Autorretrato de Rembrandt vendido em leilão por 16 milhões de euros

(dr) Sotheby's

“Autorretrato Usando um Colar e Chapéu Preto” (1632), de Rembrandt.

Um autorretrato de Rembrandt foi hoje vendido por 14,5 milhões de libras (16 milhões de euros) num leilão virtual da Sotheby’s, um novo recorde para um autorretrato do pintor holandês.

A Sotheby’s informou que o “Autorretrato Usando um Colar e Chapéu Preto”, de 1632, recebeu seis licitações. O último autorretrato de Rembrandt a aparecer em leilão foi vendido em 2003, por 6,9 milhões de libras esterlinas.

O quadro hoje vendido é um dos únicos três autorretratos do pintor que se encontram nas mãos de privados. A venda fez parte de um leilão ‘online’ com obras que abrangem cinco séculos de história da arte, de Rembrandt a Picasso, Joan Miró e Banksy.

“Com a mudança do calendário mundial de arte global, também nós aproveitámos a oportunidade para fazer as coisas de forma diferente”, disse a presidente da Sotheby’s Europe, Helena Newman. O leilão serve para “uma nova geração de colecionadores [que] mostram menor preocupação com as categorias do mercado de arte tradicional do passado”, acrescentou.

Entre as pinturas mais valiosas incluem-se “Peinture (Femme au Chapeau Rouge)” (“Mulher de Chapéu Vermelho”), de Miró, datada de 1927, com um valor de venda estimado entre os 20 milhões e os 30 milhões de libras.

O leilão inclui também um tríptico de Banksy, chamado “Vista do Mar Mediterrâneo”, pintado em 2017. Apresentado em elaboradas molduras tradicionais, tem desenhado coletes salva-vidas cor de laranja e alude às vidas perdidas no mar, durante a crise da imigração europeia.

As receitas das três pinturas de Banksy, que se espera venham a arrecadar entre um milhão e um milhão e meio de libras, destinam-se a angariar dinheiro para um hospital para crianças, em Belém, na Cisjordânia.

Desde a sua criação, em 2017, o tríptico foi exibido em Belém, na Cisjordânia, no hotel The Walled Off, inaugurado pelo próprio artista, onde todos os quartos estão virados para o muro de separação da Palestina, construído por Israel.

A Sotheby’s London adianta que cerca de dois terços das obras à venda nunca tinham estado antes em leilão. Entre as restantes obras, a maioria tinha estado fora do mercado durante duas décadas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …