Pilar Abel alegou ser filha de Salvador Dalí. Agora, vai ter de pagar pela exumação dos seus restos mortais

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Uma saga de cinco anos durante a qual Pilar Abel que dizia filha de Salvador Dalí terminou esta semana, quando um tribunal de Madrid decidiu que não só não eram parentes, como também que a mulher tem de pagar pela exumação do corpo do artista.

Pilar Abel, uma vidente e leitora de cartas de tarot de Girona, em Espanha, entrou com uma ação de paternidade em 2015 contra a Fundação Gala-Dalí, que controla o património do falecido artista. Abel afirmava que a sua mãe, que trabalhava em Cadaqués, onde a família de Dalí tinha uma residência, teve um caso com o artista resultou no seu nascimento.

Abel afirmou que o caso foi corroborado pela avó, que supostamente lhe disse: “Eu amo-te muito, mas sei que não és filha do meu filho. Além do mais, eu sei quem é o teu pai – é Salvador Dalí”.

Em 2017, um tribunal espanhol autorizou Abel a extrair amostras de cabelo, unhas e ossos do cadáver de Dalí. Em dois meses, foi revelado que Dalí não era o pai da mulher.

Sem se deixar abater pelos resultados do teste de ADN, Abel interpôs um recurso que questionava a forma como os restos mortais de Dalí foram tratados durante o teste.

Em entrevistas à imprensa espanhola, Abel disse que não se arrepende do resultado do teste, exceto que desacredita as alegações da sua mãe e avó. Eembora Dalí fosse um pintor famoso, “tinha uma vida própria que ninguém controlava”.

No entanto, de acordo com o All That’s Interesting, este mês, o tribunal de Madrid considerou que as alegações de Abel não tinham fundamento e decidiu que agora a mulher é responsável pelo custo de exumar a artista. O tribunal não citou uma quantia específica em dinheiro, mas relatórios anteriores estimaram o custo da exumação em cerca de sete mil euros.

Após a decisão do tribunal, o património do artista apresentou a seguinte declaração: “A Fundação Dalí deseja expressar a sua satisfação pelo facto de a memória de Salvador Dalí ter sido honrada. A decisão do tribunal encerra este triste episódio, que levou à exumação dos restos mortais de Salvador Dalí em julho de 2017″.

Após a sua morte em 1989, o artista foi enterrado numa cripta sob um museu que projetou na sua cidade natal, Figueres, na região catalã da Espanha. A exumação dos seus restos mortais envolveu a remoção de uma laje de 1,5 toneladas que cobria o seu túmulo. Curiosamente, o bigode distinto do artista permanecia intacto.

Salvador Dalí foi considerado um dos artistas mais excêntricos da sua época. A sua popularidade foi em grande parte devido ao seu talento requintado, mas também por causa da sua personalidade extravagante. A arte de Dalí foi fortemente influenciada pelo seu complicado relacionamento com o sexo. O artista discutia abertamente o seu desgosto pela anatomia sexual das mulheres e havia boatos de que era homossexual.

É em parte por causa das visões amplamente conhecidas de Dalí sobre a sexualidade que foram lançadas dúvidas sobre as alegações de Abel de que era sua filha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …