Vice de Pinto da Costa arguido em caso de segurança ilegal e crimes na noite

Estela Silva / Lusa

Antero Henrique (esq), vice-presidente do FC Porto, com Fernando Gomes, administrador da SAD portista.

O director-geral do FC Porto, Antero Henrique, foi constituído arguido no âmbito da investigação em torno de empresas de segurança e crimes de violência na noite do Porto. O número 2 de Pinto da Costa será suspeito de requisitar serviços de segurança ilegal, nomeadamente a jogadores portistas, com o objectivo de intimidação.

O processo que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) motivou a realização de 50 buscas, durante esta quinta-feira, em Lisboa, Porto, Amarante, Lamego, Braga, Vila Real e Lousada, que motivaram a detenção de 15 pessoas e a apreensão de “121 mil euros, 40 armas, 10 automóveis e munições de diversos calibres“, conforme adianta o Diário de Notícias.

No âmbito desta designada “Operação Fénix”, a casa de Antero Henrique foi também alvo de buscas, onde lhe foram apreendidos 70 mil euros em dinheiro, segundo noticia o Correio da Manhã.

A SAD portista também recebeu a visita das autoridades, conforme confirmou o próprio FC Porto em comunicado.

Antero Henrique será suspeito de “vigilância a craques do FC Porto“, segundo aponta o Correio da Manhã. O Record acrescenta que o “vice” portista é arguido por “suspeitas de ter requisitado serviços de segurança à SPDE, com o objectivo de intimidar outras pessoas”.

A SPDE é uma empresa de segurança “suspeita de dominar o mundo da noite no Porto“, de acordo com o Diário de Notícias, e que faz também a segurança nos jogos de futebol do FC Porto.

fcporto.pt

Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, com o treinador portista, Julen Lopetegui

Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, com o treinador portista, Julen Lopetegui

O “rei” da noite no Porto

Um dos 15 detidos no âmbito da investigação é o director e dono da SPDE, Eduardo Silva, elemento que já esteve envolvido em outros processos e que, conforme nota o Correio da Manhã, foi “baleado na cabeça na altura em que foi investigada a ‘Noite Branca‘”. Ele é “uma espécie de “rei” da noite do Porto no ramo da segurança privada“, aponta o Diário de Notícias.

Eduardo Silva foi visto, por diversas vezes, a supervisionar pessoalmente a segurança de Pinto da Costa e chegou a estar envolvido num incidente com um comissário da PSP no Estádio do Dragão.

Detido foi também o ex-agente da PSP Jorge Couto, que foi expulso daquela força da autoridade e que é primo de Bruno Pidá, o líder do Gangue da Ribeira do Porto.

A Procuradoria-Geral da República anunciou entretanto que a investigação se centra em torno de “actividades ilícitas no âmbito de empresa de segurança privada em estabelecimentos de diversão nocturna, susceptíveis de integrar a prática de crimes de associação criminosa, de exercício ilícito da actividade de segurança privada, de detenção de arma proibida, de extorsão agravada, de coacção, de ofensas à integridade física qualificada e de favorecimento pessoal”.

A PSP, por seu lado, nota que o caso se centra num “grupo violento que operava numa considerável faixa do território nacional“, conforme cita o Diário de Notícias.

Os 15 detidos vão ser ouvidos nesta sexta-feira pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

        • Um talhante desobrigado e que desmembre uma manada em menos de 12 meses, isso será ter uma grande “pedalada”.

          Um “pensante” obrigado e vergado ao peso da caixa dos pirolitos isso sim requer “uma” de 2 pedaleiras para mãos e pés e quando fora delas nem descolam do solo que pisam tal o peso que lhes cai nos ombros. Outro sim, é uma cabeçorra, não é é de grande “pedalada” com certeza!

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …