/

Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico

Allentown Art Museum

O Museu de Arte de Allentown, no estado norte-americano da Pensilvânia, acaba de descobrir que tem no seu acervo uma obra autêntica de Rembrandt (1606-1669), 60 anos depois de esta ter sido doada à instituição.

Foi em meados de 1961 que o magnata norte-americano Samuel Kress decidiu doar o “Retrato de uma jovem” ao museu da sua terra natal, conta o jornal espanhol ABC.

Trata-se de uma obra do século XVII, que retrata uma mulher de bochechas coradas, com roupas finas e jóias delicadas. Na época, a pintura foi atribuída ao pintor holandês, mas os especialistas acabaram por considerar que a obra era de um dos seus discípulos.

Em 2018, o museu norte-americano decidiu enviar o quadro ao Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova Iorque para uma restauração de rotina e acabou por descobrir que se tratava de uma obra autêntica de Rembrandt.

Sob camadas de tinta e verniz em tons escuros, típicos dos artistas da época, os especialistas encontraram traços das pinceladas do holandês.

“Agora, podemos vê-lo com novos olhos (…) Há um brilho que estava obscurecido. E está a tornar-se tudo relevante, tendo em conta a atenção académica que esta a receber”, disse Elaine Mehalakes, uma das responsáveis do museu, ao portal Artnet News.

Acredita-se que a obra em causa seja uma pintura da irmã de Rembrandt.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, o museu vai celebrar a descoberta do quadro com uma exposição sobre o título “Rembrandt Revealed”. A mostra, que decorrerá entre 7 de junho e 1 de novembro deste ano, mostrará ao público como é que a Ciência e as etapas de conservação de arte ajudaram a descobrir a autoria da obra.

O holandês Rembrandt é considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia, sendo também um dos mais importante entre os artistas da Holanda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.