra do século XVII chamada “Retrato de uma jovem”, por muito tempo considerada o trabalho de alguém do estúdio de Rembrandt, era do próprio mestre holandês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …