Pilar Abel alegou ser filha de Salvador Dalí. Agora, vai ter de pagar pela exumação dos seus restos mortais

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Uma saga de cinco anos durante a qual Pilar Abel que dizia filha de Salvador Dalí terminou esta semana, quando um tribunal de Madrid decidiu que não só não eram parentes, como também que a mulher tem de pagar pela exumação do corpo do artista.

Pilar Abel, uma vidente e leitora de cartas de tarot de Girona, em Espanha, entrou com uma ação de paternidade em 2015 contra a Fundação Gala-Dalí, que controla o património do falecido artista. Abel afirmava que a sua mãe, que trabalhava em Cadaqués, onde a família de Dalí tinha uma residência, teve um caso com o artista resultou no seu nascimento.

Abel afirmou que o caso foi corroborado pela avó, que supostamente lhe disse: “Eu amo-te muito, mas sei que não és filha do meu filho. Além do mais, eu sei quem é o teu pai – é Salvador Dalí”.

Em 2017, um tribunal espanhol autorizou Abel a extrair amostras de cabelo, unhas e ossos do cadáver de Dalí. Em dois meses, foi revelado que Dalí não era o pai da mulher.

Sem se deixar abater pelos resultados do teste de ADN, Abel interpôs um recurso que questionava a forma como os restos mortais de Dalí foram tratados durante o teste.

Em entrevistas à imprensa espanhola, Abel disse que não se arrepende do resultado do teste, exceto que desacredita as alegações da sua mãe e avó. Eembora Dalí fosse um pintor famoso, “tinha uma vida própria que ninguém controlava”.

No entanto, de acordo com o All That’s Interesting, este mês, o tribunal de Madrid considerou que as alegações de Abel não tinham fundamento e decidiu que agora a mulher é responsável pelo custo de exumar a artista. O tribunal não citou uma quantia específica em dinheiro, mas relatórios anteriores estimaram o custo da exumação em cerca de sete mil euros.

Após a decisão do tribunal, o património do artista apresentou a seguinte declaração: “A Fundação Dalí deseja expressar a sua satisfação pelo facto de a memória de Salvador Dalí ter sido honrada. A decisão do tribunal encerra este triste episódio, que levou à exumação dos restos mortais de Salvador Dalí em julho de 2017″.

Após a sua morte em 1989, o artista foi enterrado numa cripta sob um museu que projetou na sua cidade natal, Figueres, na região catalã da Espanha. A exumação dos seus restos mortais envolveu a remoção de uma laje de 1,5 toneladas que cobria o seu túmulo. Curiosamente, o bigode distinto do artista permanecia intacto.

Salvador Dalí foi considerado um dos artistas mais excêntricos da sua época. A sua popularidade foi em grande parte devido ao seu talento requintado, mas também por causa da sua personalidade extravagante. A arte de Dalí foi fortemente influenciada pelo seu complicado relacionamento com o sexo. O artista discutia abertamente o seu desgosto pela anatomia sexual das mulheres e havia boatos de que era homossexual.

É em parte por causa das visões amplamente conhecidas de Dalí sobre a sexualidade que foram lançadas dúvidas sobre as alegações de Abel de que era sua filha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …