Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa esta segunda-feira.

De acordo com o filho, o também artista Francisco Van der Saramago, o pai estava internado no Hospital de Vila Franca de Xira, com complicações renais e infetado com covid-19, e “o seu estado frágil agravou-se nos últimos dias”, vindo a morrer às 22h30 de sábado.

O funeral do artista plástico ribatejano irá ser realizado esta segunda-feira, às 16h00, numa cerimónia no cemitério de Vale da Pinta, no Cartaxo, distrito de Santarém, de onde era natural.

Francisco Gaia nasceu na freguesia de Vale da Pinta em 12 de maio de 1933 e realizou a primeira exposição em 1951, aos 18 anos.

Nos anos 1960, saiu de Portugal face à ditadura do regime salazarista e viveu em Angola, Moçambique e África do Sul, onde trabalhou como pintor e decorador antes de se fixar em Paris.

Na capital francesa, a partir de 1965, conviveu com artistas modernistas como Pablo Picasso, com quem trabalhou entre 1965 e 1970, segundo os dados biográficos da sua página online.

Em 1970, o pintor, cuja obra se enquadra no expressionismo abstrato, mudou-se para Haia, nos Países Baixos, onde frequentou a Academia de Pintura Moderna, licenciando-se em Artes Plásticas.

O seu trabalho está representado em várias coleções particulares, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Chile, Panamá, Peru, Itália, Brasil, Paquistão e Canadá nos Estados Unidos, onde, no Museu Guggenheim de Nova Iorque, está representado com a obra “Desastres da Guerra de 1945″, também de acordo com aquela biografia.

Das exposições realizadas contam-se, entre outras, em Nova Iorque, pela Artbox Project New York, na Galeria Chevening, nos Países Baixos, na Casa Bocage de Setúbal, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, na Fundação Ricardo Espírito Santos Silva, Galeria de Arte do Casino Estoril, na Galeria Arte Velasquez, em Valladolid, Espanha, e na Bienal Internacional de Guebre, em França.

Francisco Van der Saramago disse à agência Lusa que está em preparação um projeto de criação de um espaço museológico dedicado a Francisco Gaia em Vale da Pinta, em colaboração com a junta de freguesia local.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …