O ‘Pink Star’, um diamante rosa de 59,6 quilates, foi esta quarta feira vendido em leilão, em Genebra, por 55.1 milhões de euros, tornando-se no mais caro diamante alguma vez leiloado, revelou a Sotheby’s.
O comprador terá que desembolsar um total de 62,3 milhões de euros, por causa de impostos e comissões do leilão.
A pedra preciosa, de forma oval, com cerca de 12 gramas e uma coloração rosa intensa, foi o centro das atenções no leilão de outono da Sotheby’s, no qual estiveram presentes cerca de 250 licitadores.
O leilão do diamante durou 5 minutos, num despique entre potenciais compradores, por telefone e na sala, onde se encontrava o futuro proprietário da pedra preciosa.
Considerado como perfeito por ter a classificação mais elevada nos graus cromáticos dos diamantes (fancy vivid pink, categoria 5), o “Pink Star” foi arrematado por mais 10.4 milhões de euros que o valor base de licitação, 44.7 milhões de euros.
O ‘Pink Star’ bateu o record do ‘Graff Pink’, leiloado em 2010 por 34 milhões de euros.
Na terça-feira, num leilão da Christie’s, também em Genebra, foi vendido o maior diamante laranja do mundo, de 14,82 quilates, por 26,4 milhões de euros. No mesmo dia, um tríptico de Francis Bacon tornou-se a obra de arte mais cara de sempre, ao ser leiloado por 142 milhões de euros.
Para o mercado da arte e das pedras preciosas, que parece estar a passar ao lado da crise, os dias são cor-de-rosa.
AJB, ZAP / Lusa