Pinto da Costa arguido no caso que investiga crimes na noite do Porto

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, terá sido constituído arguido no âmbito da Operação Fénix, que investiga uma rede de segurança ilegal e de extorsão que dominava a noite do Porto.

Correio da Manhã avança que “Pinto da Costa responde por ‘gorilas’ ilegais” e que arrisca ir a julgamento no caso que envolve ainda o vice-presidente do FC Porto, Antero Henriques.

O diário assegura ainda que a segurança a Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, também está a ser investigada pela PSP de Lisboa.

A Operação Fénix tem no epicentro a empresa de segurança SPDE, de Eduardo Silva, que terá feito pessoalmente vários serviços de guarda-costas a Pinto da Costa, sem ter a devida licença para isso.

Eduardo Silva – conhecido na noite do Porto com o”Edu” ou “Maestro” – é visto pelos investigadores da operação como o líder de um grupo violento que se impôs entre os donos de discotecas e bares da Invicta recorrendo a ameaças, com vista a impor os seus serviços de segurança.

Em causa estão os crimes de associação criminosa, de segurança privada ilegal, de coacção, de extorsão e de ofensas à integridade física.

A SPDE é também a empresa responsável pela segurança no Estádio do Dragão.

Eduardo Silva, de 42 anos, é visto pelos investigadores como uma figura com “um poder sem precedentes”, fruto da “cada vez maior proximidade ao presidente do clube portista”, relata o Sol.

O semanário sublinha ainda a “cumplicidade” entre o segurança e Antero Henriques, frisando que este era “o principal interlocutor de ‘Edu’ no clube”.

Antero Henriques também foi constituído arguido no caso, depois de buscas à sua residência onde foram encontrados 70 mil euros em notas.

Os investigadores suspeitam que o vice-presidente do FC Porto, que é apontado como o provável sucessor de Pinto da Costa, encomendava à SPDE a vigilância de jogadores e de funcionários do clube e ainda a cobrança de dívidas e extorsões.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Estes do mundo do futebol são outros. É um mundo de MAFIA, e de TUDO o MAIS…
    é dinheiro fácil. Já é tempo e mais que tempo de se fazer justiça de controlar este tipo de gentalha.

  2. gorilas ?????,deixa-me rir
    quem são os que acompanham o sócrates,bruno carvalho,p.costa,
    luis f. vieira, a maior parte dos solicitadores,cobranças dificeis,e alguns ex governantes.

  3. Só agora… à 10 anos que ando a dizer que todos os crimes da noite do Porto têm por detrás este senhor e a sua rede mafiosa…

    E mais a Sul temos hoje o senhor Bruno… cuidado com este senhor pode vir a mostrar-se pior que o do norte…

  4. Quando comecei a ler a notícia e vi que a “fonte” é o pasquim cm, não precisei de ler mais ! Quanto ao sol está, por algum motivo, em eclipse total…

    • É verdade… CM não é fonte “credível” (palavra usada pelo Presidente da República…). Tudo o que vem de lá, não interessa. Mas, de qualquer forma, ele (o JNPC) nunca será apanhado. Com jeitinho ainda pagamos uma indemnização por dano causados (como aconteceu da outra vez…). Sim, porque, quando o Estado é condenado a pagar algo… somos (todos) nós que nos chegamos á frente e não os juizes, investigadores, e afins que metem água (muitas das vezes propositadamente para “safar o pessoal”…).
      É uma perda de tempo e de dinheiro… que não temos!

  5. Todos podemos ter “gorilas” têm é de estar licenciados , o que implica (logicamente) passagem pelo registo, docs e entre esses docs o grande e verdadeiro REGISTO CRIMINAL .
    Ah pois é !

    • Mas porque carga de água tens de meter o Sócrates ao barulho? O que é que o homem tem a ver com isto? Já agora fala no Pai Natal, o Buda, Alá, o bicho da fruta, o raio que te par…
      Esta “gente” tem uma obsessão pelo Sócrates que eu não compreendo… Será amor?

RESPONDER

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …