Picos de acesso e falhas complicam entrega do IRS

European Parliament / Flickr

A entrega do IRS, através do sistema informático da Autoridade Tributária, está a revelar-se complicada, nas primeiras horas desde o início do prazo para a declaração de rendimentos de 2017 dos contribuintes portugueses. E as falhas informáticas podem prolongar-se até meio de Abril.

Estão em causa “falhas intermitentes” que resultam do “acesso massivo ao portal” das Finanças e que têm deixado o serviço “em baixo” durante alguns momentos, conforme assume uma fonte do Ministério das Finanças ao Observador.

Desde o arranque do prazo de entrega do IRS, no dia 1 de Abril, já mais de 260 mil contribuintes entregaram as suas declarações, segundo dados avançados pela Lusa. Esta pressa em entregar o IRS estará a interferir com o sistema informático, segundo a versão do Governo.

“É sempre normal que, havendo picos de procura o sistema possa falhar“, referiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em conferência de imprensa.

“É normal que isso aconteça e o que temos de garantir é que ao longo dos 60 dias os contribuintes possam cumprir as suas obrigações sem nenhum transtorno de maior”, acrescentou o governante.

Mas a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, salienta no Jornal Económico que podem estar em causa “problemas estruturantes” que são típicos das aplicações informáticas nos primeiros dias de implementação.

Assim, perante possíveis bugs” no sistema das Finanças, a bastonária refere que “os contabilistas certificados, de forma diligente e profissional, por vezes, aconselham que os contribuintes esperem 1 a 2 semanas para entregarem o IRS”.

Desta forma, Paula Franco nota que é provável que a aplicação das Finanças só esteja estabilizada e a funcionar de forma mais aperfeiçoada pelo dia 15 de Abril.

A data para entrega do IRS prolonga-se de 1 de Abril até 31 de Maio, para todas as categorias de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. oh é perfeitamente normal…
    Nenhum sistema está preparado para um acesso massivo, os recursos são decididos para uma utilização media de X visitantes.
    Por exemplo, se todos nós pegarmos no telemóvel ao mesmo tempo para fazer uma chamada, não há rede para todos, porque o dimensionamento dos recursos é feito para um cenário normal…
    Aqui a questão é exactamente a mesma, como há um fluxo maior de acessos, não há recursos disponíveis para todos poderem utilizar.
    O que poderia ser feito (e não sei se não foi), era um reforço dos recursos do site, apenas nesta altura, de modo a comportar este fluxo maior de acessos.

    • Mais uma vez mais este desgoverno demonstrou que toma decisões sem medir as consequências das mesmas e sem ter o mínimo conhecimento da realidade do país. Só assim pode ficar surpreendido com o que aconteceu. Então o governo não sabia que o anúncio do pagamento antecipado dos reembolsos do IRS iria provocar a corrida ao sistema?!! Em que mundo vive este desgoverno? Ah já sei… como para o atual desgoverno o país está às mil maravilhas, nunca pensaram que o povo estaria a morrer à fome e necessitado do dinheiro! Corram daqui com estes desgraçados que a única coisa que têm feito é aumentar ainda mais os impostos do que o passos e os amigos.

      • Não deves viver no mesmo país que eu com certeza…
        Em primeiro lugar este governo não aumentou mais impostos, antes pelo contrário. Se falas da carga fiscal que aumentou então devias saber que esse indicador refere-se à receita dos impostos que aumentou, a receita aumentou! Não foram os impostos que aumentaram, o que é bem diferente!
        Em segundo lugar, toda a gente independente de precisar com urgência do dinheiro, ou não, prefere receber o mais cedo possível.
        A mim não me faz especial falta, mas resolvi meter o IRS ontem.
        Logo não é sinal nenhum de que as pessoas estão aflitas com dinheiro e com isso correram a submeter o IRS para receberem o reembolso mais depressa… Cada caso é um caso e não faz disso padrão!
        Sugiro que tires essas palas que só te permitem ver em frente!
        Olha que passas a ter mais amplitude de visão, sei que para ti pode ser um problema, mas para os outros é melhor!
        isto é só rir, é com cada energumeno que por aqui passa…

  2. Já agora, façam como eu, pelas 01:00 não senti problema algum…
    É uma questão de evitar as horas de maior fluxo!

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …