Pinto da Costa ilibado de corrupção no Apito Final

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, em reunião realizada esta terça-feira, arquivar um dos processos do “Apito Final”, ilibando o presidente do FC Porto e o árbitro Jacinto Paixão das acusações de corrupção.

O presidente portista, Pinto da Costa, foi ilibado da acusação de corrupção na forma tentada, enquanto o árbitro Jacinto Paixão e os seus assistentes, José Chilrito e Manuel Quadrado, foram ilibados de corrupção na forma consumada, revelou à Agência Lusa fonte da FPF.

Esta decisão já era aguardada, depois de o Tribunal Administrativo de Lisboa ter considerado no início do corrente ano que os factos apreciados com base nas escutas telefónicas nos processos disciplinares em causa não tinham validade, anulando a decisão proferida pelos órgãos jurisdicionais da FPF.

A decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, para o qual Pinto da Costa recorreu, devolveu os processos ao Conselho de Justiça, o qual, sendo um órgão de recurso, fê-los baixar ao CD para que os pudesse reapreciar expurgados das escutas telefónicas.

Uma vez que todas as provas produzidas foram sustentadas unicamente pelas escutas telefónicas, o CD decidiu arquivar os processos em causa relacionados com o chamado “Apito Dourado”, designação assumida pelo Ministério Público, mais tarde alterada pelo presidente do CD para “Apito Final”.

Não restou outra alternativa ao CD senão arquivá-los”, explicou à Agência Lusa a mesma fonte federativa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente "Isaltino Inovar Oeiras de Volta" liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu …

"Ela fez-nos a vida negra". Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

"Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito." As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, …

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Fez-se história em Marte. Perseverance transformou CO2 em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …