Piloto de avião russo abatido em 1987 no Afeganistão encontrado vivo

Wikimedia

O piloto soviético terá sido abatido pelos mujahedeen em 1987

Um piloto soviético cujo avião foi derrubado durante a intervenção das tropas da antiga União Soviética no Afeganistão foi encontrado vivo e quer voltar a seu país natal, informou um general russo esta sexta-feira.

“Um piloto russo, cuja aeronave foi abatida na década de 1980 sobre o Afeganistão, acaba de ser encontrado. Está vivo. É incrível“, afirmou o general Valeri Vostrotin, da União de Paraquedistas russos, citado pela agência de notícias Ria Novosti. “Agora, necessita de ajuda”, acrescentou o militar.

O avião foi abatido em 1987, durante o conflito que entre 1979 e 1989 opõs as forças russas à resistência afegã. “Deve ter pelo menos 60 anos e talvez esteja no Paquistão, país em que foram instalados todos os campos de prisioneiros soviéticos”, disse à agência uma outra fonte, sob anonimato.

Quando as tropas do Exército Vermelho deixaram o Afeganistão, em 1989, 125 aviões russos foram abatidos, e cerca de 300 soldados foram dados como desaparecidos. Cerca de 30 destes soldados reapareceram entretanto, graças a esforços das famílias e de ex-combatentes soviéticos para os encontrar. A maior parte regressou ao país de origem.

O piloto, cujo nome não foi revelado, “quer voltar ao seu país natal”, adiantou Viatsheslav Kalinin, responsável de uma organização de ex-combatentes russos, citado pela Ria Novosti, segundo o qual decorrem negociações com diplomatas afegãos para confirmar a identidade do piloto e tratar do seu regresso.

Segundo o diário russo Kommersant, Sergei Panteliuk, piloto soviético da região de Rostov, dado como desaparecido em 1987, poderá ser o homem agora encontrado. “É surpreendente que ele ainda esteja vivo, depois de o seu avião ter sido abatido pelos mujahedeens“, disse Kalinin.

Desconhecem-se para já as razões pelas quais o piloto desaparecido não deu sinal de vida. “É surpreendente o piloto ter sobrevivido, mas não termos recebido informações todo este tempo também o é”, disse Valeri Vostrotin.

Stuart Brown / Wikimedia

125 aeronaves soviéticas foram abatidas pelos mujahedeen durante a invasão do Afeganistão

Segundo a agência AFP, este não é o primeiro caso de um combatente soviético desaparecido durante a invasão do Afeganistão que é encontrado algumas décadas mais tarde.

Em março, segundo o jornal on-line russo Golbis, Igor Bilokurov, soldado soviético de origem ucraniana feito prisioneiro pelos afegãos em 1988, foi encontrado por acaso, no norte do Afeganistão, por uma expedição científica ucraniana.

Alguns anos antes, em 2013, também o soldado uzbeque Bakhretdin Kakimov foi encontrado vivo no Afeganistão. Segundo o jornal russo Argumenty i Fakty, o piloto, que tinha sido gravemente ferido em 1980, foi salvo por civis afegãos e permaneceu no país, onde mudou de nome.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …