Pilhas inventadas em Singapura carregam em 2 minutos e duram 20 anos

DR NTU

Chen Xiaodong, investigador da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, com as suaspilhas na mão direita e a estação de testes de carga à esquerda.

Chen Xiaodong, investigador da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, com as suaspilhas na mão direita e a estação de testes de carga à esquerda.

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveram uma bateria inovadora, que chega aos 70% de carga em apenas dois minutos.

Estas baterias de nova geração têm também uma longa duração, sendo estimado que o seu tempo de vida seja de mais de 20 anos, ou seja, dez vezes mais do que as actuais baterias de ião de lítio.

Testes de laboratório mostraram também que estas pilhas podem ser carregadas até 10.000 vezes.

Chen Xiaodong, um dos membros da equipa da NTU responsável pelo desenvolvimento da nova bateria, afirma que “esta invenção influenciará muitas indústrias, especialmente na produção de veículos eléctricos, onde a duração da bateria e sua vida útil limitada são especialmente importantes para os consumidores”.

Segundo o cientista, citado pelo The Strait Times, “um veículo eléctrico equipado com uma destas baterias vai poder ser carregado em apenas 5 minutos – mais ou menos o mesmo tempo que leva a encher um depósito de combustível”.

A inovação representa igualmente um avanço tecnológico na electrónica de consumo, com previsíveis benefícios de usabilidade de aparelhos como portáteis, smartphones, e câmaras fotográficas.

Espera-se que o novo tipo de bateria, cujo preço se estima que seja semelhante ao das actuais baterias, apareça no mercado dentro de dois anos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já passaram 3 anos desde a publicação desta notícia. O que foi feito desta investigação? Já existem baterias destas no mercado?

RESPONDER

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …

Lei da Nacionalidade. PS deixa cair artigos que motivaram veto de Marcelo

A vice-presidente da bancada socialista Constança Urbano de Sousa disse à agência Lusa que o PS vai "atender plenamente" às objeções que estiveram na origem do veto do Presidente da República à revisão da Lei …

Promulgada lei que prolonga proteção de arrendatários até 31 de dezembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quinta-feira o diploma do Parlamento que prolonga a proteção de arrendatários até 31 de dezembro, por considerar que neste período "é necessária uma especial proteção …

Nuno Melo lança petição para retirar “o que é político” da disciplina de Cidadania

O eurodeputado centrista Nuno Melo lançou uma petição pública que pede a revisão dos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou o seu caráter opcional, numa tentativa de “expurgar” da disciplina “o que é …