Pilar Abel alegou ser filha de Salvador Dalí. Agora, vai ter de pagar pela exumação dos seus restos mortais

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Uma saga de cinco anos durante a qual Pilar Abel que dizia filha de Salvador Dalí terminou esta semana, quando um tribunal de Madrid decidiu que não só não eram parentes, como também que a mulher tem de pagar pela exumação do corpo do artista.

Pilar Abel, uma vidente e leitora de cartas de tarot de Girona, em Espanha, entrou com uma ação de paternidade em 2015 contra a Fundação Gala-Dalí, que controla o património do falecido artista. Abel afirmava que a sua mãe, que trabalhava em Cadaqués, onde a família de Dalí tinha uma residência, teve um caso com o artista resultou no seu nascimento.

Abel afirmou que o caso foi corroborado pela avó, que supostamente lhe disse: “Eu amo-te muito, mas sei que não és filha do meu filho. Além do mais, eu sei quem é o teu pai – é Salvador Dalí”.

Em 2017, um tribunal espanhol autorizou Abel a extrair amostras de cabelo, unhas e ossos do cadáver de Dalí. Em dois meses, foi revelado que Dalí não era o pai da mulher.

Sem se deixar abater pelos resultados do teste de ADN, Abel interpôs um recurso que questionava a forma como os restos mortais de Dalí foram tratados durante o teste.

Em entrevistas à imprensa espanhola, Abel disse que não se arrepende do resultado do teste, exceto que desacredita as alegações da sua mãe e avó. Eembora Dalí fosse um pintor famoso, “tinha uma vida própria que ninguém controlava”.

No entanto, de acordo com o All That’s Interesting, este mês, o tribunal de Madrid considerou que as alegações de Abel não tinham fundamento e decidiu que agora a mulher é responsável pelo custo de exumar a artista. O tribunal não citou uma quantia específica em dinheiro, mas relatórios anteriores estimaram o custo da exumação em cerca de sete mil euros.

Após a decisão do tribunal, o património do artista apresentou a seguinte declaração: “A Fundação Dalí deseja expressar a sua satisfação pelo facto de a memória de Salvador Dalí ter sido honrada. A decisão do tribunal encerra este triste episódio, que levou à exumação dos restos mortais de Salvador Dalí em julho de 2017″.

Após a sua morte em 1989, o artista foi enterrado numa cripta sob um museu que projetou na sua cidade natal, Figueres, na região catalã da Espanha. A exumação dos seus restos mortais envolveu a remoção de uma laje de 1,5 toneladas que cobria o seu túmulo. Curiosamente, o bigode distinto do artista permanecia intacto.

Salvador Dalí foi considerado um dos artistas mais excêntricos da sua época. A sua popularidade foi em grande parte devido ao seu talento requintado, mas também por causa da sua personalidade extravagante. A arte de Dalí foi fortemente influenciada pelo seu complicado relacionamento com o sexo. O artista discutia abertamente o seu desgosto pela anatomia sexual das mulheres e havia boatos de que era homossexual.

É em parte por causa das visões amplamente conhecidas de Dalí sobre a sexualidade que foram lançadas dúvidas sobre as alegações de Abel de que era sua filha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.