Picos de acesso e falhas complicam entrega do IRS

European Parliament / Flickr

A entrega do IRS, através do sistema informático da Autoridade Tributária, está a revelar-se complicada, nas primeiras horas desde o início do prazo para a declaração de rendimentos de 2017 dos contribuintes portugueses. E as falhas informáticas podem prolongar-se até meio de Abril.

Estão em causa “falhas intermitentes” que resultam do “acesso massivo ao portal” das Finanças e que têm deixado o serviço “em baixo” durante alguns momentos, conforme assume uma fonte do Ministério das Finanças ao Observador.

Desde o arranque do prazo de entrega do IRS, no dia 1 de Abril, já mais de 260 mil contribuintes entregaram as suas declarações, segundo dados avançados pela Lusa. Esta pressa em entregar o IRS estará a interferir com o sistema informático, segundo a versão do Governo.

“É sempre normal que, havendo picos de procura o sistema possa falhar“, referiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em conferência de imprensa.

“É normal que isso aconteça e o que temos de garantir é que ao longo dos 60 dias os contribuintes possam cumprir as suas obrigações sem nenhum transtorno de maior”, acrescentou o governante.

Mas a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, salienta no Jornal Económico que podem estar em causa “problemas estruturantes” que são típicos das aplicações informáticas nos primeiros dias de implementação.

Assim, perante possíveis bugs” no sistema das Finanças, a bastonária refere que “os contabilistas certificados, de forma diligente e profissional, por vezes, aconselham que os contribuintes esperem 1 a 2 semanas para entregarem o IRS”.

Desta forma, Paula Franco nota que é provável que a aplicação das Finanças só esteja estabilizada e a funcionar de forma mais aperfeiçoada pelo dia 15 de Abril.

A data para entrega do IRS prolonga-se de 1 de Abril até 31 de Maio, para todas as categorias de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. oh é perfeitamente normal…
    Nenhum sistema está preparado para um acesso massivo, os recursos são decididos para uma utilização media de X visitantes.
    Por exemplo, se todos nós pegarmos no telemóvel ao mesmo tempo para fazer uma chamada, não há rede para todos, porque o dimensionamento dos recursos é feito para um cenário normal…
    Aqui a questão é exactamente a mesma, como há um fluxo maior de acessos, não há recursos disponíveis para todos poderem utilizar.
    O que poderia ser feito (e não sei se não foi), era um reforço dos recursos do site, apenas nesta altura, de modo a comportar este fluxo maior de acessos.

    • Mais uma vez mais este desgoverno demonstrou que toma decisões sem medir as consequências das mesmas e sem ter o mínimo conhecimento da realidade do país. Só assim pode ficar surpreendido com o que aconteceu. Então o governo não sabia que o anúncio do pagamento antecipado dos reembolsos do IRS iria provocar a corrida ao sistema?!! Em que mundo vive este desgoverno? Ah já sei… como para o atual desgoverno o país está às mil maravilhas, nunca pensaram que o povo estaria a morrer à fome e necessitado do dinheiro! Corram daqui com estes desgraçados que a única coisa que têm feito é aumentar ainda mais os impostos do que o passos e os amigos.

      • Não deves viver no mesmo país que eu com certeza…
        Em primeiro lugar este governo não aumentou mais impostos, antes pelo contrário. Se falas da carga fiscal que aumentou então devias saber que esse indicador refere-se à receita dos impostos que aumentou, a receita aumentou! Não foram os impostos que aumentaram, o que é bem diferente!
        Em segundo lugar, toda a gente independente de precisar com urgência do dinheiro, ou não, prefere receber o mais cedo possível.
        A mim não me faz especial falta, mas resolvi meter o IRS ontem.
        Logo não é sinal nenhum de que as pessoas estão aflitas com dinheiro e com isso correram a submeter o IRS para receberem o reembolso mais depressa… Cada caso é um caso e não faz disso padrão!
        Sugiro que tires essas palas que só te permitem ver em frente!
        Olha que passas a ter mais amplitude de visão, sei que para ti pode ser um problema, mas para os outros é melhor!
        isto é só rir, é com cada energumeno que por aqui passa…

  2. Já agora, façam como eu, pelas 01:00 não senti problema algum…
    É uma questão de evitar as horas de maior fluxo!

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …