Pilar Abel alegou ser filha de Salvador Dalí. Agora, vai ter de pagar pela exumação dos seus restos mortais

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Uma saga de cinco anos durante a qual Pilar Abel que dizia filha de Salvador Dalí terminou esta semana, quando um tribunal de Madrid decidiu que não só não eram parentes, como também que a mulher tem de pagar pela exumação do corpo do artista.

Pilar Abel, uma vidente e leitora de cartas de tarot de Girona, em Espanha, entrou com uma ação de paternidade em 2015 contra a Fundação Gala-Dalí, que controla o património do falecido artista. Abel afirmava que a sua mãe, que trabalhava em Cadaqués, onde a família de Dalí tinha uma residência, teve um caso com o artista resultou no seu nascimento.

Abel afirmou que o caso foi corroborado pela avó, que supostamente lhe disse: “Eu amo-te muito, mas sei que não és filha do meu filho. Além do mais, eu sei quem é o teu pai – é Salvador Dalí”.

Em 2017, um tribunal espanhol autorizou Abel a extrair amostras de cabelo, unhas e ossos do cadáver de Dalí. Em dois meses, foi revelado que Dalí não era o pai da mulher.

Sem se deixar abater pelos resultados do teste de ADN, Abel interpôs um recurso que questionava a forma como os restos mortais de Dalí foram tratados durante o teste.

Em entrevistas à imprensa espanhola, Abel disse que não se arrepende do resultado do teste, exceto que desacredita as alegações da sua mãe e avó. Eembora Dalí fosse um pintor famoso, “tinha uma vida própria que ninguém controlava”.

No entanto, de acordo com o All That’s Interesting, este mês, o tribunal de Madrid considerou que as alegações de Abel não tinham fundamento e decidiu que agora a mulher é responsável pelo custo de exumar a artista. O tribunal não citou uma quantia específica em dinheiro, mas relatórios anteriores estimaram o custo da exumação em cerca de sete mil euros.

Após a decisão do tribunal, o património do artista apresentou a seguinte declaração: “A Fundação Dalí deseja expressar a sua satisfação pelo facto de a memória de Salvador Dalí ter sido honrada. A decisão do tribunal encerra este triste episódio, que levou à exumação dos restos mortais de Salvador Dalí em julho de 2017″.

Após a sua morte em 1989, o artista foi enterrado numa cripta sob um museu que projetou na sua cidade natal, Figueres, na região catalã da Espanha. A exumação dos seus restos mortais envolveu a remoção de uma laje de 1,5 toneladas que cobria o seu túmulo. Curiosamente, o bigode distinto do artista permanecia intacto.

Salvador Dalí foi considerado um dos artistas mais excêntricos da sua época. A sua popularidade foi em grande parte devido ao seu talento requintado, mas também por causa da sua personalidade extravagante. A arte de Dalí foi fortemente influenciada pelo seu complicado relacionamento com o sexo. O artista discutia abertamente o seu desgosto pela anatomia sexual das mulheres e havia boatos de que era homossexual.

É em parte por causa das visões amplamente conhecidas de Dalí sobre a sexualidade que foram lançadas dúvidas sobre as alegações de Abel de que era sua filha.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …