Pinto da Costa arguido no caso que investiga crimes na noite do Porto

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, terá sido constituído arguido no âmbito da Operação Fénix, que investiga uma rede de segurança ilegal e de extorsão que dominava a noite do Porto.

Correio da Manhã avança que “Pinto da Costa responde por ‘gorilas’ ilegais” e que arrisca ir a julgamento no caso que envolve ainda o vice-presidente do FC Porto, Antero Henriques.

O diário assegura ainda que a segurança a Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, também está a ser investigada pela PSP de Lisboa.

A Operação Fénix tem no epicentro a empresa de segurança SPDE, de Eduardo Silva, que terá feito pessoalmente vários serviços de guarda-costas a Pinto da Costa, sem ter a devida licença para isso.

Eduardo Silva – conhecido na noite do Porto com o”Edu” ou “Maestro” – é visto pelos investigadores da operação como o líder de um grupo violento que se impôs entre os donos de discotecas e bares da Invicta recorrendo a ameaças, com vista a impor os seus serviços de segurança.

Em causa estão os crimes de associação criminosa, de segurança privada ilegal, de coacção, de extorsão e de ofensas à integridade física.

A SPDE é também a empresa responsável pela segurança no Estádio do Dragão.

Eduardo Silva, de 42 anos, é visto pelos investigadores como uma figura com “um poder sem precedentes”, fruto da “cada vez maior proximidade ao presidente do clube portista”, relata o Sol.

O semanário sublinha ainda a “cumplicidade” entre o segurança e Antero Henriques, frisando que este era “o principal interlocutor de ‘Edu’ no clube”.

Antero Henriques também foi constituído arguido no caso, depois de buscas à sua residência onde foram encontrados 70 mil euros em notas.

Os investigadores suspeitam que o vice-presidente do FC Porto, que é apontado como o provável sucessor de Pinto da Costa, encomendava à SPDE a vigilância de jogadores e de funcionários do clube e ainda a cobrança de dívidas e extorsões.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Estes do mundo do futebol são outros. É um mundo de MAFIA, e de TUDO o MAIS…
    é dinheiro fácil. Já é tempo e mais que tempo de se fazer justiça de controlar este tipo de gentalha.

  2. gorilas ?????,deixa-me rir
    quem são os que acompanham o sócrates,bruno carvalho,p.costa,
    luis f. vieira, a maior parte dos solicitadores,cobranças dificeis,e alguns ex governantes.

  3. Só agora… à 10 anos que ando a dizer que todos os crimes da noite do Porto têm por detrás este senhor e a sua rede mafiosa…

    E mais a Sul temos hoje o senhor Bruno… cuidado com este senhor pode vir a mostrar-se pior que o do norte…

  4. Quando comecei a ler a notícia e vi que a “fonte” é o pasquim cm, não precisei de ler mais ! Quanto ao sol está, por algum motivo, em eclipse total…

    • É verdade… CM não é fonte “credível” (palavra usada pelo Presidente da República…). Tudo o que vem de lá, não interessa. Mas, de qualquer forma, ele (o JNPC) nunca será apanhado. Com jeitinho ainda pagamos uma indemnização por dano causados (como aconteceu da outra vez…). Sim, porque, quando o Estado é condenado a pagar algo… somos (todos) nós que nos chegamos á frente e não os juizes, investigadores, e afins que metem água (muitas das vezes propositadamente para “safar o pessoal”…).
      É uma perda de tempo e de dinheiro… que não temos!

  5. Todos podemos ter “gorilas” têm é de estar licenciados , o que implica (logicamente) passagem pelo registo, docs e entre esses docs o grande e verdadeiro REGISTO CRIMINAL .
    Ah pois é !

    • Mas porque carga de água tens de meter o Sócrates ao barulho? O que é que o homem tem a ver com isto? Já agora fala no Pai Natal, o Buda, Alá, o bicho da fruta, o raio que te par…
      Esta “gente” tem uma obsessão pelo Sócrates que eu não compreendo… Será amor?

RESPONDER

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …