Pilar Abel alegou ser filha de Salvador Dalí. Agora, vai ter de pagar pela exumação dos seus restos mortais

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Uma saga de cinco anos durante a qual Pilar Abel que dizia filha de Salvador Dalí terminou esta semana, quando um tribunal de Madrid decidiu que não só não eram parentes, como também que a mulher tem de pagar pela exumação do corpo do artista.

Pilar Abel, uma vidente e leitora de cartas de tarot de Girona, em Espanha, entrou com uma ação de paternidade em 2015 contra a Fundação Gala-Dalí, que controla o património do falecido artista. Abel afirmava que a sua mãe, que trabalhava em Cadaqués, onde a família de Dalí tinha uma residência, teve um caso com o artista resultou no seu nascimento.

Abel afirmou que o caso foi corroborado pela avó, que supostamente lhe disse: “Eu amo-te muito, mas sei que não és filha do meu filho. Além do mais, eu sei quem é o teu pai – é Salvador Dalí”.

Em 2017, um tribunal espanhol autorizou Abel a extrair amostras de cabelo, unhas e ossos do cadáver de Dalí. Em dois meses, foi revelado que Dalí não era o pai da mulher.

Sem se deixar abater pelos resultados do teste de ADN, Abel interpôs um recurso que questionava a forma como os restos mortais de Dalí foram tratados durante o teste.

Em entrevistas à imprensa espanhola, Abel disse que não se arrepende do resultado do teste, exceto que desacredita as alegações da sua mãe e avó. Eembora Dalí fosse um pintor famoso, “tinha uma vida própria que ninguém controlava”.

No entanto, de acordo com o All That’s Interesting, este mês, o tribunal de Madrid considerou que as alegações de Abel não tinham fundamento e decidiu que agora a mulher é responsável pelo custo de exumar a artista. O tribunal não citou uma quantia específica em dinheiro, mas relatórios anteriores estimaram o custo da exumação em cerca de sete mil euros.

Após a decisão do tribunal, o património do artista apresentou a seguinte declaração: “A Fundação Dalí deseja expressar a sua satisfação pelo facto de a memória de Salvador Dalí ter sido honrada. A decisão do tribunal encerra este triste episódio, que levou à exumação dos restos mortais de Salvador Dalí em julho de 2017″.

Após a sua morte em 1989, o artista foi enterrado numa cripta sob um museu que projetou na sua cidade natal, Figueres, na região catalã da Espanha. A exumação dos seus restos mortais envolveu a remoção de uma laje de 1,5 toneladas que cobria o seu túmulo. Curiosamente, o bigode distinto do artista permanecia intacto.

Salvador Dalí foi considerado um dos artistas mais excêntricos da sua época. A sua popularidade foi em grande parte devido ao seu talento requintado, mas também por causa da sua personalidade extravagante. A arte de Dalí foi fortemente influenciada pelo seu complicado relacionamento com o sexo. O artista discutia abertamente o seu desgosto pela anatomia sexual das mulheres e havia boatos de que era homossexual.

É em parte por causa das visões amplamente conhecidas de Dalí sobre a sexualidade que foram lançadas dúvidas sobre as alegações de Abel de que era sua filha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …